MENU

26 de maio de 2012 - 12:43Análises, Automobilismo

Rapidinhas da Classificação: Mônaco

- “Ganhou, mas não levou” é a frase do dia. Michael Schumacher, que pela primeira vez desde seu retorno à F1 mostrou aquela verve que lhe caracterizou durante o período que reinou soberano na categoria, fez a pole, mas vai largar em sexto. Bela merda, dona Fórmula 1.

- É o típico de aberração causada por um regulamento excessivamente punitivo. Não há nada mais anti-clímax do que ver um piloto dar o máximo de si, fazer uma volta espetacular, marcar o melhor tempo na classificação pela primeira vez depois de seis anos e depois descer do carro com uma expressão de resignação, um sorriso amarelo, uma língua de fora para a câmera. Um momento que tinha tudo para ser especial virou um show de constrangimento.

- Não que Schumacher não merecesse uma reprimenda pelo que fez em Barcelona. Sim, merecia. Errou o ponto de freada, calculou mal a manobra de ultrapassagem sobre Bruno Senna, bateu em sua traseira feito uma vaca louca desgovernada. Mas uma punição como essa, que limita o resultado da classificação seguinte com quinze dias de antecedência é um atentado à competição. Seria muito mais inteligente uma espécie de pontuação na “carteira de habilitação”. Causou um acidente, perde cinco pontos na carteira. Quando chegar a 15 pontos num intervalo de dois anos, não disputa uma prova. Seria mais eficiente para evitar situações perigosas na pista, sem prejudicar o espetáculo. Mas não, a FIA prefere causar situações como essa, de uma classificação que terminou absolutamente broxante. Parabéns aos envolvidos.

- Com isso, o pole Schumacher vai largar em sexto. E o segundão Mark Webber ganhou uma pole position de brinde. Não que o australiano não merecesse de todo: foi muito bem no treino, fez uma belíssima volta no final e era o pole de fato e de direito até que Schumi resolvesse aprontar uma das suas no último minuto.

- A seu lado na primeira fila, Nico Rosberg, companheiro de Schumacher na Mercedes. Na segunda fila, Lewis Hamilton e Romain Grosjean. Duas coisas surpreendem: como Grosjean é bom de treino (é a quarta vez em seis corridas que coloca Kimi Raikkonen no bolso) e como Jenson Button está mal. Caiu no Q2 e vai largar apenas em 12º, enquanto seu companheiro Lewis é terceiro.

- Abrindo a terceira fila, Fernando Alonso com a Ferrari. Felipe Massa ficou logo atrás na classificação, mas larga duas posições atrás por causa do “intruso” Schumacher, em sexto. A se destacar, contudo, o excelente final de semana do brasileiro. Foi muito bem em todos os treinos e demonstrou ser capaz de brigar pela pole. Por infelicidade, pegou um pouco de tráfego na volta rápida do Q3 e terminou apenas em sétimo. Porém, o desempenho é surpreendente não só pela má fase que vinha vivendo como por seu histórico em Monte Carlo: Felipe nunca foi muito brilhante por lá.

- Bruno Senna vai sair em 13º, à frente de Pastor Maldonado, mas apenas graças a uma punição aplicada ao venezuelano. Pastor envolveu-se num acidente com Sergio Perez no treino da manhã e levou dez posições de gancho no grid. Foi o nono mais rápido, mas vai ter que largar do 19º lugar.

- Falando em Perez, a lamentar seu acidente no Q1. O mexicano cometeu um erro nos esses da piscina, bateu com o lado esquerdo do carro nos guard-rails e danificou sua Sauber, o impedindo de continuar no treino. Um piloto que tinha tudo para brigar lá na frente terá que sair da última posição. Seu companheiro Kobayashi larga em 11º.

- Está até fácil projetar a corrida de amanhã: será imprevisível. A diferença do 1º ao 16º no Q2 não chegou a um segundo, a Fórmula 1 está absolutamente embolada. As estratégias devem ser relativamente parecidas, já que todos se classificaram com pneus supermacios. Quem pode estar aprontando algum pulo do gato é Sebastian Vettel. O piloto da Red Bull não foi para a pista no Q3 para poupar um jogo de supermacios. Largará em décimo, mas poderá ganhar posições andando mais tempo com pneus teoricamente mais rápidos.

- A vitória dependerá de muitas variáveis: rendimento dos pneus, estratégia e, principalmente, tráfego. É difícil ultrapassar em Mônaco e mesmo poucas voltas preso atrás de um carro mais lento podem destruir uma corrida inteira. Impossível projetar quem será o vencedor, qualquer chute seria oportunismo. Não dá pra descartar ninguém entre os 10 primeiros e a própria Ferrari está na briga. A grande deficiência do carro, que é a falta de velocidade em reta, não faz diferença em Monte Carlo.

- A destacar, por fim, a bela iniciativa da Globo em começar a transmissão mais cedo, levar câmeras e fazer uma cobertura pré-GP. Ainda não é um “grid walk” de uma hora, como fazem as emissoras europeias, mas é o mínimo que se espera de quem tem exclusividade para TV no Brasil. As próprias rádios brasileiras que cobrem as corridas já fazem isso há anos. Finalmente a Globo acordou, antes tarde do que nunca.

Comentários do Facebook

comentários

5 comentários

  1. Felipe Gawab disse:

    Capelli, acho que o Schamcher leu a sua coluna “Valeu a pena, Schumi?” e lhe devolveu em Monaco o que pensa a respeito. Fernando Pessoa diria ainda que tudo vale a pena se a alma não é pequena…

  2. Elson Aquino disse:

    Acho que a programação da Globo tem a ver com o Galvão, que está morando por aquelas bandas. Não?

    Elson Aquino

  3. Tiago Krug disse:

    Tomara que eu esteja errado, mas acho que essa ideia da Globo começar a transmissão mais cedo se deve apenas ao “oba-oba” de ser um campeonato disputado, numa corrida clássica e numa cidade onde até o Galvão mora. Se o campeonato começar a ter um favorito, acho que volta a ser a pífia transmissão de sempre…

  4. Danilo disse:

    Se bem que a Globo havia prometido começar a transmissão 20 minutos antes do treino, porém somente o fez faltando 7-8 min… Para a corrida, afirmaram novamente 8:40h, vamos aguardar.

  5. Na minha cabeça, se Schumacher errou e bateu, o abandono foi a sua punição. Simples assim, sem medida “educativa”, sem necessidade de intervenção judiciária. Mas o sistema de pontos é uma boa ideia. Muito boa, por sinal.

    Bom, posso estar errado, mas achei o Scumacher muito feliz depois da classificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>