MENU

23 de abril de 2012 - 12:16Análises, Automobilismo

A grande perdedora

O equilíbrio vem sendo a marca da temporada 2012 da Fórmula 1. As equipes estão tão próximas que as oscilações normais de performance entre um circuito e outro são suficientes para jogar um time da ponta para o segundo pelotão. Com isso, ainda não há uma hierarquia clara. McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull ganharam as quatro primeiras provas do ano, mas tanto Lotus quanto Sauber também estiveram próximas da vitória. Com isso, fica claro que estamos em um campeonato de regularidade e que qualquer ponto pode fazer muita diferença no fim do ano.

E aí, colocando em perspectiva as primeiras provas do ano, fica claro que a grande perdedora deste primeiro quinto de campeonato foi a McLaren. De todos os times, foi o que mais vezes apareceu na frente e teve condições de vencer praticamente todas as corridas. Foram duas poles e três primeiras filas em quatro corridas, mas que se converteram em apenas uma vitória. Os motivos foram os mais diversos: bobagem de piloto, quebras e até erros absurdos nos pit stops, pouco comuns na história da McLaren. A sequência de pit stops terríveis com Hamilton no Bahrein foi inacreditável, assim como uma desastrosa troca de pneus tirou de Button qualquer chance de vitória na China. Ontem, em Sakhir, dois dos três piores pit stops da corrida foram da McLaren.

O tour oceânico-asiático da Fórmula 1 se encerrou com a Red Bull na frente entre os construtores e com Vettel na liderança entre os pilotos, quando a lógica diz que a McLaren é quem deveria estar chegando de volta à Europa com vantagem. Uma gigantesca oportunidade foi desperdiçada, mas isso não significa que a equipe seja carta fora do baralho. Hamilton é segundo no campeonato, Button é o quarto, todos eles muito próximos da ponta da tabela. Pilotos, dinheiro e estrutura ela tem. Um carro vencedor, também. Não deve é se deixar abater pelas chances perdidas e ser mais competente, como de hábito é.

Comentários do Facebook

comentários

13 comentários

  1. Marcos Gonçalves disse:

    A Mclaren fez alterações no bico para a próxima corrida.

  2. eduardo teodoro da silva disse:

    O Vettel declarou na pre temporada que a RB não tem o melhor carro mais é a melhor equipe até agora esta sendo verdade a Mclarem só não foi competitiva na ultima corrida e fez no minimo segundo tempo na classificação tem o melhor carro mas vem falhando como equipe o Hamiltom esta mais consistente mas menos espetacular nesta temporada ainda não vi nenhuma grande corrida que ele fazia nas temporadas passadas revezando com erros grosseiros enquanto isso o Raikkomen dos tempos da Mclarem esta de volta

  3. Gerhard Berger disse:

    A conclusão de seu post é que, se continuar assim, este campeonato promete ser muito maneiro!! :)

    Já que não posso mais torcer por Massa, torço para que Kimi vença uma nesta temporada!

  4. luis fernando-rio de janeiro disse:

    realmente o trio da platinada está cada vez pior a implicãncia com o kimmi raikonenn é irritante até o reginaldo leme está embarcando agora deram até para reparar no modo como o cara fala inglês.o cara no seu retorno a f-1 na quarta corrida do ano chega em segundo lugar e vem os “especialistas” globais com essa conversa ridícula,deviam comentar novela ou o bbb,eu ouço pelo rádio com a equipe da bandnews muito mais profissional.capelli parabéns pelo blog.

  5. thiago disse:

    A Mclaren claramente teve o melhor carro na Austrália e na Malásia.

    Na Austrália venceu com Button e perdeu o segundo lugar com Hamilton querendo dar uma de esperta parando os pilotos na mesma volta e se dando mal por causa do safety car.

    Na Malásia, Button bateu e Hamilton perdeu a liderança nos pits, mas na chuva não há garantia de nada.

    Na China a Mercedes foi a mais rápida. Simplesmente. Se corresse com a estratégia de 3 paradas venceria do mesmo jeito.

    No Bahrein não teve ritmo nem pra pódio.

    Então praticamente não houve superioridade pra alguém considerar a equipe a grande perdedora da primeira fase. A superioridade que quando houve foi pequena, já não existe mais.

    E é preciso lembrar que eles tem a melhor dupla do grid, não há ninguém dirigindo abaixo da capacidade do carro ali, ao contrário de Mercedes, Ferrari, e até certo ponto, a Red Bull.

  6. Zé Fini disse:

    A McLaren precisa treinar exaustivamente pist stop, pq ao contrário de RedBull, Mercedes e até de Ferrari, a equipe inglesa é quem faz as paradas em mais tempo. E isso não é de agora não, tenho observado isso há algum tempo. Podem observar nos vídeos, como os mecânicos são lentos na retirada dos pneus. Nessa última corrida, a equipe foi lamentável, com três erros nos três pit stops de Hamilton.

    Acho que ela deveria treinar toda semana na fábrica e colocar como meta que a troca de pneus deverá ser em 3s e treinar até que essa meta seja cumprida.

    Realmente, a McLaren não se aproveitou o quanto devia de sua melhor forma nas 4 primeiras etapas. Agora que a RedBull aparentemente melhorou, vai ser mais difícil e concorrido pra ela, McLaren se sobressair no campeonato. Sem falar que a Ferrari também prometeu um novo carro para a Espanha e se o carro melhorar mesmo, vai ser mais uma para dividir o bolo.

    O que eu vejo é que a McLaren está perdendo pra ela mesmo. Tropeçando em seus erros, o que pode custar o campeonato no final do ano.

  7. Mauricio disse:

    Foram três erros na mesma roda e com o mesmo mecânico… Coitado. A culpa não foi dele, O que me pareceu é que o encaixe da porca no carro do Hamilton estava espanado ou coisa que o valha e a porca não encaixava direito.

    Os pits da McLaren me lembraram muito as doideiras da Ferrari em 2008.

    Excesso de confiança mata!

  8. Murilo disse:

    Para o carro que tinha em Melbourne, a Mclaren deveria ter levado 2 ou 3 vitorias nessas 4 corridas iniciais.
    Venceu a primeira com dobradinha, Fez Mer%@ na Malasya, China foi muuito discreta e no Bahrein foi…. o que foi aquilo????
    Hamilton preso entre duas… Ferraris????

    Tinham o melhor carro da pre-temporada e não souberam aproveitar.
    Mercedes melhorou, RBR deu a volta por cima e Lotus entrou no pareo.
    Mas a Mclaren… Tá quase no nivel da Ferrada.

    Tô vendo a hora do Ron Dennis voltar ao comando do pit wall pra salvar o time de um desastre.

  9. Daniel disse:

    Quem esta perdendo também é a gente que gosta de f1, porque os comentários do Galvão e do Reginaldo estão acabando com a paciência de muita gente que curti ver uma boa corrida, como esta sendo o começo do mundial. Complicado é ouvir o Galvão defendendo o Massa o tempo inteiro. Sem dizer que fica dando desculpa toda hora sobre desempenho do mesmo. Já viu um cara que saíu lá atras na classificação e ficou atras do outro na corrida ter feito uma corrida melhor do que o outro? Não se pode só julgar a quantidade de carros que se passa ao todo, porque quanto mais se avança em posições na corrida, mais complicado fica, porque os carros da frente são mais rápidos. Então para o Alonso fica mais difícil porque os carros da frente estão mais rapidos, é claro. Sem dizer o Reginaldo que agora deu também para ficar falando mal do Schumacher. Quem assistiu o treino de sabado, viu ele comentando que o Rosberg foi mais rápido em todos os treinos do ano. Na verdade o placar esta 2×2. Logo ele que gosta tanto de falar de números. Quando pode também fala que o Grosjean esta melhor nos treinos que o Kimi. Me diz uma coisa Capelli: Se você fosse comentárista ou narrador da F1, você seria tão tendencioso assim? Ou ninguém pode falar nada porque se trato dos dois Garotos propaganda da F1 no Brasil? Será que para atrair mais expectadores tem que ser torcedor de pilotos Brasileiro? Ou pode narrar uma corrida com a verdade? Sei que eu não queria se um profissional com um perfil desses nunca.

  10. luis fernando-rio de janeiro disse:

    o carro da ferrrari é uma carroça é fato,mais vez por outra o alonso faz um brilhareco e sempre se classifica a frente do massa.

  11. luis fernando-rio de janeiro disse:

    sinceramente os mecãnicos da mclaren fizeram estágio com os da ferrari é muita trapalhada em apenas quatro corridas,e uma pergunta pq o rosberg não foi punido ele jogou hamilton e alonso para fora da pista,será a mercedes protegida da fia?

  12. Fabio disse:

    A verdade, ao que parece, é que ninguém desgarrou na frente, com um carro muito melhor que o da concorrência. Nos dois primeiros GPs chegou-se a pensar que a McLaren poderia desfilar tal domínio, mas agora as cartas estão completamente embaralhadas.

    Para se ter uma idéia, além de 4 vencedores diferentes, houve também 4 segundos colocados diferentes (Vettel-AUS, Peres-MAL, Button-CHN e Raikkonen-BAH). A coisa só ficou monótona na terceira posição, cativa de Hamilton em 3 dos 4 GPs e na quarta posição, essa sim é do Webber e ninguém tasca, 4 em 4º.

    Tomara que o equilíbrio permaneça a partir de Barcelona, pois está divertido assim.

  13. Ricardo Zeólito disse:

    Parabéns pelo trabalho, Capelli. Que você continue postando durante todo o ano. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>