MENU

27 de julho de 2012 - 12:46Automobilismo

Nasceu

Olha, deu um trabalho que é até difícil descrever. Mas, depois de pronto, dá um orgulho danado. Eis aí acima, como vocês podem ver, o novo Grande Prêmio. É apenas uma primeira versão, emergencial para sanar os crônicos problemas de estabilidade que vínhamos tendo, mas creio que já é possível ver que há nele um upgrade e tanto. Se parar de cair já será uma vitória, mas acho que esse novo GP é mais do que isso. O layout resgata o cinza, que simboliza o asfalto e que tá no DNA do site, mas também traz novos recursos visuais, mais modernos e que facilitam a leitura.

Vocês devem ter notado que o blog ficou às moscas por um tempo, mas o motivo era justamente este. Como todos sabem, este blog é uma atividade que faço no meu tempo livre, e tempo livre foi o que mais me faltou no último mês, principalmente nas últimas duas semanas, quando a situação do site antigo ficou crítica e tivemos que antecipar o cronograma. Sim, às vezes um projeto é entregue antes do tempo. É raro, mas acontece quando o ambiente permite.

Ambiente, acho que esta é a melhor palavra que define as condições que permitem um bom trabalho. Não basta uma equipe legal (Eduardo Araújo e Miguel Nedel, os programadores que comigo deram conta do recado, além de profissionais da maior competência, são amigos legais demais), é preciso também um cliente legal. E o ambiente do Grande Prêmio permitiu que o site evoluísse desta maneira. Flavio Gomes e Victor Martins são geniais o suficiente para saber o que dominam e o que não dominam, e deixaram decisões importantes na mão de quem confiavam serem capazes de tomá-las. Foram um cliente que ajudou muito o projeto, em vez de atrapalhar com decisões descabidas e/ou necessidades ególatras de demonstração de poder. É por esses e outras que esses caras são foda, e muito me orgulha trabalhar junto a profissionais como eles.

Enfim, o objetivo deste post é contar um pouquinho como foi esta aventura de fazer um site deste porte em um mês, explicar que o blog está voltando e que, prometo, o GP vai parar de cair toda hora. E, claro, agradecer a todo mundo que ajudou neste projeto kamikaze, mas que foi legal demais.

E é só o começo, algumas coisas estão faltando (Cadê a galeria de fotos? Cadê a programação da TV?), mas o site vai ganhar aos poucos todos os recursos que tinha e muitos outros mais. É uma nova fase começando para o melhor site de automobilismo do Brasil, uma das maiores referências sobre o assunto no mundo. E eu fico muito feliz de ter, mais uma vez, colaborado para que isso acontecesse.

Longa vida ao GP!

Comentários do Facebook

comentários

28 comentários

  1. Mauricio disse:

    A estabilidade melhorou muito. Parou de carregar torto como acontecia na versão anterior.

    Nota 1000 para o novo visual. Lembra o antigo site, mas com vários toques de diferenciação.

    Parabéns.

  2. Felipe disse:

    Pô… não tem como mentir… curti muito o site e acompanho formula 1 pelo site quase q uma vez por hora :P mas só há um problema com esse novo layout: as cores….. como todo layout está baseado em uma unica cor (tirando as letras e setinhas c nomes das categorias) isso é um problema pra um certo publico: Daltônicos. Sou daltônico e simplesmente está muito mais dificil de separar visualmente as areas do site…. vi pelo codigo fonte que há cores diferentes… mas realmente está muito incomodo pra mim acompanhar o site desde a atualização.
    Espero q isso mude, pois pra mim o GP é o melhor site de F1 do Brazil… e n mudar vo ter q acompanhar por algum outro =’(
    vlw…

  3. Ron disse:

    Capelli,
    pequenas sugestões:
    – sobre essa barra de links abaixo do logo do Grande Prêmio (“Últimas Notícias”, “Ao Vivo” etc.): um cinza mais claro nas letras dos itens e também nos itens dos menus pop-up (quase não dá para ver direito que tem alguma coisa ali, só se passar o mouse em cima ou mexer nos controles do monitor);
    – no menu de “Mais categorias”: font-size: 12px e/ou font-weight: bold.
    No mais, ficou ótimo.
    Valeu.

  4. Al Unser Jr. disse:

    Ficou bom o site.

    Tem só que “ajustar” aquele cabeçalho (frame) BRANCO do Msn e tá feito.

    Parabéns.

    Sds Tricolores.

  5. Anselmo disse:

    Ficou muito bom, mas será melhor ainda quando tiver uma versão para celular.
    Ahhh, não esqueçam da programaçao das corridas na tv, meu guia preferido de final de semana.

  6. Mauricio disse:

    Parabéns Capelli!!
    Ficou muito mais rápido de carregar e de se achar as informações.
    Nota 10!!

    Abraços

  7. Rodrigo disse:

    Capelli, parabéns, cara. É pra ter orgulho mesmo. E sucesso, meu bom!

  8. Tuta disse:

    Capellão, tou pra ver algum site decente nesse mundão de zero-um-zero-zero-um-um-um e por aí vai. Acho que o ideal seria se cada um pudesse escolher os gadgets e montar sua interface do seu jeito. Eu usaria para me lembrar de olhar – ou até já buscaria e abriria os links – os treinos, as reportagens, um beagle que farejasse o ciberasfalto… bom, chega, se o site anterior simplesmente era um grande nada, muito boa sorte nesse, sei que tu te puxou, porque imagino que lá no fundo da tua alminha gremistinha deva estar realizando um sonhinho com Mu-Mu de juntar tuas duas grandes paixões: Autinhos e tecladinhos.
    Já tava com saudade de ti, rapá!

  9. Mafran Magalhães disse:

    Ficou bem bacana no novo site, mas de cara eu senti falta da programação de automobilismo
    na tv do fim de semana…. como voces não vão dar essa mancada de não nos dar essa importantissima informação, faço um pedido ao GP de colocar todas as corridas, pois o autoracing ta vindo constantemente mais completo…. fora isso voces estão de parabens!!!
    Valeu GP…

  10. Bruno Machado disse:

    Ficou muito bom mesmo!

    Mas só uma sugestão: lá na seção “Últimas Notícias” bem que poderiam mudar a cor do marcador da “GP2″; tá confundindo um pouco com o marcador da F1… Coloquem dourado ou outra cor que já não tenha sido usada, melhorando a visualização. Digo isso porque geralmente tem F1 e GP2 na mesma semana e isso pode causar uma confusão.

    Abraços!

  11. Erick Breder disse:

    Muito bom o novo layout.
    Está de parabéns!

  12. Rafael Martins disse:

    No Mac não tá abrindo legal. As caixas de textos estão maiores do que a tela.

  13. Leonardo disse:

    Ficou muito bom mesmo esse novo site. Familiarização imediata, parece que já existe há meses. Visualmente atraente, ao contrário do outro. Parabéns mesmo.

  14. Ivo disse:

    O melhor conteúdo sobre automobilismo do Brasil merecia ter a melhor apresentação. O site ficou ótimo.

    Perguntinha rápida, o InfoRace vai voltar? Aquilo era um espetáculo…

  15. Renato Rolim disse:

    As noticias da GP2 poderiam ficar em outra cor… O rosa se confunde com o vermelho da F1. Sugestão: verde.

    Mas o site ficou bem legal, bem bonito mesmo. Moderno também. Estão de parabéns!

  16. Felipe Marcos disse:

    O Ranking GP morreu? Ano passado já não teve… era umas das coisas que eu achava mais bacanas.

  17. Cadê a programação da TV???

    Brincadeira!
    Imagino como deve ter sido corrido realizar este trabalho, como você descreveu.
    Mas realmente, o esforço foi válido. Parabéns a você e a todos os outros envolvidos!

    E faz favor de voltar a blogar logo, se possível neste final de semana, que temos corrida. :)
    Ou pode ser depois, para nos encher durante o vazio que são as férias da F1.

  18. Vinícius Lucas disse:

    Ficou muito bom Capelli, o site novo resgata um pouco do site antigo do iG que era muito bom.

  19. Talita disse:

    Parabéns pelo site! Adoro as análises.
    Ah ainda falta atualizar sua opinião sobre o GP da Alemanha.

  20. Felipe Souza disse:

    Achei que ficou show de bola. Principalmente o menu das ultimas notícias. Facilitou muito pra quem acessa a pagina com um smartphone. Parabéns a toda equipe.

    Abs,

    Felipe Souza

  21. Tiao disse:

    Bem melhor, mais bonito o estilo. E esta funciona no meu telefone!

  22. Mauricio disse:

    Parabéns! Ficou legal demais!

  23. Raphael disse:

    Ficou sensacional!!! Parabéns!!

  24. Aliandro Miranda disse:

    Parabéns pela nova cara do GP!

    O antigo estava poluído e confuso, além de lento. O básico também é bom. Vide o Google.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>