MENU

16 de fevereiro de 2011 - 12:49História, Todos ri

Todos ri – A cabeçada de Mansell

Nigel Mansell sempre foi uma figuraça. Piloto vibrante e bravo – por vezes um tanto troglodita -, fora das pistas era um sujeito um tanto desengonçado e engraçado. Carismático, em muitos momentos acentuou o tom atrapalhado de sua personalidade. Embora sofresse mesmo de problemas de coluna – agravados depois da pancada que o tirou da briga pelo título em 1987 -, não raramente descia do carro mancando, ou quase desmaiando, ou só fazendo cara de coitado mesmo, ainda que não houvesse motivo algum para isso. Um pouco de teatro fazia parte da personalidade do Leão.

Mas o GP da Áustria de 1987 foi um tanto dolorido para Mansell. Bastante dolorido, eu diria. Na semana antes da prova, o inglês extraiu um de seus dentes do siso, o que o fez competir sob o efeito de fortes analgésicos. Mesmo assim, continuava reclamando de dores. A corrida, por si só, já começou com dores de cabeça. Mansell saía na primeira fila, ao lado do pole position, seu companheiro Nelson Piquet. Na largada, manteve a segunda posição, mas uma carambola no meio do grid interrompeu a prova e anulou a partida. Na segunda largada, teve problemas e seu carro mal arrancou. Teria abandonado a corrida ali, não fosse a sorte de um segundo acidente generalizado obrigar a interrupção da prova outra vez. O Leão, assim, pôde pegar o carro reserva e voltar para a pista, disputando assim a corrida que acabara de abandonar.

Na terceira e definitiva largada, arrancou mal e caiu para a quarta posição. Mas fez uma corrida memorável, recuperando posições, até ultrapassar Nelson Piquet na 20ª volta. O brasileiro tinha problema de pneus e hesitou ao encontrar retardatários. Mansell foi para cima e fez uma bela manobra, num curvão a quase 200km/h. Piquet precisou trocar de pneus e a corrida ficou livre para o Leão, uma bela vitória.

Mas grandes as dores de cabeça, literalmente, apareceriam no caminho para o pódio. Um carro aberto conduzia Mansell, Piquet e Teo Fabi. Os fãs gritavam seu nome e o atabalhoado inglês resolveu corresponder, levantando para acenar para o público. Não percebeu que o carro se aproximava de uma passarela de concreto e bateu forte com a cabeça, caindo dentro do carro. A cena, memorável, pode ser vista no vídeo abaixo.

No pódio, Mansell não parava de passar a mão na cabeça machucada. Na entrevista pós-corrida, uma cena histórica: com a habitual cara de coitado, aplica uma bolsa de gelo enquanto Reginaldo Leme se prepara para começar a gravar. Certamente, foi a vitória mais dolorida até hoje na Fórmula 1.

Comentários do Facebook

comentários

23 comentários

  1. Paulo Araujo disse:

    O Mansell fazia um draaaaaama, mas essa foi doida, mesmo.
    Eu pensei que era Todos Riem, ou tem trocadilho que eu passei lotado?

  2. Gisa Berret disse:

    RT @ivancapelli: Todos ri – A cabeçada de Mansell http://bit.ly/ey20V6

  3. Jorge Alain disse:

    RT @ivancapelli: Todos ri – A cabeçada de Mansell http://bit.ly/ey20V6

  4. Stephan, teria como postar essa foto ou dizer onde poso encontrá-la?

  5. Cristian May disse:

    RT @ivancapelli: Todos ri – A cabeçada de Mansell http://bit.ly/ey20V6

  6. Nikolas Spagnol de Oliveira disse:

    O Murray Walker botando o dedo na ferida e depois dizendo “sorry” também é foda…

    Piquet deve ter chegado em casa e se cagado de rir depois dessa.

  7. RafinhaDias disse:

    “úúúúú´, que cabeçada campeão” Mansell é mito. Post bom demais pra levantar o astral do vivente. :-)

  8. Eduardo Casola Filho disse:

    Esse é o leão! hehehe

  9. Stephan disse:

    Eu acho que tem MAIS UM engraçado com o Mansell. Fora em 1986 no Mexico. Pode até perguntar ao Regi. O Mansell trouxe TUDO importado com o maior medo de pegar um virus no Mexico. Este fora convidado pelo Murray Walker em ocasiao de seu aniversario para o Britsh Club. E la comeu o que aparentava ter MENOS de 1 cm2 de um Roastbeef e PUMBA! eis que este lhe pega uma caganeira das maiores. No dia seguinte, qualificaçao: naquela epoca os pneus aguentavam nao mais que 3 voltas rapidas. E o Mansell tinha do lado to carro, no chao, uma enorme seta que dizia “TOILET” e ele rumo ao banheiro com as pernas cruzadas. Eu tenho esta foto ai em algum canto.
    Na corrida ele arrancou e errou a marcha. Minha deduçao foi que ne hora de ele arrancar deve ter dado aquele “movimento estimacal” que o que lehe fez de dar um “aliviio” (como dizia Chico Anisio: cagou no bacno!”) e errou na marcha. Até hoje morro de rir ao lembrar deste lançe que agora compartilho com voces!

  10. Franco disse:

    Mansell era um ator. Canastrão, é verdade. Mas um puta piloto. Pior nem foi a pancada, mas sim o “xulap” do Fernando Vanucci.

  11. Eai Capelli blz??

    Que bom que se blog voltou a ativa… e estou gostando dos novos artigos…. gostaria de saber tambem se nossa parceria ainda continua…. como não achei uma area de contato no novo site vou encaminhar por aqui minha pergunta…. heuheuehe, por favor entre em contato comigo abraços…

    Sou o dono do blogsports.com.br

    Abraços!!!

  12. essa é clássica do Leão! RT @ivancapelli: Todos ri – A cabeçada de Mansell http://bit.ly/ey20V6

  13. Lendário Leão. Sou fã dele!! RT @ivancapelli: Lá no blog, todos ri de Nigel Mansell. http://bit.ly/f3hB7s

  14. RT @ivancapelli: Lá no blog, todos ri de Nigel Mansell. http://bit.ly/f3hB7s

  15. Danilo Santos disse:

    RT @ivancapelli: Lá no blog, todos ri de Nigel Mansell. http://bit.ly/f3hB7s

  16. E o Piquet nem tchum. hahahah. RT @ivancapelli: Lá no blog, todos ri de Nigel Mansell. http://bit.ly/f3hB7s

  17. Capelli disse:

    Lá no blog, todos ri de Nigel Mansell. http://bit.ly/f3hB7s

  18. Willians disse:

    Eu quero é saber o que foi que o Piquet, ao lado do Mansell, falou para ele quando houve a cabeçada (ou melhor: o que foi que o Piquet pensou em falar).

  19. Cléber Porto disse:

    “Schlap” é phoda…

  20. Maxwell disse:

    Esqueci o nome do narrador, mas ele é um tremendo de um idiota! Cada comentário imbecil… o pior de tudo é que ele fez escola.

  21. IAKirk disse:

    Engracado mesmo foi Murray Walker da BBC – foi entrevistar Mansell depois da corrida, e dessa pancada na cabeca, ai resolve perguntar aonde foi exatamente a pancada e sem querer mete o dedo no lugar, engracado demais. ops… sorry!

    http://www.youtube.com/watch?v=m1A0eXlcRn0

  22. Bruno Aleixo disse:

    O mais espetacular é a narração do Vannucci: “Puxa, que cabeçada em campeão” Ô Piquet, dá uma ajudinha pro Mansell aê!” Saudade dessa F1 mambembe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>