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25 de fevereiro de 2012 - 12:59Análises, Automobilismo, Curiosidades, Novos carros

Carros da Fórmula 1 2012

Tudo bem que ainda faltam duas equipes, já que as nanicas Hispania e Marussia ainda não apresentaram seus novos carros. Mesmo assim, já dá para ter um panorama de como será a cara da Fórmula 1 em 2012. Fora a questão dos bicos ornitorrínticos, baionéticos, boto-róseos e crocodílicos que dominaram as atenções à primeira vista, dá para perceber vários detalhes interessantes nos carros colocando-os lado a lado, em ângulos parecidos. As traseiras minúsculas de Williams e Sauber, por exemplo, chamam a atenção, assim como a tomada de ar frontal da Ferrari, a mais diferente de todas.

Assim, publico abaixo uma série de imagens feitas pelos fotógrafos Paul Gilham e Mark Thompson, do Getty Images, durante os testes em Barcelona e Jerez, e aí vocês também vão dando pitacos sobre as diferenças e semelhanças entre eles. Só aviso de antemão que não é uma boa ideia tecer teorias sobre distâncias entre-eixos e coisas assim, porque os posicionamentos não são perfeitos e há, certamente, distorções de perspectiva.


Red Bull RB8


McLaren MP4/27


Ferrari F2012


Mercedes F1 W03


Lotus E20


Force India VJM05


Sauber C31


Toro Rosso STR7


Williams FW34


Caterham CT01

Comentários do Facebook

comentários

27 comentários

  1. jocivan disse:

    cade a mclaren q nao tem o bico eu acho q todos os carros tem q ser iguais.

  2. Voulembrar disse:

    Definitivamente, todas são diferentes. Isso mostra que existe mesmo concorrência entre elas na busca de soluções esse ano. Entretanto, quando alguma se destacar os carros irão ficando mais parecidos.

  3. Cristiano disse:

    Como tudo aí tem uma função, me parece que esse degrau na frente de todos exceto a McLaren deve ter uma função de aumentar a pressão na dianteira também, direcionar o ar ou coisa do gênero (como a tomada de ar da Red Bull na área). Pelo perfil da McLaren não vejo que seria assim tão necessário fazer esse desnível, por questão de regulamento simplesmente. No mais, muito bom esse post capelístico, todo ano eu tento montar algo assm para comparar os carros

  4. Lucas R disse:

    O site oficial da Fórmula 1 publicou uma ilustração comparando o bico da McLaren com o da Ferrari, incluindo as medidas oficiais:

    http://www.formula1.com/news/technical/2012/0/935.html

    Confesso que estava esperando para ver essa imagem desde o lançamento do MP4/27.

    O mesmo site também abordou o novo bico da Red Bull e seu “misterioso duto”:

    http://www.formula1.com/news/technical/2012/0/936.html

    O site afirma que existe a possibilidade dessa solução gerar alguma vantagem aerodinâmica – vindo de Adrian Newey eu não duvido nada. Se isso funcionar, a McLaren estaria em maus lençóis, pois as outras equipes poderão adapatar tal solução facilmente em seus carros. Já a equipe de Woking praticamente teria de refazer a frente do carro para que isso funcionasse.

  5. Mario Sérgio disse:

    Um fato curioso é que a Williams é a única equipe que poem o número do carro na lateral auhauhauha =P

    • Mario Sérgio disse:

      Olhando melhor, outras colocaram, só que com muito mais descrição.

    • Lucas R disse:

      As outras equipes – com exceção de Ferrari, Mercedes, Force India e Sauber – também colocaram o número na lateral.

      A McLaren, nos testes de Jerez apareceu com o número estampado num local pouco usual para a equipe: na lateral do bico do carro, na seção entre o eixo dianteiro e o radiador. Até o fim da temporada passada a equipe estampava o número na lateral da asa traseira do carro. No entanto, se a foto acima for dos testes de Barcelona, parece que a equipe resolveu voltar atrás e posicionar o número no local onde é de costume*.

      * Mais um assunto de “inutilidade pública” aqui no blog. Parece que o Capelli não é o único a se ligar nesses detalhes! :D

    • fabio disse:

      a toro rosso também pôs o numero na lateral

  6. eduardo h disse:

    espero que este ano tenha mais competitividade, pois ja está ficando chato, vamos ver se estes bicos de ornitorrinco vão fazer a diferença , ou é so mais uma esquisitice da f1

  7. Pedro disse:

    Vendo estes carros novos, a impressão que dá é que as partes foram “coladas” fora do encaixe… Argh!! As únicas que se salvam é Maclaren, Red Bull ( o desnível do bico é menos acentuado) e a Willians, por conta da pintura, que está muito bonita.

    Espero que em 2013 as equipes consigam alcançar uma solução mais harmônica….Ugh!

  8. R. CASAGRANDE disse:

    À primeira vista, parece que todo mundo teve um pouco de ousadia. McLaren e Mercedes não trouxeram tanta diferença, mas os carros mudaram bastante. A Williams está bem bonita. Lembra, um pouco, o carro vencedor dos tempos do Villeneuve. Pena que beleza não dá pontos nas corridas… E a Ferrari foi a que mais arriscou na aerodinâmica, mas parece que ainda não deu muito certo.

  9. jonnhy disse:

    aki nesse blog, num post chamado evoluçao da especie, tem uma foto frontal da mclaren e me parece que o bico do carro eh projetado para jogar o ar na entrada d ar acima da cabeça do piloto, e indo direto para o difusor,

  10. Fernando Fávero disse:

    Achei interessante a carenagem do motor da Williams perto dos braços de suspensão traseiros, nota se que ela “termina” logo após o A de ###SA e só tem uma ponta em cima.

  11. Junior disse:

    A Caterhan parece a mais grosseira na aerodinâmica. Já a Sauber a mais ousada, bem diferente, tendo inclusive as entradas de ar laterais parecidas com a Ferrari.

    E o que é aquela ponta do bico da Red Bull? Meio curvado para baixo, parece um bico de caturrita.

  12. Georgy Diniz disse:

    Parece que os carros investiram nos “recortes” da carroceria em busca de uma aerodinâmica perfeita…. cada qual ao seu jeito:

    (Nota: não sou engenheiro, não sou nerdmente aficcionado por F1, não conheço de nada e não to torcendo para ninguém ainda…. se ler e não gostar, paciência…. Mas pode me corrigir aonde errei, assim aprendo!)

    RBR >>> O carro ainda parece converter todo o fluxo de ar para a parte de trás…

    MCL >>> O carro mais suave: do início ao fim, sem nada bruto!

    FER >>> Lego não… Mas ainda acho que o filho do Massa desenhou algo parecido! Mas é ousado, pode ser que linhas retas dê mais DF no carro. Gostei da entrada de ar lateral…

    MER >>> Cópia da Red Bull na traseira, mas com mais recortes…

    LOT >>> Mais quadrada que a Mercedez, mas com uma procura interessante de fluxo de ar na traseira…

    FOR >>> Assemelha-se a Maclaren, mas com um pouco mais de recortes (cópia?).

    SAU >>> Do bico à tampa do motor: tentou ser 100% original. Acho que surpreende.

    TOR >>> Busca ser a Red Bull, mas com um “que” de Ferrari. Ficou mais quadrada, ousou menos.

    WIL >>> Conservadora: errou ano passado, quis fazer um carro de “meio-pelotão”. Só volta a arriscar no ano que vem…

    CAR >>> Parece perdida no projeto: bico maior, fluxo de ar embaixo do carro reduzido, início de recorte no motor mas sem ousar em nada, entradas de ar mais simples… Estranha…

  13. Neto disse:

    Realmente, só o carro da McLaren se salva no quesito aparência!

    • Lucas R disse:

      Já que estamos falando novamente em aparência, “reza a lenda” que a Marússia – que não é mais Virgin – deve utilizar um bico parecido com o da McLaren.

      Eu acho meio difícil, mas é esperar para ver.

      • Bertolo disse:

        Lucas, é bem possível que a Marussia apresente uma aerodinâmica (especialmente no bico) semelhante à da McLaren, pois o time nanico assinou uma parceria com a equipe inglesa…

        O Timo Glock já até insinou algo sobre isso…

  14. Fred Berli disse:

    Essa traseira “hyper-slim” da Williams deve ser por falta de grana pra terminar o carro…

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