MENU

4 de novembro de 2012 - 13:25Análises, Automobilismo

Só pode haver um

Se há uma forma de exemplificar rapidamente o conceito de injustiça na Fórmula 1, atualmente é imaginar que, entre Fernando Alonso e Sebastian Vettel, um deles terminará a temporada de 2012 chupando o dedo, sem a coroa de campeão mundial.

Em um campeonato formado em 20 atos, ambos foram geniais em diversos momentos. Um foi grandioso ao conseguir se manter sempre entre os primeiros, subindo ao pódio com frequência e ganhando três corridas, mesmo sem dispor de um grande carro. O outro, mais bem servido de recursos técnicos, deu alguns shows de pilotagem, tendo sido o ápice o GP de Abu Dhabi, no qual largou dos boxes, em último, para terminar no pódio e até com condições de vencer.

Alonso merece ser tricampeão, mas Vettel também. E aí, #comofas?

Não se faz. O destino se encarregará de ser justo a um e injusto a outro. Da forma como o campeonato se apresenta a duas corridas do fim, a sorte sorri para o alemão da Red Bull. O momento da equipe é melhor, as quatro vitórias nas últimas cinco corridas falam por si, e ainda lidera o campeonato com uma folga de 10 pontos, com 50 a disputar.

Mais irônico ainda é imaginar que um abandono pode definir o campeonato. A diferença é tão pequena que talvez não seja a vitória de um ou de outro que vá destinar o troféu a alguém. O importante, para as duas corridas finais, é chegar ao pódio, somar pontos. E se alguém falhar, a sorte estará definida. Em resumo: quem quebrar ou bater, perde a taça.

E é isso que dá algum alento a Alonso. Por mais que a Red Bull seja um carro mais veloz que a Ferrari, tem problemas de durabilidade. Vettel já sofreu duas quebras nesta temporada (uma delas enquanto liderava) e já não possui mais motores novos para utilizar. Além do mais, há fatores externos (que também atendem pelos nomes de Maldonado e Grosjean) que podem destruir a corrida alheia com alguma facilidade. Mas, claro, é um risco comum aos dois.

Só um pode ser campeão, o que é uma pena. Por outro lado, não há dúvidas de que a coroa de tricampeão cairá muito bem em qualquer um dos dois. A F1 está muito bem servida de talentos. Aproveitemos este momento histórico, pois.

Comentários do Facebook

comentários

29 comentários

  1. luis oliveira disse:

    Com certeza Vettel é um otimo piloto, mas o motivo que ele não leva tanta fama quanto Alonso é de simplesmete ter o melhor carro!!! Alonso teve apenas um carro confiavel e só, sempre teve regularidade em todas as corridas dando o melhor de si, e sempre foi assim sempre deu trabalho para os adversarios sem ter o melhor carro e prova disso é a decisão em interlagos sem ter carro ao nivel de red bul ele esta la marcando presença na decisão e é por isso que tem mais nome que Vettel, alonso é o melhor piloto da atualidade é melhor que schumacher a leguas d distancia pois schumi sempre teve o melhor carro.
    Quem acompanhou quando alonso foi campeão e bi, viu que ele aproveitou quando o carro era melhor e no meio do campeonato schumi com a ferrari vinham mais fortes mas ele sabia administrar com talento. Nõ é atoa que admiro ele. Simplesmente por desbancar Schumi e toda a ferrari. Vettel largou dos boxes e conseguiu um podio lindo mas não devemos esquecer que ele tem o melhor carro do grid e ainda contou com a entrada de 2 seft car, ou seja não é tão dificil assim também, prova disso era a ferrari que fazia isso direto quando tinha o melhor carro com barrichelo e schumi.

  2. Segafredo Zanetti disse:

    Vettel cumpre bem seu papel, mas……a forma como Alonso se mantém na disputa realmente impressiona. Bom se o campeonato terminar com Vettel campeão; melhor ainda se o (tri)campeão for Alonso!!

  3. roberto disse:

    gosto tanto do vettel quanto do alonso,se por ventura sebastian vettel ser campeao vou ficar muito feliz,porque o estilo de pilotagem lembra do nosso campeao ayrton senna.

  4. Cassio disse:

    Alonso já deveria ser Tetracampeao do mundo ( 2007 e 2010). Notem que o gênio Alonso, NUNCA teve o melhor carro em nenhum dos 2 titulos mundiais. ( Em 2005 era a McLaren e 2006 a Ferrari). Não lembro de nenhum outro Bi-Campeão assim. Por isso, para mim está entre os 3 melhores da história.

  5. guilherme disse:

    SO PRA SER MALDOSO COM VC . NO SEU ULTIMO POST VC TINHA ESCRITO VETTEL VOLTOU E ALONSO AGRADECE . O TEMPO NOS DIZ QUE FOI A MAIOR BESTEIRA QUE VC ESCREVEU NO ANO . KKK

  6. Rodrigo Balbino disse:

    Capelli, o Räikkonën venceu com a Lotus…mas essa Lotus tem o espólio do trio Toleman/Benetton/Renault, certo? Portanto, outra Lotus.

  7. Jose Gruber disse:

    Venho acompanhando F1 desde os anos 80 , vi pilotos fora de série , Piquet, Senna , Prost, Nigel Mansel , Shummi , enfim , tenho observado que os carros evoluiram e muito,A midia coloca o Piloto Alonso , como o fora de série , Observem desde 2006 , que não ganha nem um titulo sequer , e de repente surge um Alemãozinho chamado Vettel . Sua primeira corrida , primeiro ponto , chegando em sexto lugar. Agora pergunto ,você que é um especialista em F1 – Porque a midia não o considera . 0 que ele teria a mais que provar . Ou é porque ele não é do time da Ferrari. UM abração . Opinião minha , ele é o futuro tri – Ele é fora de série .

  8. Ronnie disse:

    Não compreendo as constantes referências do Ferrari muito inferior ao RB. Então o que dirão do Lotus de Raikkonen, esse sim um pilotaço, que com o carro que tem, faz o que vimos no ultimo GP e que temos vindo a ver em todo o campeonato. Não será Raikkonen muitíssimo melhor que Alonso? Alonso em declarações subestima Vettel, porque está consciente que em condições normais o alemão é pura e simplesmente melhor que ele, com mais ou menos centilitro de gasolina. Vettel é do nível de Ayrton Senna e do mesmo nível, só aparece um de 20 em 20 anos.

  9. Alonso já merece ser tri campeão à 3 anos, Vettel só este ano.

  10. Os dois realmente merecem vencer, mas, apesar de todos os percalços que podem vir por aí, ainda aposto que o Vettel vai se dar melhor. É claro que, como apontado no texto, ele pode sofrer com alguma quebra no carro e por isso perder o campeonato, mas realmente acredito que ele tenha mais capacidade técnica neste ano para vencer as dificuldades. Vale lembrar que o Alonso também é um ótimo piloto, mas vem mostrando menos regularidade. Por isso, acho que Vettel vai se dar melhor.

  11. Gerhard Berger disse:

    Capelli, como já coloquei abaixo, suas colocações foram brilhantes, mas…

    Refletindo um pouco mais sobre a questão Alonso x Vettel, você não concorda que seria um final de campeonato mais “espetacular” se Alonso ficasse com a taça?

    Gosto da idéia de que o “melhor piloto” não precisa do melhor carro pra vencer. Acho que a idéia do sujeito vencer com um carro inferior é muito mais poético do que vencer com um carro superior…

    Sim, eu sei que o nome do esporte é “automobilismo” e nada mais justo do que vencer o melhor carro, mas considerando que existe o “campeonato de pilotos”, acho que a Formula 1 se torna maior quando a qualidade de um piloto supera o melhor carro.

    Enfim, acho que um título de Alonso seria uma forma brilhante de coroar o auge que ele vive em sua carreira, levando um título com um carro inferior e a Red Bull, por ter o melhor carro, deveria levar o tíutulo de construtores. (Como aliás, já levou).

    Não acho que Alonso mereça ser penta ou tetra campeão, mas merecia ser tri pra compensar o título que a McLaren tirou dele ao beneficiar abertamente o Hamilton em 2007. E acho que nenhum momento seria melhor do que esta temporada.

    Talvez, para a história da Formula 1, um título de Vettel seria melhor, pois poderia ser o primeiro tri-campeão consecutivo da história (Fangio foi tetra consecutivo e Schumacher foi penta, mas não tem nenhum tri em solo na tabela de campeões da F1), mas você não acha que, para o “momento, a Formula 1 ganharia mais com um título de Alonso?

    • Lucio Dantas disse:

      Em 2007 Alonso chantagista atrapalhou a mclaren e Hamilton com suas lamúrias, Alonso ganha com quebra dos outro pilotos e quando ocarro está melhor que os outros em velocidade pura perde para hamilton e vettel. ele conseguiu vender esse ano a idéia que o carro da ferrari é uma carroça e que ele está levando no braço, mas não é isso o que as corridas mostra em ritmo de corrida o carro da ferrari é o melhor e o mais confiável não quebra. o carro só perde em classificação mas o que conta é a corrida se Alonso fosse mais rápido como Hamilton e vettel com esse carro que não quebra e tem um ritmo de corrida melhor já era pra ser campeão.

  12. Joao Vivaldo disse:

    Ressucitou!!!

  13. Mauricio disse:

    Mas Alonso parece estar mais exposto ao fator “Maldonado & Grosjean”, porque Vettel tem largado sistematicamente na primeira fila, e Alonso no meio do fuzuê de segunda, terceira e quarta filas.

  14. Gerhard Berger disse:

    Análise perfeita!

    …Gostaria de ter algo mais pra dizer, mas…sua colocação foi perfeita!

  15. E pensar que o Alonso subestimou o Vettel na luta pelo tri… Dizia que o Hamilton que era o seu rival…

    • David disse:

      Mas quando o Alonso disse isso não foi menosprezo mas sim pq o Hamilton tinha o melhor carro disparado e é muito bom piloto. Olha a quantidade de quebras e erros da Mclaren nos pits do Hamilton esta temporada, era para ele no mínimo estar disputando o título! Se não fosse as duas quebras quando ele liderava, hoje e em singapura seriam 50 pontos e menos 10 pro Vettel!

    • Capelli disse:

      Todo mundo subestimou… inclusive eu. Não dava para prever essas quatro vitórias seguidas.

  16. Alan Borghini disse:

    O Vettel está muito melhor que o Alonso. Esse alemãozinho é o melhor piloto que eu vi correr depois do Ayrton. Não tem as manchas na carreira como o Schumacher e o Alonso.

    • Felipe disse:

      Exatamente. Não torço pela Ferrari muito menos por este espanhol nem que a vaca tussa! Fernando Alonso vem guiando muito bem, sim. Admito. Mas como não fazer o que faz tendo a equipe toda, em peso e contrapeso, a seu favor? E não se trata de uma Marussia ou HRT da vida, mas da Ferrari, com todo o seu staff técnico e poderio financeiro. Felipe Massa sabe que deve se acostumar com esta situação de, como diria?, “segundão”, pois está mais do que na cara que só há espaço para um vencer na Ferrari. E este “um” é Alonso e mais ninguém. É esta a política da equipe italiana desde a contratação de Michael Schumacher. Já lá se vão 16 anos. E assim será para os próximos sabe-se lá quantos ainda por vir.

      • Genesco disse:

        É melhor priorizar o melhor piloto inegavelmente que é (pois o Alonso é infinitamente melhor que o FuMassa), do que deixar ambos se matarem e morrerem na praia como aconteceu com a Williams em 86 e com a McLadra em 2007…

    • José Augusto Rocha F° disse:

      Não sabe avaliar algo sem preconceito?

  17. Felipe Maciel disse:

    Estava sendo irônico vir ao blog do Capelli às vezes checar se tinha post novo e se deparar com a frase “Vettel voltou. E Alonso agradece.”.

    Hoje o Vettel só deixa o Alonso de cabeça em pé. Como que o cara larga de último em Abu Dhabi e aparece no pódio? Corridaça do alemão. Que até hoje era criticado por muitos de seus opositores alegando que não sabe fazer prova de recuperação. Bobagem, ele simplesmente não precisava fazer. Se dá pra largar da pole, que faça a pole, ora.

    O campeonato tá sendo disputado em alto nível, e não tinha como não ser: São dois bicampeões lutanto pelo tri…

  18. Luiz M. disse:

    Acho que além de Maldonado e Grosjean, o Pérez também deveria ser incluído na lista de fatores externos que podem destruir a corrida alheia. O mexicano vem cometendo muitos erros nesta reta final do campeonato, sendo que a Sauber está muito próxima de ultrapassar a Mercerdes na classificação de construtores. Hoje o Kobayashi pontuou novamente, reduziu a diferença para doze pontos, e se o Pérez não tivesse batido novamente, a diferença poderia ficar ainda mais curta. E como são as coisas, o mexicano ano que vem corre de McLaren, e o japonês corre o risco de ficar a pé. #putamundoinjusto

  19. Luis disse:

    Nem toda decisão de campeonato mundial é justa. Da mesma forma que o ano de 2008 foi justo com Lewis Hamilton, que mereceu aquele título fazendo várias corridas de recuperação naquela temporada, em 2010 o Vettel cometeu erros incríveis, alguns até mesmo infantis, e levou o título daquele ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>