MENU

13 de maio de 2012 - 11:58Análises, Automobilismo

Campeonato aberto

Além do embolo geral nas corridas, o bacana é que a própria tabela do campeonato está que é uma bagunça só. Após o GP da Espanha, decorridos 25% do campeonato, Fernando Alonso e Sebastian Vettel lideram empatados com 61 pontos. Nos critérios de desempate, vantagem para Vettel, que tem um sexto lugar que o espanhol não tem. E só por isso, porque ambos estão empatados com uma vitória, um segundo e um quinto. Demais.

Lewis Hamilton, que se mostrou nos treinos o mais rápido do campeonato (três poles, ainda que uma delas tenha sido cassada por bobagem da equipe), ainda não ganhou nada. Porém, é terceiro graças a três terceiros lugares. Mark Webber e Kimi Raikkonen, que também ainda não venceram, são quarto e quinto colocados. Está tudo aberto.

Impossível cravar um favorito, mas uma coisa já dá pra dizer: Alonso é gênio, mas o carro da Ferrari não é assim tão ruim. O espanhol conseguiu brigar pela vitória de igual para igual com a Williams de Maldonado e com as Lotus. Tudo bem que foi beneficiado pelas posições ruins de largada das McLaren, mas isso não o desabona em nada. O carro apresenta nítida evolução, ainda que seja muito lento em reta. Quando conseguir uma boa posição de largada, como agora na Espanha, pode brigar pela vitória e não creio que esteja assim tão fora da disputa pelo campeonato. Afinal, é líder, e não só graças ao surpreendente primeiro lugar no GP da Malásia.

Por essas e outras, Felipe Massa precisa abrir o olho. Fazia uma corrida até decente hoje, era sexto quando foi punido com um controvertido drive-through e acabou despencando para 15º. Explica, mas não justifica. Sebastian Vettel sofreu punição igual, estava pouco à frente dele na pista e chegou em sexto. E já não dá mais para dizer que “a Red Bull é muito melhor que a Ferrari”. Não é. Não se espera que Felipe chegue à frente de Alonso, a própria Ferrari já se manifestou publicamente sobre isso. Mas ao menos um lugar entre os seis seria obrigação. A situação está difícil.

Comentários do Facebook

comentários

21 comentários

  1. Mauricio disse:

    O campeonato está assim não por que os pilotos estão bons e sim por conta de um fator fortuito chamado pneus.

    Ta parecendo loteria. Só se sabe que bicho deu depois do sorteio.

    Mesmo assim está divertido. No caso, adivinhar quem será o próximo a ganhar. Quem aposta no Koba para Monaco?

  2. Fernando Cruz disse:

    Num campeonato tão equilibrado como este o campeão será certamente um dos 4 pilotos que estão nos 4 primeiros lugares e que são também os 4 melhores da atualidade. A eles poderiamos juntar Kubica, mas não sabemos quando vai voltar e se ou quando voltará a ser o piloto que era. Portanto, entre Vettel, Alonso, Hamilton e Raikkonen, um deles será campeão este ano. Button, Rosberg e Webber estão também na luta pelo título, mas têm menos hipóteses, sobretudo o australiano. Pastor Maldonado também pode entrar na luta se vencer ou terminar no pódio no Mónaco, onde é um verdadeiro especialista. Ganhou lá em 2006 nas WSR, em 2007 na GP2, foi Pole em 2008 quando o Bruno ganhou, venceu a corrida Sprint em 2009 e se calhar venceu de novo em 2010, no ano em que foi campeão (esta não tenho a certeza). O ano passado, como estreante na F1, qualificou-se em oitavo com um Williams bem fraco e não custa prever que será um candidato à Pole tendo um carro bem melhor este ano e vindo de uma vitória espetacular na Espanha. Quanto ao Bruno, tem de visar também a Pole no Mónaco, sobretudo ter muito cuidado para evitar apanhar tráfego no Q1 que é quando há mais carros em pista.

  3. MARCO ANTONIO disse:

    O SCHUMACHER avaliou mal. O carro de BRUNO estava com pneus desgastados e o do dele com pneus novos. É óbvio que o ponto de frenagem seria mais tarde para o alemão do que para o brasileiro. A manobra de abertura para tangência feita por BRUNO foi normal. Ocorre que SCHUMACHER, com kers e asa aberta, se aproximou vertiginosamente enquanto BRUNO freava antecipadamente devido ao desgaste. Batida de corrida. As coisas estão dando errado para SCHUMACHER e ele está perdendo a paciência.

  4. MARCO ANTONIO disse:

    O BRUNO tem crédito, mas o MALDONADO inverteu a pressão. E o SCHUMACHER bateu pela segunda vez na traseira de um SENNA. Lembra em Magny Cours? Avaliou mal e se perdeu, na pista e nas palavras.

  5. MARCO ANTONIO disse:

    O MASSA “brocha” rápido. Tem ejaculação precoce. Começa no ritmo de coelho e depois cai. Se tudo der certo ele pode até pontuar bem, mas se algo der errado ele desiste, perde motivação dentro da pista, literalmente “brocha”.

  6. Felipe Goltz disse:

    Alguns dizem que Felipe Massa nunca mais foi o mesmo depois daquele acidente pavoroso em Budapeste em 2009. Pode ser. Mas o fato de ter Alonso como companheiro mudou a própria atitude de Massa como piloto. Aquele piloto combativo e agressivo de outrora, que só não foi campeão em 2008 por detalhe e algum azar, sumiu. Alonso rasga elogios a Massa, mesma com a iminente demissão do brasileiro. Talvez ainda neste ano, diga-se. O espanhol, que de bobo não tem nada, não quer alguém competitivo dividindo as atenções da equipe com ele. A Ferrari hoje vive para Alonso, como fazia com Schumacher. Alonso não quer outro “Hamilton” consigo. Se Perez for realmente contratado a coisa pode esquentar naqueles lados já instáveis de Maranello. Está ótimo do que jeito que está para o asturiano, tendo um apagado Massa como companheiro. E estar na liderança do campeonato com esta Ferrari diz duas coisas. E só duas coisas: ou Alonso é gênio da raça – no mesmo nível de um Senna ou de um Fangio – ou não resta à Ferrari outra opção que não a demissão do piloto paulistano.

    • Gerhard Berger disse:

      Acho que Massa perdeu a motivação depois de perder o mundial no Brasil em 2008.
      Ele perdeu por 1 ponto, na última curva, diante de sua torcida….Qualquer um ficaria muito desolado.

      O Hamilton estragou uma festa histórica do Brasil comemorar um título em casa…

      Eu considero que foi semelhante a copa de 50, no Brasil, em que o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 x 1, de virada.

      Se ele tivesse um super-carro no ano seguinte (2009), talvez ele reagisse melhor, mas o carro era um lixo….acho que esse conjunto fez Massa perder a vontade de lutar pra vencer e ser campeão. Acho que seu mundo caiu….

      Se desiludiu com a idéia de ser campeão e manteve o emprego pra pagar as contas.

  7. Gerhard Berger disse:

    Capelli, você é um cara mais benevolente do que eu.

    Acho que as corridas de Massa estão vergonhosas. Fosse eu, nem aparecia mais nas reuniões.

    Responda essa:

    A carreira de Bruno acabou??…Perder pro companheiro de equipe já ruim….Ver o companheiro de equipe (que é o cara que trás o patrocínio pra equipe) vencer uma corrida improvável e fazer o impossível, não tem preço!!….O que vai ser da carreira de Bruno Senna agora?

  8. luis fernando-rio de janeiro disse:

    acho que bruno senna induziu schumacher ao erro com a sua manobra desastrada os chiliques do animador de torcida e do reginaldo leme ao tomarem conhecimento dos “elogios” de schumacher foi ridículo.

  9. Lucas disse:

    Eu geralmente não pouco críticas pro Massa, mas é preciso ser justo: ele largou lá de trás porque saiu em péssima hora pra fazer sua última volta no treino (e em geral é a equipe que decide quando o piloto sai), no meio do tráfego, e vinha em condições de fazer pontos hoje até a hora do drive-through. E recuperar posições não era lá muito fácil justamente pelo que o Capelli comentou: a Ferrari já não é mais a carroça que tinha nas quatro primeiras corridas e melhorou muitíssimo, mas ainda está muito, muito fraca em velocidade final em retas. Andava muito bem na parte mista e o Alonso estava sempre chegando colado no Maldonado antes da reta, mas aí mesmo com o DRS aberto ele não conseguia sequer se aproximar, o que mostra que o déficit deles em velocidade final está realmente gritante. Mas como isso não é muito importante em Mônaco, eu apostaria em bons resultados por lá.

  10. luis fernando-rio de janeiro disse:

    kimi foi novamente muito bem ficou dois anos fora e quem achou que o finlandês ia passar vergonha se deu mal(gagálvão e reginaldo) se hamilton não tivesse sido vitimado por mais uma trapalhada da mclaren,a corrida teria sido melhor ainda acho que esses caras andando fazendo estágio na ferrari.errar cálculo de combustível é coisa de equipe principiante volta ron dennis.

    • Lucas disse:

      Sem falar daquela presepada no pit stop do Hamilton (tá, não perderam muito tempo, mas não deixa de ser quase cômico, impressionante como quase toda corrida eles fazem uma cagada…)

  11. Edgar Guediguian disse:

    E ainda penso que Bruno errou no acidente com Schumacher, assim como quase se enroscou com Grosjean, uma volta antes, no mesmo ponto. Ele demonstra uma agressividade semelhante a de um ‘esperma louco’. Ao meu ver, ele puxou para a direita no trecho final da reta e o alemão entendeu, corretamente, que o caminho seria o lado oposto; de repente, no ponto de freada, Bruno volta abruptamente para a esquerda e o resultado foi a baita panca. O duro é ouvir GB e RL defenderem a cagada do Bruno e o coitado do Burti tentando explicar o erro com medo desagradar a dupla ufanista. Schumacher definiu bem a postura do brasileiro: IDIOT!

  12. Bruno Said disse:

    Difícil? TÁ É FUDIDO.
    Não há outra expressão que explique melhor a situação do Felipe “Mola”.

  13. Marcos Pfeifer disse:

    Capelli, se o Alonso ganhar o campeonato com o rabecão da Ferrari será histórico, não gosto dele como pessoa, mas bah, que piloto…..

  14. Ainda não entendi o porquê da Ferrari não anunciar um outro piloto para o lugar do Felipe. Nitidamente ele não tem mais condições de guiar na F1.
    E Bruno não irá continuar no ano que vem, ou seja… Não teremos Brasileiros na F1 ano que vem…
    E não acredito que teremos mais campeões do mundo na F1.
    O automobilismo brasileiro acabou.
    Uma pena…

    A corrida foi muito boa hoje…
    Espero que a Sauber ganhe uma neste ano, e que seja com o Mito Kobayashi… O Japonês é sensacional guiando meu…
    O Kimi vai beliscar uma penca de pódio, e se vencer corridas, pra mim é um forte candidato ao título….

    • Marcos Pfeifer disse:

      Concordo, mas Kimi parece que vive no mundo da lua, aliás, parece não, vive.

    • Chinaski disse:

      Tmb acho o Kimi candidato forte. Tem sido muito regular, e a Lotus tá andando bem em todas as pistas, em diferentes condições de temperatura, pneus…

      E a Lotus vai brigar tmb nos construtores com Red Bull e Mclaren. Ferrari e Mercedes que só tem um piloto cada, vão brigar com Williams (1 piloto e meio) e Sauber pelo quarto lugar.

  15. Edgar Guediguian disse:

    Para Monaco já fechei minhas apostas. Pole de DiResta e vitória de Koba, o mito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>