MENU

15 de maio de 2010 - 10:42Análises, Box

Rapidinhas da classificação: Mônaco

- Na sexta prova da temporada, sexta pole da quase imbatível Red Bull. Mark Webber, que tem como característica principal fazer grandes classificações, manteve a regra e marcou sua terceira pole na temporada, a quarta na carreira.

- Uma pole importante e que, em Mônaco, representa boas chances de vitória. Nos últimos dez anos, cinco vezes o vencedor partiu da primeira posição na largada.

- A grande surpresa do treino ficou por conta de Robert Kubica, que fez uma classificação sensacional com a Renault. Andou o tempo todo entre os primeiros e, não fosse uma grande volta de Webber no final, teria ficado com a pole. Larga da primeira fila e deve fazer uma excelente corrida.

- Felipe Massa recuperou-se bem dos maus resultados das últimas provas. Vai sair em quarto lugar, embora tenha demonstrado que poderia brigar pela primeira fila. De toda forma, ficou claro que tem um bom carro para Mônaco e pode incomodar na prova amanhã.

Alonso bateu no treino da manhã e larga em último. (Foto: AP Photo/Claude Paris)

Alonso bateu no treino da manhã e larga em último. (Foto: AP Photo/Claude Paris)

- O mesmo, no entanto, não se pode dizer de Fernando Alonso. O espanhol bateu no terceiro treino livre e destruiu seu carro. Com isso, não pôde nem participar da classificação e vai largar dos boxes, em último. Numa pista na qual ultrapassagens são quase impossíveis, vai precisar de muito esforço para conseguir, talvez, um ou dois pontos.

- Sebastian Vettel marcou o terceiro melhor tempo com a Red Bull e parece estar sentindo o crescimento de Webber dentro da equipe. O alemão, que reinou absoluto no time no começo da temporada, não vem bem nas últimas corridas. Vamos ver o que poderá fazer em Mônaco.

- Numa pista em que o torque em saídas de curvas de baixa é bastante importante, os motores Mercedes não foram tão bem como nos circuitos mais velozes. As duas McLaren e as duas Mercedes saem na terceira e quarta filas. E Michael Schumacher, sétimo, voltou a apanhar de Nico Rosberg, sexto. Lewis Hamilton foi
melhor que Jenson Button e sai na quinta posição. O atual campeão não passou de oitavo.

- Quem mandou muito bem foi Rubens Barrichello. Pela terceira vez na temporada conseguiu levar a Williams ao Q3 e vai largar em nono. Nico Hulkenberg fez o 11º tempo.

- Lucas di Grassi e Bruno Senna, como de costume, vão largar lá da rabeira. Ainda sem o novo carro da Virgin, Lucas foi meio segundo mais lento que Timo Glock e sai em 21º. Logo atrás dele, Bruno e sua carroça espanhola fabricada na Itália. Pelo menos superou seu companheiro Karun Chandhok, lanterninha da classificação.

- Senna e Di Grassi não têm culpa de estarem andando lá atrás. Pagam o preço de terem aceitado correr em equipes estreantes. Com a proibição de treinos, a evolução do carro fica muito complicada e a tendência é que a Fórmula 1 siga repartida em duas divisões até o fim da temporada. O que é uma pena, já que a Virgin, por exemplo, demonstra ter muita capacidade – e dinheiro – para crescer. Diferentemente da Hispania, que eu acredito que talvez não consiga nem terminar a temporada.

- A corrida amanhã será longa e complicada, mas duvido que a vitória escape de quem larga das duas primeiras filas. Webber é favoritaço, mas Vettel pode incomodar se largar bem. Se saltar na frente na primeira curva, Kubica passa a ter boas chances tamém. E o caminho da vitória para Felipe Massa, creio eu, passa pelo infortúnio de um ou dois adversários à frente. O que em Mônaco, com seus guard-rails rentes ao traçado, é algo até provável.

- Dificilmente será uma prova emocionante, mas pelo menos dá para curtir uma bela paisagem durante a corrida. Pelo charme, beleza e pelo desafio, vale a pena acordar cedo amanhã.

GRID DE LARGADA – GP DE MÔNACO 2010

Comentários do Facebook

comentários

21 comentários

  1. alf disse:

    Por favor, Capelli! Coloque as rapidinhas do GP de Mônaco. Eu quero ver sua avaliação sobre a corrida.

    Valeu!

  2. alf disse:

    Por favor, Capelli! Coloque as rapidinhas do GP de Mônaco. Eu quero ver sua avaliação sobre a corrida.

  3. Jorge disse:

    Capelli, não sei se vai lhe interessar mas, como trabalho com previsões econômicas, resolvi tirar o final de semana para fazer um modelo de previsão para o campeonato de F1 (fiz um para o Brasileirão também).
    Como é um modelo do tipo série temporal, quanto mais dados houver, melhor serão os resultados, logo, a partir da metade da temporada, deve dar resultados melhores.
    O modelo de previsão foi baseado em 5 perspectivas. Primeiro, se a corrida é da fase européia ou não, se o circuito é de alta, média ou baixa velocidade, se a corrida foi sob chuva, a temperatura no dia da corrida (para separar em corridas com clima quente ou frio) e, por fim, o histórico de pontos do piloto, afinal, por mais independente que uma corrida seja da outra, não dá para aceitar que as chances de vitória do Bruno Senna sejam as mesmas do Felipe Massa.
    A previsão para o campeonato é, pela ordem: Mark Webber, Sebastian Vettel, Jenson Button, Fernando Alonso, Felipe Massa, Robert Kubica, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Adrian Sutil.
    Já para o GP da Turquia, a previsão é: Sebastian Vettel, Mark Webber, Jenson Button, Robert Kubica, Nico Rosberg, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov, Adrian Sutil e Jaime Alguersuari, com abandonos de Alonso e Schumacher, pelo histórico de ambos em pistas de mesma natureza.
    Bem, o modelo foi feito por diversão, mas segue um certo rigor metodológico. Quando o fiz para o campeonato brasileiro de 2008 (em 2009 não fiz por pura falta de tempo), acertei os 4 times da libertadores e 3 dos quatro rebaixados com 10 rodadas de antecedência.
    Se quiser ler mais sobre isto, fiz um post no http://esportesefinancas.blogspot.com/2010/05/previsao-f1-campeonato-e-gp-turquia.html.

  4. alf disse:

    Ih, Capelli… acho que esse post das Rapidinhas não sai hoje, só amanhã!

    Acelera de uma vez, Capelli!

  5. alf disse:

    Ih, Capelli… acho que esse post das Rapidinhas não sai hoje, só amanhã!

    Acelera, Capelli!

  6. alf disse:

    Um lembrete, Capelli:

    O povão tá esperando as rapidinhas da corrida. Bola pra frente, homem!

  7. alf disse:

    O povão tá esperando as rapidinhas da corrida, Capelli. Bola pra frente, homem!

  8. Jonas Martins disse:

    Se valesse dinheiro, apostaria que o resultado da corrida será o mesmo do treino… Ponto pro Webber, que sinceramente achava que estava se despedindo da F-1 esse ano sem fazer nada de relevante em sua carreira que começou na imortal Minardi, mas o cara tá mostrando que ainda tem muita lenha pra queimar…

  9. Vai ser Corridaça…!!!!

  10. João disse:

    Exagero dizer que o Schumacher apanhou do Rosberg.. 50 milésimos de diferença entre ambos.. e já agora é de referir que o Rosberg atrapalhou inadvertidamente o Schumi…

    Palmas, muitas palmas para Kubica. De longe o melhor piloto deste ano!

  11. ELF_TL72 disse:

    A corrida em si não traz emoção, porque a pista impossibilita ultrapassagens, então vai ser uma corrida de estratégia. Hora certa de pitstops, setup de pneus, rezar para acidentes não atrapalharem o planejamento, etc. Apesar de tudo, é sempre bom assistir a prova de Mônaco. Além da paisagem, a proliferação das câmeras on-board e os novos ângulos e recursos de filmagem têm dado uma cara nova para o GP.
    Como dá para ver o quanto é necessário ter braço para correr alí!

  12. Ludanis disse:

    Impressão minha ou o Alonso está parecendo o Hamilton de 2008…? É um piloto de primeira, mas corrida sim, corrida não, faz alguma burrada de principiante

  13. Oberdan Valle disse:

    RT @f1brasil: RT @ivancapelli: Pitacos da classificação em Mônaco lá no blog: http://bit.ly/9RRhGb #f1

  14. Pelo charme, beleza, desafio… e pela tradição! As corridas dificilmente são emocionantes (pra falar a verdade, como muitas outras etapas do calendário, em circuitos mais “modernos”), mas vencer em Mônaco é o êxito que todo piloto almeja. Em outras palavras, o mais legal é que sempre muita coisa está em jogo no Casino de Monte Carlo.

  15. arnold disse:

    o massa tem q aproveitar q o alonso ta la atras e se aproximar dele no campeonato….se ganhar ta no lucro!

  16. RT @ivancapelli: Pitacos da classificação em Mônaco lá no blog: http://bit.ly/9RRhGb #f1

  17. [...] This post was mentioned on Twitter by Capelli and Nelson Biagio Jr , Leonardo Pimenta. Leonardo Pimenta said: Rapidinhas da classificação: Mônaco http://bit.ly/9vRZGX #F1 [...]

  18. Rapidinhas da classificação: Mônaco http://bit.ly/db1arH #f1

  19. Capelli disse:

    Pitacos da classificação em Mônaco lá no blog: http://bit.ly/9RRhGb .

  20. Rapidinhas da classificação: Mônaco http://bit.ly/9vRZGX #F1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>