MENU

1 de fevereiro de 2012 - 16:44Análises, Automobilismo, Novos carros

Jogo de aparências

A McLaren lançou hoje seu carro para a temporada de 2012, o MP4-27. Quer dizer… lançou e não lançou. Sim, houve uma cerimônia em Woking, transmitiram para o mundo todo via Internet (muito legal), entrevistas com pilotos, tudo como manda o figurino. Aí cai o pano e o que se vê? Um não-carro novo.

Tá, é o carro novo. Só que não, não é. O bico não é o que será utilizado na temporada, para não alertar os adversários. O aerofólio é o de 2011, para que os adversários não copiem as novidades. O difusor é fake, para que ninguém descubra as novidades que vêm por aí.

Em resumo: foi uma cerimônia de começo de temporada e só. Serve para mostrar as cores do carro (que não mudou), a dupla de pilotos (que não mudou), exibir os orgulhosos patrocinadores (que também não mudaram, entre os principais). Enfim, todo o frisson que um lançamento de carro provocava no passado hoje é apenas lembrança. O objetivo da cerimônia é chamar a atenção para a equipe, apresentar seu posicionamento para a temporada e descolar espaço na mídia. O carro fica em segundo plano.

Essa é a realidade, e não digo que isso seja necessariamente ruim. Mas que pelo menos deveriam mudar um pouco o foco da cerimônia. “Vodafone McLaren Mercedes 2012 Presentation” seria mais honesto que “MP4-27 Launch”. Afinal, não lançaram coisa nenhuma.

Tá bom, sem exageros, dá até pra ver uma coisa nova ou outra, mas em sua maioria, insignificantes. O importante mesmo ou está oculto sob a carenagem ou ainda não foi mostrado.

Mas o mais divertido de tudo foi a galhofa de Lewis Hamilton para cima de Felipe Massa. Citando o novo posicionamento dos retrovisores, alfinetou o brasileiro: “Felipe ficará feliz”. E todo mundo caiu na gargalhada.

Comentários do Facebook

comentários

9 comentários

  1. Bem vindo de volta, Capelli!!!

  2. Cyrillo Augusto disse:

    Desde o MP4-24 (2009) que a McLaren faz mudanças “sutis” de um ano para o outro.
    Mas acredito que eles não mostraram todas as cartas, assim como foi em 2011.

    Abraços Capelli, que bom que vc está de volta!

  3. Lucas R disse:

    Acredito que isso tenha sido apenas uma pequena amostra de como será o carro. O Button fez questão de exaltar nas entrevistas o fato do carro ser mais “bonito” e “elegante” do que os concorrentes a ponto de gerar protestos. Portanto, se for diferente, não deverá ser muito, mas certamente não haverá aquele “degrau” no nariz do carro, que deixou o visual bem estranho.

  4. O que esperar de uma equipe que já lançou um carro com show das Spice Girls?

  5. Fabio disse:

    Eita … 1 ano depois, no próximo ano volto para ver outro post.

    • Lucas R disse:

      Algo me dizia que o Capelli não iria aguentar ver as novidades dos carros de 2012 sem postar a opinião dele aqui. :D

      Assim que vi a notícia sobre a apresentação do novo carro da McLaren, logo me lembrei dos artigos postados aqui sobre os carros do ano passado. Fui olhar na minha lista de Feed RSS e não e que havia mesmo um novo post neste blog? hehehe

    • Capelli disse:

      Hehehe… Tô voltando. Mas o blog ainda está em fase de testes, por isso não divulguei ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>