MENU

4 de fevereiro de 2011 - 13:21Análises, Automobilismo, Novos carros

Ousar para vencer

A McLaren, desde sua fundação, em 1966, nasceu para ganhar. Ainda que tenha passado por algumas fases ruins – principalmente no final dos anos 70, até ser vendida para Ron Dennis – sempre foi um time respeitado e temido na Fórmula 1. Mas a década de 2000 não foi assim tão prodigiosa para a equipe. Conquistou apenas um título mundial, com Hamilton, em 2008. Título de construtores, então, não se vê desde 1998.

Nos últimos anos, a equipe pecou pela irregularidade. Dominava em alguns circuitos, fazia corridas medonhas em outros. A precisão, atributo que sempre foi característica do time, parece ter ficado para trás. Detectando isso, os dirigentes perceberam que era hora de mudar.

A parceria com a Mercedes continua – ainda que os alemães tenham passado a focar suas atenções na própria equipe – e a dupla de pilotos com dois excelentes pilotos britânicos, os campeões do mundo Jenson Button e Lewis Hamilton, permanece. Dessa maneira, a McLaren decidiu inovar exatamente na construção do carro. O MP4-26, lançado hoje em Berlim, é o mais diferente da temporada. Ainda que não seja exatamente revolucionário é, no mínimo, ousado.

O MP4-26 e seu design diferente. Repare nas tomadas de ar, inéditas.
Foto: Divulgação/McLaren

Enquanto que as grandes novidades dos carros geralmente ficam escondidas, na nova McLaren dá pra ver muita coisa diferente. Tomada dupla de ar acima do cockpit, desenho praticamente invertido das tomadas laterais, linhas bastante destoantes daquilo que se viu até agora. E, se por fora tem tanta coisa nova, resta saber o que pode haver oculto sob a carenagem.

Com Red Bull e Ferrari, a McLaren deve formar o trio de ferro da temporada, talvez incomodados pela Mercedes. Mas é bom os adversários abrirem o olho. Das últimas vezes em que o time de Woking foi assim ousado – como em 1988, com o carro de perfil baixíssimo, ou 1998, com os dois pedais de freio posteriormente proibidos -, a concorrência só engoliu poeira.

Comentários do Facebook

comentários

10 comentários

  1. Lucas R disse:

    Eu não disse que os números 3 e 4 não fazem bem para a equipe? Os problemas já começaram:

    “Button e Hamilton mostram insatisfação com carro da equipe”: http://glo.bo/gQt4YN

  2. alexandre disse:

    Ola,

    Na verdade, a mclaren nao fez grande coisa nos ultimos 20 anos!!!

    Tem imagem de vencedora por conta dos anos 80. E só. Dos anos 90 pra ca titulos (de pilotos) em 91, 98, 99 e 2008. E na maioria dos anos em que nao venceu, nao chegou ao final brigando pelo titulo (excecoes: 2000, 2007 e numa escala menor, 2010)

    Abs!

  3. Lucas R disse:

    Belíssimo carro da McLaren como sempre.

    Uma coisa que me chamou a atenção foi a entrada de ar dupla em cima do cockpit, inspirada pela usada pela Mercedes GP na temporada passada.

    O novo regulamento proibiu o uso dessa entrada da maneira que era usada na Mercedes – na ocasião o “santo antônio” do carro se transformava em uma verdadeira lâmina que anularia a sua função de segurança em caso de capotamento – e a equipe alemã voltou atrás nessa temporada. No entanto a McLaren, numa interpretação melhor do regulamento, conseguiu usá-la de modo 100% legal nesse carro.

    Novamente a equipe usará os números 3 e 4. Lembro-me que na última vez que a ela teve esses números estampados na carenagem de seus carros – temporada de 2006 – os resultados foram muito abaixo do que se espera de uma equipe desse calibre: várias quebras e nenhuma vitória. Mas hoje os tempos são outros e esses dois números são mero detalhe.

  4. Marcelonso disse:

    Salve Capelli,

    O pessoal da McLaren teve a coragem de ousar. Esperamos que o carro corresponda na pista!

    Estamos sentindo falta ao lado dos blogs do leitores, afinal de contas, o seu foi a inspiração para muitos!

    grande abraço

  5. Eusebio Sachser disse:

    Parabéns pela reformulação do blog, um visual renovado e que dá gosto de acessar. Quanto ao carro da McLaren é um dos mais bonitos mesmo, juntamente com o da Mercedes. Abraço e sucesso sempre!

  6. Sem dúvida o carro mais legal da temporada até agora! #mclaren RT @ivancapelli: Ousar para vencer http://bit.ly/gkuL4o

  7. RT @f1brasil: McLaren: Ousar para vencer http://migre.me/3OyCI #f1

  8. Capelli disse:

    A nova McLaren, ousada para brigar pela vitória. No brógue: http://bit.ly/flZ0Dk

  9. Ousar para vencer:
    A McLaren, desde sua fundação, em 1966, nasceu para ganhar. Ainda que tenha passado por algu… http://bit.ly/hV2rnJ

  10. Quando vi as tomadas de ar em ‘L’ da McLaren hoje, lembrei imediatamente do terceiro aerofólio sob a carenagem do MP4/10, de 1995, um projeto que não pode ser classificado sem o emprego do termo “desastroso”. Naquele ano, contrataram o Mansell e se esqueceram de desenhar um cockpit no qual ele coubesse…
    Ao que parece, hoje em dia a turma de Woking não está tã desesperada assim. Os dois últimos modelos dos cromados se saíam bem em condições tilkeanas de corrida – grandes retas, freadas fortes -, mas patinavam na maioria dos outros autódromos. Será que o novo carro, além de fotogênico, se tornou mais versátil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>