MENU

26 de março de 2012 - 22:07Análises, Automobilismo, Vídeos

Mimimi – parte 2

O leitor Gustavo enviou nos comentários do post anterior o link para um vídeo muito interessante. É a sequência pós-corrida da BBC, na qual Jake Humphrey e David Coulthard analisam o acidente entre Sebastian Vettel e Narain Kathikeyan, mostrando imagens da câmera onboard do alemão e contendo ainda entrevistas com os dois pilotos. Você pode vê-lo aqui.

Dela, pode-se depreender algumas coisas:

1) Mudei de opinião com relação à atribuição de culpa. Se antes achava que Vettel tinha errado, vendo a câmera onboard, me parece que não houve culpa de ninguém. O alemão faz um traçado correto, mas Karthikeyan sai da pista para dar passagem a Hamilton, pega sujeira e fica com o carro instável. Nisso, escorrega na zebra e volta para o traçado, tocando o pneu traseiro esquerdo da Red Bull.

2) As declarações de Vettel foram muito duras. Ele não insinua que Narain é um idiota, ele afirma: “Nas estradas existem idiotas e aqui parece que também temos um”. É muito forte, uma reação desproporcional ao ocorrido.

3) Karthikeyan esbanja humildade, chegando até a assumir responsabilidade pelo acidente. David Coulthard o interrompe e afirma: “Francamente, não acho que você tenha feito nada de errado. Foi uma daquelas coisas que acontecem em corrida quando as condições são difíceis”.

4) Posto tudo isso, fica claro para mim que Vettel está mesmo sentindo a pressão de não conseguir andar na frente. É um grande piloto, tem tudo para dar a volta por cima, mas está abalado psicologicamente. Este rompante de destempero, bem diferente de sua personalidade habitual, demonstra isso. A fraqueza da Red Bull afetou o Tiãozinho.

5) Quem dera no Brasil tivéssemos uma cobertura pós-corrida assim…

Comentários do Facebook

comentários

33 comentários

  1. Gerhard Berger disse:

    Ás vezes, parece que as pessoas esquecem que na F1, os caras são super-competitivos.

    Ninguém está ali pra sorrir e fazer amigos. Estão ali pra vencer e se for preciso matar alguém pra isso, não tem, nenhum problema.

    Os torcedores querem que os pilotos percam corrida e saiam do carro sorrindo. Querem que os pilotos percam o campeonato e saim correndo pra abraçar o campeão adversário. Querem que o cara dê uma batida e saia do carro feliz porque ninguém se machucou e isso é o mais importante…

    São filosofias bonitas num mundo perfeito da Formula 1 de fantasy-land….mas a realidade não é assim. Isso é coisa pra torcedor ficar idolatrando ídolos da bondade e graciosidade…

    Na realidade do automobilismo, o cara bate com o carro e fica muito FULO da vida, querendo matar o adversário e mãe dele!! Quando um cara perde um campeonato, o cara quer que o campeão adversário morra incinerado dentro do carro!!

    Claro que, depois, a raiva passa, mas na hora…..Instinto assassino total !!!!!

    É um campeonato de muito interesses e um tremendo infla-egos! Nenhum campeão de F1 está “feliz pela equipe e os mecânicos”. Eles só pensam neles mesmos, no fato de entrar pra história da F1 e ganhar muito dinheiro…..o resto é papo pra vender boné.

    Vettel está certo! Sai da minha frente que eu tô passando, PORRA!!!!

  2. Gerhard Berger disse:

    Não acho que Vettel esteja errado.

    Acho que deve ser muito chato e arriscado correr numa pista em que tem um carro que corre muuuuito mais lento que os outros.

    Não dá pra colocar um fusca pra correr numa pista com carros de Formula 1….e a HRT é um fusca!

    Em minha opinião, quando um carro toma mais de uma volta de vantagem, deveria ser retirado da pista!

    • Capelli disse:

      Vettel reclamar do Karthikeyan: OK. Chamar o cara de idiota: pagou recibo de babaca. Não foi para tanto.

      • Gerhard Berger disse:

        É….nesse ponto, tenho que concordar com você. Afinal, ele nem estava liderando a corrida.

        Ele podia ter tido a natural explosão na hora…..e depois de mais calmo, rever o que falou….

    • Sanzio disse:

      Alguém precisa avisar o pessoal da LeMans que estão fazendo isso errado…

      • Lauro disse:

        Exatamente. Em Sebring, a diferença entre o pole e o melhor GT foi de 13 segundos. Isso num circuito de 6km, pouco maior que a maioria dos da F1.

        Ainda que a F1 seja mais rápida, etc, os caras correm com essa diferença à noite.

  3. Deusdethe disse:

    Vettel é um bom piloto mas como muitos já disseram ele é um “garotão mimado” . Vejam o q ele dizia do Weber temporada 2010 e aquele gesto q fez dizendo q o piloto era doido quando o erro havia sido dele.

  4. any disse:

    Seems like Vettel forgot his stupid crashes at the beggining of his career. Before acting like an arrogant I must remind you Mr Vettel Fuji 2007, Melbourne 2009, Spa 2010, Turkey 2010 who is the idiot now? ;)

  5. Andre Luis Silva disse:

    Só concordo com o item 5)
    o alemão tem que ficar puto mesmo… a temporada tá desgraçada e ainda vem um braço duro para piorar as coisas…

  6. Boer disse:

    O Vettel é ainda um meninão. Uma criança que se diverte – e muito – com o seu brinquedo. Não estou desmerecendo e tão pouco estereotipando seu jeito de ser. Mas é o que parece, a distância, claro.

    Capelli, você se lembra que no GP Brasil de 2009 durante a classificação onde caiu um dilúvio em SP, que o menino alemão não conseguiu passar do Q1, e quando foi entrevistado saiu soltando uns palavrões (algo como “were shit” e “I fucked”) contra a própria equipe, pois a mesma “não o colocou na pista no momento certo”…

    Esses destemperos são reincidentes e comuns quando as coisas não estão legais para ele. Precisa falar para o papito dele, um tal Helmut Marko, para orientar melhor o seu filho, pois suas funções não são apenas queimar outros pilotos por atrapalhar seu filhote.

  7. Gustavo disse:

    Boas observações no post.

    Acho importante também ressaltar que o Karthikeyan reclama de bullying, literalmente. Que alguns pilotos querem praticamente que eles parem.

    Só discordo de uma coisa – sobre a personalidade do Vettel. Para mim, o verdadeiro caráter e a verdadeira personalidade de alguém só aparecem mesmo nos momentos difíceis. Esse é o verdadeiro Vettel: um mimadinho metido a valentão que não sabe perder.

    Em contraste, aqui a declaração do Button: http://www.youtube.com/watch?v=RZ37t_IEUoM&feature=related

    Pura classe do britânico.

  8. Helio Roberto disse:

    faltou citar a fonte das declarações do Narain:

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/98390

  9. Helio Roberto disse:

    e a resposta do karthikeyan foi bem sensata:

    “Then there was the incident with Vettel. I was letting everyone through on blue flags because I was being told on the radio. I got on the white line, which was still damp, and I was on slicks obviously so I had a lot of wheelspin. I then had to come back on the track from the kerb, and he was there unfortunately and I could not do anything.”

    ele, de slicks, teve que sair do trilho pra dar passagem, o que obviamente dificultou a vida dele.

    “Some of these guys when they lap you, they take the Mickey out of you,” he said. “They come and try to push you out of the way to get back on the racing line.”

    na formula 1 de hoje meio que exigem que o retardatario quase PARE pra dar passagem pros lideres. não acho que eles devam atrapalhar, mas essa exigencia de parar tudo pros lideres passagem é exagero. saudades do De Cesaris hehe

  10. E sobre a cobertura… Não seria o caso de pensar numa cobertura de Formula 1 também na TV Fechada, na qual teria mais “mobilidade” comercial para um pré/pós race? Na TV Aberta, o espaço está cada vez mais limitado, além de envolver acordos comerciais com outros programas da grade de transmissão.

  11. Esse tipo de ocorrência, envolvendo toques e furos de pneus, se agravou após o aumento na largura da asa dianteira. Os carros ficaram horrorosos. Qualquer disputa mais próxima entre pilotos acontece o toque e consequentemente o furo. Hamilton x Massa em Singapura/11 e Bruno Senna x Schumacaher no Brasil/11 são exemplos.

    • Lucas R disse:

      Penso o mesmo. Desde que a asa dianteira dos carros aumentou não se pode mais haver aproximações. Quando isso acontece lá se vai um pneu ou uma asa, quando não as duas coisas juntas.

  12. Maro disse:

    Então, onde está a Genialidade aclamada no ano passado? Acho que a imprensa exagera muio, assim como exagera nesse novo Gênio, assim como foi com o Koba-Mito..

  13. Petrus Portilho disse:

    Capelli, por acaso você não se lembra de 2010 quando o Vettel estava em pé de guerra com o Webber, meu é um Flash Back da sua personalidade quando a coisa não acontece do jeito que ele quer, Mimimi tradicional do Senna, Mansel, Prost, Alonso, Piquet, faz parte do “modus-operantis” de piloto campeão mundial, depois ele pede desculpas e fala que estava com a cabeça quente!

  14. Mauricio disse:

    E o Coulthard defendeu o indiano porque não gosta do Vettel desde que perdeu a vaga na Red Bull pra ele.

  15. Mauricio disse:

    Só não acho que o Karthikeyan fechou para a direita porque escorregou na zebra. Acho que ele virou à direita mesmo, e calculou mal a distância para Vettel.

  16. Al Unser Jr. (sou mais bebado que o Kimi kkkkkkkk) disse:

    1 – Acidente de corrida!
    2 – A cobertura da Globo é uma vergonha! Quem alguma vez viu a cobertura da Fox Sports (em espanhol), sabe que isso é o mínimo que se poderia esperar de uma cobertura descente!
    3 – A cobertura da Globo pode ainda ser pior! Não é Band?!?!

  17. Rodrigo Felix disse:

    Típico desse almofadinha q só foi campeão graças ao Petrov… é o q acontece qdo moleque brinca com coisa de adultos… Vettel, saindo de trás, nunca ganhou corrida, não sabe ultrapassar e é afobado (abrindo a guarda pra levar pedrada dos neo-pachecos alemães agora). Quero ver com carro ruim se ele dá a volta por cima.

  18. Carlos Pereira disse:

    Se um piloto do nível do David Coulthard, que conhece os acontecimentos dentro da pista, e também sob a asa da Red Bull, admite que a culpa não foi do Narain Kathikeyan, o que nós, pobre telespectadores podemos afirmar ??? Será que ele não tem um pouquinho de experiência a mais que nós, para afirmar os acontecimentos ??? São ocorrências normais de corrida. O alemãozinho precisa aprender perder.

  19. Murilo disse:

    Poxa, se o Narain tava com o carro instavel e havia outros carros passando por ele, custava desacelerar um pouco até estabilizar o carro e ae com seguraça voltar ao ritmo de corrida?

    Não mudei minha opinião: o indiano errou.
    E pra quem tá de fora, é muito facil achar que o Vettel exagerou.
    Mas ele tá batalhando pra pontuar com um carro que não é tão bom. E todo trabalho que ele fez durante o fim de semana é jogado fora por erro dos outros.

    Quem é que não lembra do Nelsão Piquet no GP de Hockenheim 1982?
    Liderando a corrida, vem o idiota do Salazar e estraga tudo. Deu no que deu.

  20. Patric disse:

    Pra mim o Vettel só ganha se largar na frente…

  21. Marques disse:

    Como dizia ano passado ainda acho que Vettel tem algo a provar. Em 2010 com o melho carro quase entregou a rapadura. Em 2011 passeou (mas tenho a sensação que seus pares fariam o mesmo com a mesma ou até mais tranquilidade). Mas sempre quis vê-lo na situação que se encontra hoje. Desde o incidente com Webber em 2010 passei a achá-lo um grande mimadão. Sempre que algo não saía do jeito que desejava, reclamava feito um bebê chorão. Continua assim. Pode melhorar? Claro, e provavelmente vai, mas nunca o considerei o gênio da lâmpada capaz de quebrar os records de Schumacher como parte da imprensa fez. Posso estar completamente errado, vamos como as coisas se desenrolam.

  22. Jr Cairo disse:

    Concordo, a cobertura da BBC pre race e pos e’ simplesmente sencacional!

  23. Lauro disse:

    De certa forma me lembra um certo piloto em 2011 que começou a cometer erros bobos e achar culpados quando o companheiro de equipe ganhou moral na “casa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>