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4 de abril de 2010 - 8:06Análises, Box

Rapidinhas: GP da Malásia

- Pode não ter sido a corrida mais emocionante dos últimos anos, mas o GP da Malásia até que foi bom. Se na frente as Red Bull dispararam sem tomar conhecimento de ninguém, do segundo pelotão para trás a briga foi encarniçada. Principalmente entre as McLaren e Ferrari.

- Mas vou primeiro destacar quem mais merece. As Red Bull, finalmente, converteram o domínio em resultados. Se no Bahrein e na Austrália já tinha ficado claro que se tratava do melhor carro do campeonato até aqui, finalmente em Sepang chegou a vitória tão esperada.

Vettel ganhou a corrida na largada. (Foto: AP Photo/Mark Baker)

Vettel ganhou a corrida na largada.
(Foto: AP Photo/Mark Baker)

- Sebastian Vettel foi perfeito na largada, saltando do terceiro para o primeiro lugar na primeira curva. Conseguiu manter boa vantagem sobre seu companheiro Mark Webber e ganhou sem qualquer sobressalto. Perdeu a ponta apenas por duas voltas, enquanto o australiano não trocava pneus. Depois da troca, foi só controlar a diferença. A vantagem da Red Bull foi tão grande que seus carros mal apareceram na transmissão.

- Aliás, vale uma observação. Em três corridas até aqui, Sebastian Vettel é o único piloto que liderou todas as provas. E mais: andou em primeiro em 110 das 163 voltas disputadas, o que dá dois terços do GPs. Se considerarmos ainda que ele teve um problema mecânico logo cedo na Austrália, o domínio poderia ser ainda maior.

- Em terceiro, chegou Nico Rosberg com a Mercedes. O alemão foi outro que fez uma corrida segura, sem ameaçar ninguém, mas também sem quem lhe ameaçasse. Conseguiu o primeiro pódio na temporada e abriu larga vantagem sobre Michael Schumacher. Aquele que, por sinal, vem decepcionando.

- Não que Schumi tenha tido alguma culpa hoje. Uma porca de roda se soltou logo no começo e ele foi obrigado a deixar a prova muito cedo. Mas, de toda forma, não vinha bem. Saltou de oitavo para sexto na largada, muito pouco se comparado com o que fez Nico Rosberg, que vinha em terceiro com o mesmo carro.

- A briga boa, mesmo, ficou para o segundo pelotão. Depois da besteira da classificação, Ferrari e McLaren precisavam recuperar o tempo perdido e começaram a prova alucinadas, ultrapassando quem houvesse pela frente. Destaque para Lewis Hamilton, que foi fantástico nas manobras de ultrapassagem. Engoliu todo mundo e chegou até a andar em segundo lugar, antes de trocar pneus. Terminou em sexto, um ótimo resultado, considerando as circunstâncias.

Felipe, pela segunda prova consecutiva, bateu Alonso. (Foto: AP Photo/Lee Jin-man)

Felipe, pela segunda prova consecutiva, bateu Alonso.
(Foto: AP Photo/Lee Jin-man)

- Outro que foi muito bem foi Felipe Massa. Fez boa largada, saltando à frente de Button e Alonso, mas depois ficou um tanto hesitante atrás de Sebastian Buemi. Não conseguiu ultrapassar e só voltou a virar rápido depois que o suíço parou nos boxes. Mas, quando fez sua parada para troca de pneus, Felipe se transformou. Passou a virar volta rápida em cima de volta rápida, descontou 10s de desvantagem para Jenson Button – que tinha parado mais cedo e saído na frente – e ultrapassou o atual campeão do mundo com autoridade.

- Fernando Alonso, que vinha logo atrás, não teve a mesma competência. É certo que o espanhol sofria com um problema de câmbio, mas quando tentou passar Button, tomou um belo “xis”. Na segunda tentativa de ultrapassagem, a duas voltas do fim, vinha completando a manobra, até que seu motor falhou. Foi fumaça para todo lado e fim de prova.

- Boa notícia para Felipe Massa, que terminou a prova em sétimo e assumiu a liderança do campeonato. Jenson Button foi oitavo. Mas a classificação do mundial eu vou abordar mais adiante.

- Antes, faz-se necessária uma distinção a Adrian Sutil, da Force India. Que corrida! Veloz e sem cometer seus habituais erros por afobação, marcou um excepcional quinto lugar. Robert Kubica, quarto com a Renault, também foi muito bem.

- E o mais surpreendente destaque da prova foi Jaime Alguersuari, da Toro Rosso. Fez corrida de gente grande, defendendo-se de Felipe Massa, fazendo ultrapassagens arrojadas (uma delas por fora) e terminando na nona posição. Marcou os primeiros pontos da carreira, merecidamente.

- Para os demais brasileiros, um certo ar de conquista. Tanto Lucas di Grassi quanto Bruno Senna conseguiram terminar a prova, um feito para quem tem equipamentos tão frágeis. Bruno, no entanto, levou um toco de Karun Chandhok, que lhe deu quase uma volta. Entretanto, isso é o menos importante agora.

- Já Rubens Barrichello não foi nada bem. Deixou o motor morrer na largada, como já ocorrera duas vezes no ano passado, e acabou despencando para as últimas posições. Tentou uma corrida de recuperação, mas a Williams não lhe permitia muita coisa mesmo. Chegou em 12º, contra 10º de seu companheiro Hulkenberg. Levou uma bela ultrapassagem de Sebastien Buemi e ficou gesticulando no carro, como reclamação. Não entendi os motivos. Assim como achei de mau gosto dizer para a televisão, ainda que de brincadeira, que seu carro é uma porcaria. Com 200 anos de F1, já deveria ter aprendido o que se deve e o que não se deve dizer com um microfone aberto.

- Coisas curiosas acontecem na F1. Quando a FIA modifica o sistema de pontuação justamente para valorizar a vitória, depois de três corridas o líder do campeonato é aquele que não venceu: Felipe Massa. O brasileiro tem 39 pontos, contra 37 de Alonso e Vettel, seguidos por Button e Rosberg, com 35. Hamilton tem 31 e Kubica, 30. Menos de 10 pontos (um quinto lugar) separam o primeiro do sétimo. É uma bela disputa.

- Mesmo assim, aplaudo o novo sistema. Vettel, ainda que com os problemas enfrentados nas primeiras etapas, já é o segundo, bem perto do líder. O que reflete bem a realidade das pistas.

- A Red Bull parece ser mesmo o carro a ser batido, porém as besteiras de McLaren e Ferrari na classificação tornaram as coisas mais fáceis para eles em Sepang. Numa situação normal de corrida, acho que os seis carros brigarão por vitória, muito próximos. Está pintando um ótimo campeonato.

RESULTADO DO GP DA MALÁSIA

Comentários do Facebook

comentários

155 comentários

  1. Marcel disse:

    Para mim existe 5 pilotos ponta: Alonso, Vettel, Hamilton, Kubica, Rosberg. Os demais estão tecnicamente abaixo, apesar de nem todos serem incompetentes.

    • João disse:

      Ainda vão ver o Schumacher a dar espetáculo….
      e não desvalorizem o Massa.. se alguém pensa que o alonso o vai superar largamente (se é que o vai superar mesmo..) podem esperar sentados..

  2. Renato Cury Pucci disse:

    O que fez o Hamilton é um absurdo, como que as equipes não quebraram tudo para desclassificar ele, já que nao teve drive tru durante a corrrida. E agora? Todos vão poder fazer zig-zag na pista para nao tomar ultrapassagem? Agora não sou eu que vou resolver isso, é uma palhaçada, dá vontade de nem assistir mais essa F1 bandida e comprada.

    • Jonas Martins disse:

      Cara, existe um site chamado youtube. Neste site você encontra vídeos de diversas categorias e assuntos. Lá, você pesquisa por Formula 1, e coloca 1970 ou 1980 também na pesquisa, e aí você vai descobrir um mundo novo. Um mundo de ultrapassagens, de fechadas, de batidas, de acidentes, mas principalmente, de competitividade, de real disputas por posição na pista. Um mundo onde trocar pneus em 4 segundos era desnecessário, pois era só correr na pista que dava pra chegar em quem quisesse. Um mundo onde não haviam estratégias, nem computadores, nem volantes com 27 botões. Esse mundo chamava-se Formula 1, isso que vemos hoje devia ter outro nome mesmo, se submeter ao que se submete hoje faz essa F-1 ser bandida e comprada pelo simples fato de existir.

  3. A melhor ilustração da semana http://ow.ly/1vo9h Quem viu sabe porque!

  4. do Pandeiro disse:

    Oi Capelli. Não quero, nem pretendo, ser o dono da verdade. Mas acho que já passou da hora de nós, brasileiros, passarmos a assistir as corridas de F-1 como se assistissemos a partidas de futebol, com o nosso time do coração em campo. Aliás, sobre esse assunto, ouvi um dia uma frase célebre de um comentarista, italiano de nascimento e na época do Sportv, cujo nome não me lembro agora, que disse: “quem assiste a um jogo de futebol torcendo pra um time, vê apenas metade do jogo”. Eu, por exemplo, fui forçado a aprender isso, já que, infelizmente, torço para o Palmeiras. Nosso grande problema é que hoje em dia, vemos as corridas como se apenas os pilotos brasileiros estivessem pilotando. E o pior é que eles nunca cometem erros, são sempre as equipes as culpadas pelos seus problemas. Exemplos: o Rubens sempre se afoba na hora das largadas(a história demonstra isso) e não raro deixa o carro morrer. E nossa imprensa, muitas vezes até corroborada por ele, sempre tem uma explicação para o fato, transferindo a responsabilidade para o motor, para a embreagem, para a rebimboca da parafuseta, ou algo do gênero. Mas nunca admitimos que só ele, e apenas ele, Rubens, tem esse problema. Dúvidas? Qual outro piloto, nas últimas temporadas, deixou isso acontecer? Aqui merece outro comentário, desta vez de Nelson Piquet, sobre o Ayrton Senna: “hoje vejo muitos pilotos, dito habilidosos. Podem até ser. Mas queria ver esses caras dentro de uma Lotus, como o Senna em 87. Na largada, se acelerasse pouco o carro morria. Se acelerasse muito, o motor iria para o espaço.” Não que eu torça pra um ou pra outro, isso pouca diferença faz. Outro exemplo de como somos ludibriados pela nossa imprensa: na temporada de 2008, ficamos o ano inteiro ouvindo que a Ferrari sempre aprontou com o Massa, deixando o piloto na mão. Ora, se a equipe aprontou, não foi apenas com um, mas com os dois pilotos. Menos mal que o Massa parece não sofrer do mesmo mal, e não se deixar influenciar por essa onda verde-amarela que predomina nas transmissoes das corridas. Quer um último exemplo de bobagens de nossa imprensa: pra quê, pelo amor de Deus, ficar falando o tempo inteiro do placar das largadas, quem largou mais vezes na frente do companheiro de equipe? Ao que me lembre, embora não tenha “trinta e cinco anos de história do circo”, nenhum piloto ganha corridas ou campeonatos, nem mesmo pontos, por largar na frente do companheiro. Fica, por fim, meu apelo para que assistamos simplesmente às corridas. Se ganhar o Massa, ótimo. Se não ganhar, que não fiquemos imaginando coisas nem conspirações para prejudicá-lo. O tempo em que só o talento, por si só, ganhava corridas, ficou para trás. Infelizmente…

    • Onyas disse:

      O problema, na minha opinião, é que as transmissões não são feitas para nós, que gostamos de automobilismo e não compactuamos com esse ufanismo barato – mesmo que no fundo a gente torça pelos brasileiros. As transmissões são feita para um público em geral, que precisa de uma desculpa para ficar duas horas vendos “os carrinhos dando voltas”. Convenhamos, para quem não curte automobilismo as corridas são um saco. Mas é para eles que a transmissão é feita… infelizmente.

    • Jonas Martins disse:

      Até que enfim alguém com bom senso aqui! Eu já tentei dizer isso várias vezes nesse blog, o Capelli já tentou dizer isso aqui nesse blog, mas a pachecada é f-o-d-a!

  5. JP disse:

    A corrida foi muito boa,agora este carro da Willans é muito ruim.nem lembra a grande equipe que foi.é a equipe grande que quer ser pequena.é Rubens Barrichello,você e seu companheiro Hulkenberg vão penar muito com esta Willans motor de geladeira.

  6. Roberto Magno disse:

    A corrida foi boa so tenho a comentar o seguinte:
    Se a willans não melhorar seus carros, vai continuar a saborear derrotas, pois os carros não andam.

  7. B Fonseca disse:

    O que é um absurdo, é o Hamilton não ser PUNIDO por mais uma FALCATRUA dele. Quando ficou mudando de lado várias vezes para defender da ultrapassagem que o Pedrov estava por fazer.
    Ele teria que ser punido sim com um drive tur e com isso, o Felipe Massa ganharia mais uma posição e mais pontos.
    POR QUE O HAMILTON NÃO FOI PUNIDO? Só recebeu uma simples advertência.
    Isso é ROUBO!

    • Jonas Martins disse:

      Cara, me desculpe, mas roubo é ter de fazer um “drive tur”… E isso não é roubo, pelo menos não vi o Hamilton empunhando nenhum tipo de arma de fogo e apontando para a direção da prova, bradando aos sete ventos “perdeu playboy, me pune que eu te apago!”. Essa F-1 cheia de regras e não-me-toques que é um abuso, que descaracteriza o esporte, que mancha a história do esporte a motor. O Petrov optou por seguir o Hamilton na reta, se ele tivesse ficado na dele, aí sim, poderíamos dizer que houve uma fechada ou algo assim, mas o Petrov não tomou nenhuma iniciativa, apenas seguiu o campeão, aliás, esperto demais, já que estava atrás do melhor piloto da temporada.

      • Adriano Santi disse:

        Primeiro, é drive-through. Segundo, Hamilton deveria ser punido, sim. Tá, não é motivo pra tanta indignação quanto a do colega ali de cima, mas como diria o Arnaldo, a regra é clara. Era caso ou pra drive-through ou pra perder 10 segundos no resultado final.

    • mau disse:

      q facaltrua rapa o cara ta a 350 qilometros querebod mostrar servico e rtu vem com besteira so pode ser brasilerio puts meu please na opina aprenda leia e veja as coisas mude canal assista espn leia floha de nova york saia desde mudinho cahamdo brasil e cresa tu acha q pilotos estao preocupados ocm isto ou quilo
      puts meu to com vergonha de ser brasilrio

      so diz bobbagens

  8. Alexandre Pires disse:

    Capelli, sei que é chover no molhado, mas acho que o sistema de pontuação merecia um post exclusivo, discutindo as distorções que podem haver com isso.
    Na minha opinião, o sistema de 2003 e o de 2010 são falhos. Primeiro, premiam muitos carros, logo, ficar fora dos pontos deixa de fazer parte do jogo. Segundo, um carro que termina na frente não garante o campeonato de construtores, pois se outra equipe colocar seus dois carros imediatamente atrás daquele esta equipe fará mais pontos. Terceiro, não há carros suficientes para premiar os dez mais bem colocados. Nesta corrida apenas 11 carros terminaram dentro da mesma volta. A FIA forçou a mão.
    Acho que preferia um sistema de pontuação à moda antiga com três no pódio e seis nos pontos. Estilizando um pouco, é como se o pódio premiasse os três melhores pilotos e os pontos premiassem os seis melhores carros.
    A meu ver, a classificação atual não reflete o campeonato, para mim, a ordem do campeonato seria esta (o que seria obtido aproximadamente com o sistema de pontutação de 1991):
    Pilotos:
    01. Alonso (13)
    02. Vettel (13)
    03. Button (10)
    04. Massa (10)
    05. Kubica (9)
    06. Rosberg (8)
    07. Webber (6)
    08. Hamilton (6)
    09. Sutil (2)
    10. Schumacher (1)

    CONSTRUTORES:
    01. Ferrari (23)
    02. RedBull (19)
    03. McLaren (16)
    04. Renault (9)
    05. Mercedes (9)
    06. ForceIndia (2)

    (Notem que em um hipotético campeonato de motores, o motor Renault estaria à frente dos outros, enquanto que hoje o motor Mercedes está disparado na frente, o que sabemos que não reflete a realidade atual.)

    Em resumo, tomara que o Todd mude isso… Não gosto totalmente do sistema de 1991. Acho que a principal falha é que uma equipe que consiga a 5. colocação (2) e a 4. colocação (3) fará mais pontos que uma equipe que coloque apenas um carro na 3. colocação (4), ou seja, um construtor que não foi capaz de chegar no pódio (ou à frente de outro construtor) terá feito 5 pontos enquanto que o outro que chegou na frente terá feito 4 pontos. Evidentemente, esse tipo de distorção (se assim for visto) só pode ser anulado com um sistema de classificação nessa ordem:
    01-02-03-05-08-13
    O que também influenciaria o campeonato de pilotos, por exemplo, a 2. e a 3. colocações do Massa equivaleriam a uma 1. colocação, mas não a ultrapassariam e o Massa ficaria abaixo por não ter vitórias.
    Abraços

  9. Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

    Parece que não era só lorota ou ufanismo do Galvão Bueno, pois o Felipe Motta disse na Jovem Pan em 05 de abril: “Felipe Massa está próximo de renovar seu contrato com a Ferrari: acordo deve ser de longa duração”.

  10. João Carlos disse:

    Estranha a posição de alguns. O Alonso é um grande piloto mas o Massa tambem, esqueceram que com shumi, ele ganhou 3 corridas em 2006. 07 não foi campeão por erros de equipe e 08 foi só cagada da ferrari. A briga dos 2 vai ser boa mas o Massa é mais rapido e tão constante qto o Alonso. Palhaçada é o Bruno Senna na F1, nunca ganhou nada em monoposto, nem corrida de rolimã. Deve-se esta pasmaceira, em parte, ao titio Galvão Bueno e a nossa triste imprensa estupida que confunde as coisas, daí, a arrumar um patrocínio, é mais facil, concorda?? Afinal, quando a Globo vai aposentar o Galvão?? Eu, particularmente, desligo o audio das transmissões, acompanho pelo twitter e f1.com. Parabens pelo blog.

    • Adriano Santi disse:

      Se apoio do Galvão e da Globo conseguisse vaga em F1, Popó e Cacá seriam a dupla da McLaren…

      • João Carlos disse:

        Engano seu. Só o comprometimento de mostrar o carro e entrevistar o piloto alavanca patrocinio, e isso garante vaga.

        • Adriano Santi disse:

          Quem mostra o carro é a FOM… vai reclamar com o tio Bernie então. Ou você acha que é só a Globo que tem interesse na volta do nome Senna à F1?

          Em tempo, Bruno tem talento sim. Foi vice-campeão da GP2 em um ano bem competitivo. Pra quem parou a carreira por 10 anos tá bom demais.

    • Marcos Gonçalves disse:

      O Bruno Senna venceu, dentre outras provas, Mônaco na GP2. Tá maluco rapaz? O cara não pode ficar uma corrida atrás do companheiro que já é considerado uma merda?

    • Roberto Magno disse:

      ESTRANHA é a sua posição comparando Alonso e Massa com Senna. Os dois são grandes pilotos, mas começaram tambem em equipes pequenas (Alonso na MINARDI e MASSA na SAUBER) porem estas equipes já tinham experiencia na F1.
      Quando voce fala: Palhaçada é o Bruno Senna na F1, nunca ganhou nada em monoposto, nem corrida de rolimã. DISCORDO Plenamente pois ele foi Vice na GP2 e ganhando algumas corridas, está na F1 por merecimento, e o azar é que, com uma equipe iniciante, sem experiencia etc, vamos ver o que acontece vc não acha?
      Com relação ao GB da RGT,quando ele se aposentar, pode ficar com ele de presente pois voces se merecem.

  11. Gustavo F. Teixeira disse:

    Amigos, vou apontar algo diverso: a Renault parece estar evoluindo e o ótimo Robert Kubica ainda pode ser o atrevido penetra no Clubinho da RBR, Mac Laren e Ferrari. Sobre o Massa, acho que ele tem reservas para evoluir ao longo da temporada. E o Hamilton apesar da manobra ilegal e arriscada à frente de um abusado Petrov deu um show de ultrapassagens, espetáculo que justifica o esporte.
    Abraços
    Gustavo Teixeira

    • Adriano Santi disse:

      O carro da Renault realmente parece ser bem nascido. Deve melhorar bastante depois dos upgrades aerodinâmicos que virão para o GP da Espanha. Petrov já mostrou que é talentoso, mas ainda um tanto afobado.

  12. Cléber Porto disse:

    A classificação, se fosse no sistema antigo, teria poucas mudanças. Estaria assim, hoje:
    1) Massa, 16
    2) Alonso e Vettel, 15
    4) Rosberg, 14
    5) Button e Kubica, 13
    7) Hamilton, 12
    8) Webber, 9

  13. #f1 #Show de corrida! os bons tempos estão voltando! http://tinyurl.com/yjpah5a

  14. tauryno zzr disse:

    Na atualidade, me desculpem, mas o Alonso eh o melhor piloto. Com um carro com problemas desde o inicio da corrida ele ainda conseguiu chegar no Button. Se passasse o Button, ele chegaria no Massa mas, com problema no cambio, fica dificil para qualquer um. Boa sorte para o Massa, pois ele ira precisar.

    • Douglas Hudson disse:

      O Melhor piloto da Fórmula 1 se chama:Lewis Hamilton

      • Getulio Goncalves disse:

        Concordo com voce. O Hamiltom é o melhor da F1, mas para o G Bueno é o pior. Tentou passar o Alonso na Australia, foi atropelado pelo Weber e foi criticado pelo G Bueno. Nenhuma palavra contra o Weber. O Alonso tentou ultrapassar o Buton e estourou o propulsor. Nenhuma critica do Bueno, mas se fosse o Hamiltom… Que era um craque qdo estreou, mas desde que venceu o Massa em 2008 a opinião do Galvao mudou muito. O Hamiltom é melhor, pois é unico que tenta algo diferente “ultrapassagens”, não é retranqueiro. Lembram do GP da Belgica de 2008? ele poderia muito bem ficar na posicao que estava sem arriscar, mas ele foi pra cima do geladeira Raikonem, arricou e passou, pena que deram a vitoria para a Ferrari. O Reginaldo discorda do Galvao, mas as vezes fica com medo de falar. O homem monopoliza tudo. Acho que os aplausos que recebeu aqui no maranhao na estrei do Luxa lhe subiram a cabeça e desde então parou de narrar.

    • Rommel disse:

      Depende do problema de câmbio que ele tinha, pois nem o Super Homem conseguiria virar rápido daquele jeito após a troca de pneus. Pelo barulho parecia apenas que estava faltando o punta taco mais todas as marchas entravam normal. Quanto ao melhor, também acho o Lewis Hamilton melhor que o Alonso. As vezes faz besteira mas já mostrou que arrebenta quando larga atrás e na frente.

    • mau disse:

      bom todoso s oanos vejo a mesma coisa piloto bom melhor e tudo essa besterias o laonso e bom todos sao bons duvido q meros moratas como nos setrmso nestesa carros e sequer ligamos ele para mim a pilotos feras aqiels q se destacam dlos outors por isso di go q o shumi e o melhor ainda veja bem o cara a tres anos avastado pega um carro totalmente diferente dqauilo q era acustumado e ainda faz calsificacao comentado o carro isto ou aquilo deixa ele pegar o jeito e vcs verao o q o cara pode fazer acho q hoje infelismente o q faz a diferenca sao os carros e nao os pilotos quem q mark weeber e vettel so estao ai porque saos carros bons mas veja kubica massa alonso button hamilton rosebeg com carrso inferiores mordendo tudo e p propoi runbens e shumi deixa rolar esta coisa de comentar f1 da virando um sopa

      • ELF_TL72 disse:

        Pera aí: o “Laonso” não é morata? Laonso Morata é algum piloto nipo-africano?
        O Schumacher foi avastado e fez calsificação? Quebrou algum osso assistindo Avatar e está esperando ele calcificar, é isso?
        E o que que o Runbens está querendo fazer mordendo a sopa de shumi? O que é shumi? Um prato japonês novo?
        Dá para desenhar da próxima vez?

  15. ELF_TL72 disse:

    Se for verdade aquilo que a Globo informou, que o Alonso chegou na Ferrari, pediu para ter um volante igual ao da Renault, tirando 7 dos 30 botões, pedindo para trazer o volante mais para perto do corpo, sendo atendido em tudo, então não resta dúvidas de quem é o 1º e quem é o 2º piloto.
    Ninguém chega numa empresa, recem contratado, manda mudar um monte de coisas no trabalho, sendo atendido de pronto, afetando os colegas que já estão lá, sem ser considerado o nº1 do local.
    Será que perguntarm para o Massa se ele queria essas mudanças? Se aceitou foi muito ingênuo. Se ele já estava acostumado com o equipamento, devia ter batido o pé, exigindo a manutenção, e o Alonso que se adaptasse.
    Uma dúvida: não foi em 2007 que o Alonso teve que decidir o campeonato com um motor meia boca e se deu mal? A impressão que eu tenho é que o estilo dele abusa do propulsor. Se continuar assim, vai faltar para o fim de novo…

    • Leo Milhomem disse:

      Minha nossa….. O cara é só o melhor piloto da atualidade… BI-CAMPEÃO do mundo!!!
      Se eu contrato um cara desse, irei contrata-lo para ele ser campeão…. qual o problema nisso?

      O Massa tem anos de Ferrari e já está acostumado com tudo isso. O Alonso não, cada um tem a sua equipe para proporcionar e extrair o máximo do estilo de pilotagem de qualquer um.

      Agora nunca vi o Massa chorando por nada desses assuntos “bestinhas”, por que os outros tem q derrubar as lágrimas por ele?

      • Jonas Martins disse:

        O Alonso pediu para mudar o volante do carro DELE, e não dos dois carros da Ferrari. Foi apenas uma maneira dele se adaptar melhor ao trabalho, nada demais…

        • Adriano Santi disse:

          Ao que me parece, o volante de ambos é igual… e não parece ter afetado em nada a habilidade de Massa andar rápido. O Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, não cansa de repetir que não há jogo de equipe na Ferrari, só quando apenas um dos pilotos tiver chance no mundial isso pode ocorrer. Tem sido assim desde o fim da era Schumacher, porque seria diferente agora?

      • ELF_TL72 disse:

        Vou partir do pressuposto de que me expressei tão mal ao ponto de deixar vc com uma raiva digna de alguém que parece saído de uma organizada de futebol.
        O que eu quis dizer é que o Alonso chegou na Ferrari com prestígio de 1º piloto. Fez exigências e foi atendido.
        Como na F1 já faz tempo que piloto bonzinho não ganha campeonato, fiquei imaginando qual foi a postura do Massa nessa situação. Se a Ferrari não perguntou para ele se aceitava as mudanças, então Alonso tem sim mais prestígio do que o Massa, memsmo com tantos anos de casa.
        Se perguntou e ele aceitou, perdeu uma chance de demarcar território. Senna vetou pilotos como Warrick e Brundle. Piquet rachou a Williams para enfrentar Mansell. Button quase se deu mal quando a Brawn mudou para os freios que agradavam o Rubinho. A F1 está cheia de exemplos de campeões que tiveram que se impor dentro da própria equipe. Se este não é o estilo do Massa, paciência, mas é difícil ser campeão sem ser ao menos um pouco canalha.
        Será que se a situação fosse inversa, com Alonso já na Ferrari e o Massa chegando pedindo para passar de 27 para 30 botões no volante, o Alonso ia aceitar numa boa?
        E não creio que seja tecnica e economicamente viável ter um arranjo para cada piloto.
        Estou longe de chorar seja lá por quem for. Só fiz uma observação com base num fato divulgado. Vc pode não concordar, mas não vejo outras variáveis para a situação. Ou ele foi tratado como coadjuvante, ou não se impôs. Resta saber se no futuro isso vai ou não prejudicá-lo. A história da F1 diz que sim. Vamos ver se ele consegue mudar esta escrita.

        • João Carlos disse:

          O Massa é quieto, politicamnte correto e um grande piloto. O que se confunde, as vezes, é que ele não tem CARISMA, ID. Nem todos tem. Vamos lembrar Keke, Jones, Hill, Piquet, grandes pilotos sem carisma. ID aparece às pessoas de forma que não questionam a lógica (vide Lula, Hitler, Napoleão, Chavez, Fidel…) é igual no esporte. O Massa pode ganhar 10 campeonatos que vai ser questionado. O Senna era um grande piloto com um puta carisma. Mas ele não foi melhor que Prost, Lauda, Piquet, Emerson…, na melhor das hipoteses, se equivalem. Outro que era um porra louca mas todos gostavam era p Mansel. nunca foi grande piloto mas tinha carisma. É dificil ver isso, diferenciar, tem que analisar friamente, sem paixões.

      • mau disse:

        QUE MELHOR DA ATUALIDADE NADA PILOTP DA ATUSLIDAS SAO ALNSO kubica roserb o propio massa po meu q melhor ja esqueeu shumi o cara tem 7 titulos ta entrad dde novo depois de 3 anos fram em em adptacao com este carros nvos poxa e tem o outros po deixa de babar um cvara q nem tu conhce pra mim todoas soa bons prara guiar estes bolidos../

      • Leonardo Borges disse:

        Verdade , a meta de ferrari é ganhar , e se pra um de seus pilotos seja necessario mudar o volante , ela fara , afinal se voce mando o cara pilotar e da pra ele um carro tudo errado não faz sentido algumn>>

    • Douglas Hudson disse:

      É por isso que eu odeio o Alonso

  16. Carlos Colangelo disse:

    Será que a gente viu a mesma corrida? “Alonso não teve a mesma competência para ultrapassar Button…” Não é questão de competência, é questão de condições… Pelo o que eu saiba, o Alonso ficou sem embreagem a corrida toda (veja o blog do Fábio Seixas) e ainda assim andava no ritmo do Massa…

    Na verdade, essa liderança do Massa é de faz de conta… Dêem mais duas corridas sem problemas pra Red Bull, e o Vettel já será o líder do campeonato com sobras…

    O que me intriga é o ritmo de corrida do Massa… Na Austrália era meio segundo mais lento que o Alonso, e nessa corrida, mesmo com o Alonso sem embreagem (!!) ele não conseguiu ser mais rápido que o Espanhol…

    Sds,

    Carlos

    • Aless@ndro disse:

      Massa ficou preso por um certo espaço de tempo atrás do Button, enquanto Alonso teve pista livre para chegar. Depois que Massa superou Button, foi só abrindo vantagem em cima de Button e Alonso, que ficou preso e não conseguia se livrar, mesmo com pneus novos e macios, recem saídos do pit stop.

  17. Esteban disse:

    Uma vergonha a FIA não ter punido o Hamilton, no mínimo com um drive-through.

    O cara mudou de direção 4 vezes. Isso é absurdo.

    Se fosse o contrário talvez o Petrov levasse até uma bandeira preta.

    O inglês se mostra mais uma vez ter uma conduta duvidosa: dentro e fora das pistas.

    Pior ainda a FIA que não fez nada. (a advertência que foi aplicada é ridícula. Na prática igual a não punição).

  18. João disse:

    O grande problema do Schumacher (além de 3 anos parado!! Parece que ninguém se lembra disso…) é que estes carros (especialmente o Mercedes, coisa que o próprio Rosberg também afirma..) fogem muito de frente (pneus muito estreitos à frente).. muito understeer.. e quem acompanha o fenómeno da F1 certamente sabe que o MS sempre conduziu o carro a fugir de traseira, oversteer.. isto não é um pormenor sem importância, afinal de contas é o modo como o piloto gosta e sabe conduzir… querer desvalorizar isto é ser intelectualmente desonesto.. mas dito isto acho que o Schumacher tem que rapidamente aumentar o seu nível de condução. Mas também sejamos sérios, ele está perto do Rosberg em termos de velocidade (está atrás mas perto) foram contigências nestas duas últimas corridas que o impediram de estar mais perto do companheiro de equipa (continuaria atrás, é certo)

    Mas se acham que ficar perto do Nico Rosberg (um dos pilotos mais rápidos do grid) depois de 3 anos de reforma e com carros completamente diferentes é mau… então gostava de saber se vocês acham o mundo da F1 fácil.. porque só assim daria para explicar a possibilidade de o Schumacher voltar e deixar todo o mundo para trás…
    Se quiserem podem pensar no caso do Mansell.. deixou a F1 em 92 como campeão.. manteve-se activo na Formula Indy (inclusivamente foi campeão em 93) e voltou em 94 à F1, no melhor carro e.. foi cilindrado pelo Damon Hill.. e naquele ano havia a possibilidade de se fazerem muitos testes, coisa que este ano não há…

    Acho que é necessário ser minimamente honesto e compreender o que se passa aqui… não acho que o Schumacher esteja a fazer um super trabalho mas também não está a ser mau… vida real o Schumacher não poderia estar a fazer muito melhor.. esta é a realidade..

    • ELF_TL72 disse:

      Isso é verdade. A Benetton foi a pioneira em perguntar ao piloto como ele gostava de guiar e projetar o carro a partir daí. Antes os projetistas faziam o carro, entregavam nas mãos dos pilotos e eles moldavam o desenvolvimento a seu gosto.
      Com a Benetton, o Schumacher desde o início determinou os padrões: carro curto, nervoso e saindo de traseira, como um kart de 700cv.
      O Galvão Bueiro falou uma verdade outro dia. Quando o Berger foi para a Benetton e pegou o bólido desenvolvido e deixado pelo Schumacher foi categórico: “O pior carro que já dirigi na vida, ingovernável, a traseira quer me ultrapassar em plena reta.”
      E antes que metam o pau no Berger pela critica, comparando com o Rubinho, saibam que o comentário não foi público. A Discovery estava fazendo um documentário da F1 e foi autorizada a filmar uma reunião entre o chefe de equipe, engenheiros e pilotos. Eram críticas em busca de soluções técnicas e que só foram exteriorizadas com autorização da própria equipe. E mesmo assim, algum tempo depois, ele ganhou o GP da Alemanha.
      Meu palpite? Schumacherestá ajudando a Mercedes a desenvolver o carro. Se o estilo de pilotagem dele casar com o do Nico e servir para tornar o carro mais rápido, ele volta a incomodar após o meio da temporada. E se ano que vem ele ainda estiver por lá, ajudando no projeto, vai botar o novo modelo saindo de traseira e brigar por vitória. caso contrário, vai continuar só a brincar de F1. Afinal de contas o cara merece se diivertir um pouco.

      • João disse:

        É verdade.. eu conhecia essa história do Berger.. aliás basta ver os resultados da Benetton em 96, no primeiro ano de Schumacher na Ferrari.. foram maus.. muito inferiores aos do Schumacher no Ferrari de 96, com um carro fraquissimo..

        Schumacher sempre conduziu carros a fugirem de traseira.. com isso ele sempre conseguiu extrair o máximo do carro.. usando a sua mestria técnica. Lembro-me de uma entrevista do Hill num documentário em que ele diz que seguindo o schumacher se fica com a impressão que ele a qualquer momento iria sair de pista.. que era impressionante!!

  19. Carlos disse:

    Rubens fica dormindo em casa no treino classificatório….. é mais produtivo. Todo mundo sabe que você sempre vai estar em ultimo antes da primeira volta terminar, independente se larga em primeiro ou ultimo.

  20. Esteban disse:

    Destaque para a corrida do Di Grassi.

    Enquanto não precisou poupar combustível, andou muito rápido (dentro das condições do carro, lógico).

    Tava botando constantemente 2s por volta no Trulli, que naquele momente era seu maior adversário na briga das novatas.

    Depois, já a partir da volta 28 precisou tirar o pé, e muito, para tentar o milagre de levar um carro que não comporta combustível suficiente até o fim.
    Chegou a ter que virar 5s mais lento do que podia nas últimas voltas.

    Mas o milagre foi feito!
    Conseguiu!

    Parabéns Lucas! Como é bom ver um cara que chegou na F1 apenas pelo talento, na 3ª corrida já conseguir uma proeza.

  21. Nelson disse:

    Capelli

    O M.Schumacher deveria ficar aposentado? ou você acha que ele irá reagir.

  22. Danilo Lins disse:

    Detalhe relevante para o campeonato é que Alonso estará inaugurando o quarto motor no quarto GP do ano…E depois da China ainda ocorrerão nada menos que 15 corridas.

    Massa fez uma corrida inteligente. Notória sua maturidade atual, que sem dúvida poderá muito lhe ajudar na briga pelo título.

  23. Endosso seus comentários, Capelli. Quanto ao Schumacher, as duas posições que ele conseguiu na largada foram sobre o novatíssimo Hulkenberg e o estático Barrichello.

    Pra dizer que ele tem sido uma completa decepção cumpre notar que ele não anda perdendo posições na largada. Até o ano 2000, antes de serem pertimidos dispositivos eletrônicos de largada, Schumacher era um notório mau largador… Confesso que suas partidas estão me surpreendendo.

  24. Cassius Clay Regazzoni disse:

    Ha…ha…ha… nada como uma corrida depois da outra… é só alegria…

    Não vou negar que Alonso é o cara, não vou negar que ele é, depois de Vettel, o favorito ao título, não vou negar que Hamilton é o atual show man da F1, mas, depois de ouvir de muitos “entendidos” de F1 que Massa seria massacrado pelo espanhol e não estaria entre os ponteiros, que Massa não está no mesmo nível dos dois…

    É muito bom ver que esses não entendem porcaria nenhuma de nada, são torcedores típicos de futebol que não conseguem enxergar qualidades em ninguém que não sejam o espanhol ou o inglês….

    Alonso deve estar arrependido de não considerar Massa um dos candidatos, afinal, como explicar estar atrás de um coadjuvante…

    E o Hamilton, será que precisava daquilo tudo para segurar o Petrov? Não poderia esperar e tentar de novo? E a direção de prova, privilegiar o espetáculo em detrimento das regras e da segurança foi o certo? Ah, discordo que a defesa de Massa na Austrália foi igual…

    Recadinho para a imprensa espanhola, Francesa e italiana: VAI TOMAR NO C…

    O Brasil tem 7 títulos mundiais e muita tradição nessa merda de categoria para desprezarem seu principal piloto, está na hora de vocês respeitarem Felipe Massa, que é piloto de ponta e candidato ao título…

    Bom, vamos aos pitacos:

    RedBull está sobrando, e, não fossem os problemas de confiabilidade Vettel estaria destruindo a concorrência, bom para o campeonato que existiram os imprevistos…

    Kubica está merecendo uma menção à parte, pois, com uma Renault que Alonso nunca conseguiu extrair muita coisa (principalmente no início do campeonato), está indo muito bem…

    McLaren e Ferrari estão merecendo o prêmio idiotas do ano, eis que, com as melhores duplas de pilotos, estão desperdiçando pontos preciosos quando a RedBull está vacilante, se a RedBull aprumar vai enxergar a concorrência pelo retrovisor e bem distante…

    Barrichello, ah… Barrichello, estava indo tão bem, mas eis que foi superado pelo Hulk e, novamente, entrou em surto… chamar o próprio carro de porcaria não é bem o que esperam dele Frank e Head, ele não é o tal acertador de carros? Cadê a competência? Deviam por uma rolha naquela matraca…

    Schumacher deve estar bem arrependido de ter voltado, pois, daqui a pouco, os “entendidos” vão começar com a baboseira de que ele nunca foi “isso tudo”, que seus títulos não foram merecidos, que nunca teve adversários, por outro lado é bom para entender que a idade pesa, não tem jeito, mesmo assim vou esperar mais umas duas corridas para decretar a falência técnica do supercampeão…

    Rosberg está fazendo o seu papel sem alarde, mas com certeza se consolidando com um dos melhores, isso vai garantir um futuro promissor em equipes grandes…

    Force India está muito bem, Sutil mostrou como segurar o Show Man Hamilton e os indianos estão mostrando como gerenciar uma equipe com dignidade e competência…

    Por falar em indiano, Bruno Senna deve estar tendo pesadelos com o Rio Ganges, pois está sendo jantado pelo Chandok com o mesmo equipamento, não tem desculpa, os dois são novatos e se Bruno fosse bom como muite gente acredita, estaria pelo menos à frente do Chandok…

    DiGrassi é outro, tá tomando uma sova do Glock, está apanhando que dá até dó, e teve muitos defensores falando que ele era o tal, único sem sobrenome famoso a chegar por seus próprios méritos, que ele ia mostrar o verdadeiro automobilismo nacional, tadinho…

    Isso me lembra alguns que destruíram Nelsinho porque tomava 4 décimos do Alonso na Renault de Briatore, tenho de repetir em capslock para os “entendidos”: 4 DÉCIMOS DE ALONSO BI CAMPEÃO MUNDIAL NA RENAULT. E aí galera que sabe tudo de F1, como é ver o Bruno tomar 1 segundo do “fera” Chandok e DiGrassi tomar pau do “extraordinário” Timo Glock…

    Bom, a temporada está espetacular e Massa terá 15 dias para curtir a posição que conquistou com muito trabalho e competência, enquanto isso, tem uma galera que precisa rever seus conceitos…

    abraços a todos!!!

    • Adriano disse:

      Capelli, veja a utrapassagem do Buemi sobre o Rubinho pela camera do suiço q vc vai entender o motivo dos gestos do Rubinho.

    • Nelson disse:

      Você está correto, tem brasileiro,estou na torcida ok, Sou fã do Felipe Massa, ele vai ser CAMPEÃO neste ano.

    • Eduardo Casola Filho disse:

      2 constatações:

      -O Brasil tem 8 títulos e não 7: 2 do Emerson, 3 do Piquet e 3 do Senna.

      -Apesar desse “pau” que o Di Grassi estaria levando do Glock, o alemão não conseguiu levar o seu carro até o fim, e fez bobagem na briga com o Trulli hoje. Já o Lucas foi o melhor da turma das estreantes e com um desempenho honesto conseguiu a proeza de levar a carroça da Virgin até o fim, coisa impossível até então. No duelo interno, acho que a vantagem é do brasileiro.

  25. Eduardo Casola Filho disse:

    Tem gente falando que o Vettel deveria ter 75 pontos…

    Deveria, de fato, mas não vai adiantar nada ficar na base do “se”. O problema de confiabilidade da Red Bull vem desde o ano passado. E nas duas primeiras corridas aconteceu o mesmo filme. É algo que o Cristian Horner, o irmão do Burti, deve pensar bem, pois os pontos que a equipe erdeu em 2009 fizeram falta e os desta temporada podem fazer falta de novo.

  26. Thiago Schauenberg Pereira disse:

    O Felipe Massa as vezes lembra o Rato. Quase nunca ultrapassa ninguém, porém consegue manter um ritmo constante, geralmente fazendo corridas cerebrais. Porém acho que ele só ganha quando sai na frente, assim fica difícil.

  27. CaioZer0 disse:

    Ainda estou esperando pela opinião do Capelli sobre a manobra do Hamilton pra cima do Petrov, que eu sinceramente achei antidesportiva. De resto condordo com praticamente tudo que foi dito, apenas não concordo com as críticas ao Rubens, que foram exageradas, pois ele fez apenas uma brincadeira com o Lucas e com o fato de criticar o Alonso, que acho que não tinha como ultrapassar o Button com o carro nas condições que estava.

    • Capelli disse:

      É verdade, o Hamilton passou do ponto. Mas também sou contrário a ficarem dando punição para qualquer coisinha. Acho que a advertência ficou de bom tamanho.

  28. Willians porcaria? Porcaria foi a largada que o Rubinho fez!

    Mas foi uma corrida bem legal, valeu a pena ficar acordado pra ver.

  29. Danilo disse:

    Alonso sem embreagem conseguiu andar no mesmo ritmo que Felipe. E ainda dizem que vai ser uma baita briga interna.. No meio do ano Alonso já vai ter botado o Massinha no bolso! Quem será o companheiro de equipe do espanhol ano que vem?

    Se não me engano, Kubica é um grande amigo do espanhol…

    • Daniel Gomes disse:

      Assino em baixo. Massa deu muito azar com aquela “MOLADA” na cabeca da Hungria.
      Sorte e azar fazem parte da vida e hoje ele é lider do campeonato por sorte e nao competencia.
      Massa na minha opiniao hoje esta atras do Alonso, Vettel, Hamilton em termos de pilotagem.

      No fim do campeonato vai ser Vettel, Alonso, Webber(pelo carro que tem) Hamilton e o Felipe em quarto. Podem gravar

  30. Lucas R disse:

    Olha só que coisa interessante: na volta 51 o Burti diz que “Quem está com uma estrela muito boa é o Alonso. [Com todos os problemas] só de chegar até o fim e marcar alguns pontos já é um grande lucro!”

    Quatro voltas depois o motor do carro do Alonso quebra, o piloto abandona e não marca nenhum ponto! :D

  31. Oswald K. disse:

    Alguém reparou na entrevista antes da largada que o Senna disse que só faltava o Rubinho pros quatro brasileiros estarem largando no fundo?
    Na largada o que aconteceu?

  32. O @ivancapelli diz que escreveu mal traçadas linhas sobre a corrida da Malásia. Aqui: http://bit.ly/bNnOG3

  33. Eduardo disse:

    Barrichello não tem direito de reclamar de nada… um piloto que já era pra tá aposentado… recebe uma chance boa de continuar a carreira numa equipe de respeito e fica reclamando. Ele merecia é tá numa Hispania na vida ou na Stock Car. Burro…. nunca vi um amadorismo tão grande nas largadas de alguem que já tem 17 temporadas… e nao adianta nem dizer que era sabotagem da Brawn como no ano passado. Burrinho aprende a largar pelo menos . Não adianta um carro bom pra tu deixar o motor morrer na largada.

  34. ELF_TL72 disse:

    Pelo menos esse GP serviu para mostrar que o Ross Brawn não apagava o carro do Rubinho na largada durante o ano passado. A trapaça é muito mais complexa. O controle remoto apagava o próprio Rubinho. E ainda deve estar funcionando. Sugiro um check-up para descobrir onde o Ross Brawn enfiou esse chip. Pelo visto, deve ter sido instalado perto da área responsável pelo simancol, ali perto da área responsável pelo controle das papas da língua.
    Eu na situação dele estaria feliz de no ocaso da carreira ter a oportunidade de ainda estar guiando, podendo ajudar a desenvolver um projeto. A tempos a Williams não é competitiva e se o Frank Williams resolveu contratar o Barrichello não foi pela chance de disputar um título, mas sim pela fama de bom acertador de carros. Logo, se ele não é parte da solução, então é parte do problema.
    O tom de brincadeira não disfarça a crítica precoce, ainda na terceira corrida do campeonato. Vale lembrar que no GP passado, quando abriram o rádio para ouvir o Rubinho, o que se ouviu foram lamúrias dele contra a equipe, já se dizendo “muito chateado”.
    Rubinho: para de chorar e vai se divertir acertando essa “porcaria”. O que adianta ser milionário e continuar rancoroso e infeliz?

    • Jonas Martins disse:

      Mandou bem velhote, é por aí mesmo… sabe que eu tava pensando que a Williams podia usar isso como desculpa e demitir o Barrichello e chamar logo um piloto mais arrojado e intrometido, que esse conservadorismo todo do Rubens já passou. Infelizmente ele perdeu a grande chance da carreira dele, que era ganhar aquela corrida Austria em 2001, falar que a Ferrari não queria que ele ganhasse naquela coletiva de depois da corrida e pedir demissão naquele momento, tocar o f.oda-se mesmo!

  35. Lucas disse:

    Capelli,

    Hoje tivemos 4 brasileiros terminando a corrida. Lembras qual foi a última vez que isso ocorreu (se é que já aconteceu)??

  36. O campeonato vai ser muito bom mesmo. Tem os 6 carros com Schumacher, Rosberg e Kubica se intrometendo por ali. Vai ser daqueles campeonatos que nem 82 ou 83, que o campeão vai ter poucas vitórias, mesmo com a superioridade da Red Bull.

  37. Max disse:

    Do blog do Felipe Motta, da Radio Jovem Pan

    http://blogs.jovempan.uol.com.br/f1/audios/vettel-vence-e-massa-e-lider-do-mundial/

    “Rubens Barrichello ficou parado na largada e aquilo foi uma loucura. Lucas di Grassi por pouco não o acertou. Quando os três brasileiros conversaram comigo Rubinho no bom humor disse que os carros eram porcarias. Ele bateu nos ombros do di Grassi naquele momento. Era uma brincadeira!

    Reparem durante sua entrevista, mais para o fim, quando Bruno Senna brinca ao fundo dizendo – é tudo mentira! Muito divertido os dois se sacaneando!”

    Vejam como é fácil deturpar o contexto das palavras

  38. Leonardo Borges disse:

    Quem o barrichelo pensa ki é , eu até torcia pra chover e ele se dar bem hoje p, orque não levava fé na corrida do massa , e dos outros , mas me decepcionei ele parece um artista , com cameras apontadeas é um santinho, sem elas um babaca de nascença , fora o vejame de estar a ” 200 anos” na F1 e deixar o carrro morrer 3 vezes ana largada em 2 temporadas , parabéns ao massa e boa sorte porque amanhã a “emprensa” espanhola atacara novamente , ele e a ferrari , agora capelli é impressão minha ou kubica ta “tirando leite e pedra” com a renault>>

  39. Eder disse:

    1 – Ridiculo o Hamilton nao ter sido punido. Isso abre a possibilidade para que todos os outros pilotos façam o mesmo.
    2 – Por outro lado, o Hamilton deveria partir sempre depois da 15 posição, pois assim, teriamos emoções garantidas em todas as corridas.
    3 – O que acontece com o Schumacher? Esperava que fosse ter dificuldades nas primeiras corridas, mas não tantas assim (deveriam chamar Coulthard, Montoya, Fisichella, Ralf, Irvine, e outros cabeças de bagre pra ver se o alemão volta a reinar nas pistas. Agora só tem piloto bom meu amigo).
    4 – O equilíbrio do campeonato é falso. Como disseram os colegas acima, era pro Vettel estar com 75 pontos.

  40. Mandruwá disse:

    Clasificação no antigo sistema de pontuação
    Massa – 16
    Alonso – 15
    Vettel – 15
    Rosberg – 14
    Button – 13
    Kubica – 13
    Hamilton – 12
    Webber – 9
    Sutil – 4
    Schumacher – 3
    Luiuzzi – 2
    Barrichello – 1
    Pouca coisa mudou na ponta. A partir do 4º colocado, aí sim… Rosberg tomaria o lugar do Button na quarta posição (mostra q a vitória realmente é valorizada) e Kubica tomaria a 6ª posição de Hamilton, apesar de ter pontuado apenas duas vezes, o polonês foi 2º na Austrália, premiando o segundo lugar em detrenimento da regularidade.
    Veremos as próximas corridas pra ver no que dá….

  41. Tony Salles disse:

    Deixa de SER MANÉ!!!! O Barrichello disse aquilo ironizando o Di Grassi (estava com as mãos nos ombros dele dando tapinhas), que estava com um carro muito pior e foi ultrapassado com ele com total facilidade.

    É f…… ver jornalista que nem estava lá querendo dar pitacos sobre o que NÃO VIU!!! Esse episódio só serviu pra entregar que você tem PRÉconceito com o que o Barrichello diz e que ja está PRÉdeterminado a esculhamba-lo.

    Tsc tsc tsc…

  42. Jean Deletraz disse:

    Parabéns, Capelli. Análise sensata a dessa corrida.

  43. Eduardo Casola Filho disse:

    O sistema de pontos pode não ser o mais eficaz, mas a disputa está ótima! Do primeiro (Massa) ao sétimo (Kubica, com uma Renault regular) são só 9 pontos de diferença. O campeonato promete, a equipe que errar menos ou que quebrar menos vai se dar bem.

    Menções honrosas ao Sutil (grande corrida), Alguersuari (correu com gente grande, mostrando que precisava apenas se familiarizar com o carro, pois até agora tem detonado o Buemi nas corridas), Hulkenberg (detonou o brasileirinho) e Di Grassi (primeira corrida a terminar e o melhor da corrda entre os pilotos das estreantes|).

  44. Klauss Tofanetto disse:

    Uma coisa que eu tenho notado nas transmissões dos treinos de classificação, é quando a câmera faz um close do rosto do Vettel debaixo do capacete. Nunca vi tanto fogo no olhar, uma coisa impressionante! Acho que é o olhar mais agressivo em intenso que já vi num piloto de fórmula 1! Observem isso e digam-me se não tenho razão…

  45. Marcelo disse:

    A verdade é que hj, Massa é o melhor piloto da atualidade!!!Ponto final!!!E o choro é livre, para os magoados e invejosos que não admitem isso…Mas os numeros falam por si só!!!

    • doug disse:

      se ele não é o melhor, com certeza é oq esta melhor aproveitando as oportinudade, diante das adversidades q veem acontecendo, falta de aderencia no ultimo gp, largar do fundao hj, diante disso com certeza ele é hj o mais copetente do grid no minimo

    • Capelli disse:

      Se ele é o melhor, eu não sei. Mas está entre os melhores, indiscutivelmente.

  46. Max disse:

    Engraçado como alguns são tendenciosos não é mesmo? O que Rubens disse foi em tom de brincadeira, coisa que pseudos intelectuais não conseguem distinguir. Se ainda tivesse falado sério, não seria nenhuma inverdade. O carro da Williams é uma porcaria, tá levando 1 segundo em média por volta da turma da frente. Hoje está claramente atrás de Red Bull (e não RBR), Ferrari, McLaren, Mercedes, Force India e Renault. Mas é aquela história, se o Massa dissesse ano passado que a Ferrari era uma porcaria (e era) diriam: “Eis o piloto que não tem papas na língua e fala o que pensa”, mas como é o Barrichello, achincalha (é assim que se escreve?) o sujeito.

    • Capelli disse:

      Desde que o post entrou no ar, no começo da manhã, está escrito que, sim, foi uma brincadeira. Mas, como disse, é uma brincadeira que não se faz com um microfone aberto.

    • mauricio disse:

      Sinceramente acho que o fato de ter sido uma brincadeira não alivia em nada.
      Ao contrário, para a equipe soa como se o Barrichello estivesse zombando da falta de qualidade do carro.

  47. mauricio disse:

    Schumacher foi quem melhor definiu o Rubinho até hoje:
    O Barrichello como piloto é igual a quando abre a boca.

  48. mauricio disse:

    Schumacher foi quem melhor definiu o Rubinho até hoje:
    “O Barrichello como piloto é igual a quando abre a boca.”

  49. Marcelo Aiquel disse:

    Prezado Capelli, sou se leitor e admirador, mas creio que o amigo pisou na bola ao criticar o Alonso por esta corrida na Malásia.
    O que ele fez, com problemas sérios de câmbio desde a largada, foi uma demonstração de MUITA COMPETÊNCIA.
    Imagine o que é vc ter que “brigar” com seu carro a cada curva que obrigue a redução drástica de marchas com frenagem forte (comum em Sepang)? Pois ele, além de fazer isto até a penúltima volta da corrida, quando teve o motor estourado, esteve sempre muito próximo do nosso bravo Massinha, que correu sem problemas de câmbio.

    Fosse o contrário e a Brazucolândia estaria exalatando o Massa como heróico. Ou não?

    Então, vamos dar o crédito que o cara merece, sem bairrismo. Deixemos isto para a fanática e imparcial imprensa espanhola, ok?

    Abraços e até Shangai

    • Capelli disse:

      Eu não disse que Alonso é incompetente. Eu disse que ele não teve a mesma competência para ultrapassar o Button, o que é bem diferente.

    • Nemosan disse:

      Melhor nao poderia ser dito. Subscrevo na totalidade.

      • Nemosan disse:

        Melhor nao poderia ser dito, Marcelo. Subscrevo na totalidade.
        Capelli como se pode comparar a competência se Alonso estava em desvantagem?
        Nesse caso e seguindo a sua logica a Ferrari de Alonso nao foi competente…..rs…..rs

  50. A imprensa tb voa em cima né… lá no Tazio ele (Rubens) explicou a “brincadeira”, mas a grande imprensa não vai noticiar isso, pq não convém.

    Mas, sim, foi falta de tato, msm sabendo que ela uma brincadeira.

    Só que o que as pessoas são atingidas, frescas, e prontas para atacar em qualquer ocasião chega ao ridículo.

    Ps: injustiça pura…o Hamilton merecia uma punição!

  51. Aless@ndro disse:

    Destaque para Nico Rosberg, que nunca foi 2º piloto de ninguém. Rosberg sempre foi o melhor piloto das equipes as quais representou, mas nunca teve um companheiro de renome ao seu lado para efeito comparativo de sua performance, motivo pelo qual acredito que a falta de um desempenho melhor se deva ao carro, não ao piloto em si. Ao que parece, trata-se da mesma situação de Kubica, que só não apresentou maior competividade devido ao fato de ainda não ter obtido uma oportunidade em equipes de ponta. Atualmente, está na Mercedes, mas é difícil entender o desempenho atual de seus carros, pois o Schumi está fora de forma. Talvez a Mercedes esteja um degrau abaixo de Mclaren e Ferrari que, por sua vez, estão um degrau abaixo de RBR.

    Obviamente, Rosberg tem algo a provar, pois não tem um piloto de ponta em forma como companheiro. Entretanto, acredito que não tenhamos até o presente momento nada a provar contra a sua performance, até porque só o fato de estar batendo o Schumi já é um belo passo inicial para o estabelecimento do seu nome como um dos grandes pilotos da F1.

  52. Gustavo Cristofolini disse:

    Agora eu fico pensando numa coisa. Na corrida da Australia, os espanhois reclamaram porque o Felipe ficou “bloqueando” o Alonso, igual uma tartaruga. Exigiam a demissao de Felipe e a contratacao do Fisichella. Pois bem, nesta corrida, o Felipe deu jeito de passar o Button, mas o Alonso não. Será que os espanhóis irão exigir a demissao do Button por parte da McLaren e a contratação de Luca Badoer para essa vaga??

    • Nick Philidor disse:

      se vc tiver visto a corrida, o alonso passou o button sim, em menos voltas que o felipe. o motor dele quebrou após a ultrapassagem.

      • doug disse:

        passar ele até passou, mas tomou um xiii, e quando o motor dele quebrou ele ja tinha esparamado na curva e o buton continuaria na frente…

      • Gustavo Cristofolini disse:

        Eu vi a corrida. Passou e levou um XIS. Passou e quebrou. O ponto que quero chegar é que reclamaram (os espanhois) do Felipe ter segurado o Alonso na Australia. Agora eu gostaria de saber se eles vao reclamar porque o Button fez o mesmo.

        Alonso tinha a obrigação de ser rápido após o pitstop, e foi o que ele fez, pois os pneus novos permitiram a ele ser cerca de 2 segundos por volta mais rápido. Não sei se ele estava com tanto problema assim. Senão nao teria chegado no Button e não teria tentado ultrapassagens.

    • Nemosan disse:

      Quando nao se consegue ser imparcial, so se ve o que se quer.
      Alonso estava sem embraiagem desde quase o inicio da corrida.
      Era audivel na camera onboard do Ferrari de Alonso as dificuldades que ele tinha nas reduções para abordar as curvas, e mesmo assim quando teve a pista livre fez voltas rapidissimas.
      E sem constragimento algum afirmo que o Alonso é um dos melhores Pilotos da F1 actual.
      Triste foi a atitude antidesportiva de Hamilton zigzagueando na pista para nao ser ultrapassado.

  53. Lucius disse:

    O que dá emoção num campeonato é o equilíbrio entre as equipes. E esse equilíbrio vem ocorrendo em função da fragilidade dos carros. Red Bull, Ferrari e agora Mercedes tiveram problemas. Isso fez com que o Kubica, Sutil, Liuzzi, Rubens, Jaime, conseguissem pontuar e a ponta do campeonato ficasse embolada.
    Na década de 80 a quebra dos carros era um risco presente até às últimas voltas, e é o que está acontecendo agora. Se não fosse isso o Vettel já teria 75 pontos.

  54. Luiz G disse:

    o equilíbrio do campeonato está sensacional.

    3 corridas, 3 vencedores diferentes (de equipes diferentes).
    Espero que ninguém “dispare” no campeonato e mantenha esse equilíbrio até o final.

    Com Título para Massa, claro.

    • Jonas Martins disse:

      Novamente, e pensar que o Vettel poderia estar com 75 pontos…

    • Junior disse:

      Mas que seja equilibrado devido ao resultado nas pistas, como tem sido até agora.
      Não como em 2008 que sempre que um piloto ou outro ia disparar na tabela recebia uma punição para manter o campeonato equilibrado.

  55. Pedro Fetter disse:

    Interessante que o Alonso, mesmo abandonando na 54ª volta, terminou na frente de 4 pilotos das novatas, por completar mais voltas…

    • Lucas R disse:

      Tudo ocorreu conforme previsto no regulamento:

      “45.2 Os carros que percorrerem menos que 90% do número de voltas percorridas pelo vencedor não serão classificados.”

      Vettel foi o vencedor da prova e completou as 56 voltas da prova. Alonso completou apenas 53 voltas, que correspondem a 94,6% das voltas completadas pelo vencedor. Logo, mesmo tendo abandonado a corrida ele não foi desclassificado, pois tinha completado mais que 90% da prova.

      O espanhol só terminou na frente dos quatro pilotos pois já tinha colocado algumas voltas neles. Eles só recuperariam a posição se tivessem conseguido descontar todas as voltas que tomaram do piloto da Ferrari.

  56. Junior disse:

    Essa foi a prova em que a Red Bull não tinha carro para ganhar. É só ver a diferença relativamente pequena que eles botaram nos pilotos que largaram no final do grid. Hamilton chegou apenas 23 segundos depois, e Massa apenas 27 segundos depois de Vettel. Muito pouco pelo tempo que ambos perderam presos atraz de carros lentos.

    Me desculpe, mas HOJE não foi a Red Bull que ganhou, foram Ferrari e McLaren que perderam a corrida ainda na classificação. Ainda acho que a Red Bull ainda tem o carro mais rápido do campeonato, mas não tinham o mais rápido para a Malásia.

    • Aless@ndro disse:

      Faz sentido, mas é possível que os pilotos da Red Bull administraram a vantagem até o final da prova. Há de se considerar que a volta mais rápida do GP foi obtida pelo Mark Webber.

      Fica, assim, uma interrogação pelo menos para mim.

      Todavia, Mclarens e Ferraris saíram perdedoras, pois mesmo que os pilotos da RBR discontassem alguns pontos, não seriam tantos como os que eles acabaram discontando. Ponto negativo para as equipes de Maranello e Woking, que além de estarem um passo atrás em questão de desempenho em relação a RBR, ainda cometem um erro grosseiro no treino classificatório.

  57. Fabio disse:

    Esse Hamilton pode tudo, sempre pôde. Fazer zigue-zague na frente do Petrov foi circense e fora das regras da F-1. Mas, como ele carrega um monte de patrocínio, e tem a simpatia de grande parte da imprensa, inclusive a nossa, fica pro público a imagem de um gênio.

    • João disse:

      Foi indigno o Hamilton não ter recebido uma punição.. achei vergonhoso terem, ainda por cima, feito um aviso.. se viram só podiam castigar.. enfim..

    • Mandruwá disse:

      Ele já foi punido várias vezes pela FIA, então não vejo q tenha proteção…mas poderiam ter feito algo…talvez sim..

      • João disse:

        Não disse que ele é um protegido da FIA.. só disse que hoje ele foi protegido.. ele mudou de direcção várias vezes.. e foi descarado.. muito mesmo.. não consigo perceber porque ficou impune!

        • Mandruwá disse:

          ñ ficou impune: tomou bandeira de advertência, conforme determina a regra.

        • Nemosan disse:

          Se levar uma bandeira de advertência é punição, porq outros pilotos tem que fazer um drive trought?

        • Mandruwá disse:

          Não sei se está na regra q tem q fazer o drive through nesse caso. São os comissãrios que decidiram. Tenho para mim que seria um vergonha dar um drive through no momento em que um piloto defende sua posição. Mas se ñ me engano, nesse caso específico, a mudança de linha de volta, a regra determina que tem q dar a bandeira de advertência por pilotagem perigosa e se persistir drive trought ou desclasificação. Se não, realmente ele merece ser punido. Pra não sermos realmente injustos, temos q saber o q a regra determina de verdade. com a palavra a blogaiada….

        • Jonas Martins disse:

          Independente de regra, foi bacana ver o Petrov indo atrás do Hamilton daquele jeito… Mas vejam: o Hamilton mudava a linha dele, e o Petrov que vinho atrás apenas o seguia. Em nenhum momento a manobra do Hamilton foi de trancar a passagem do russo, em nenhum momento o Petrov tomou a iniciativa de mudar a linha. Acredito que essa foi a razão da punição ter ficado na bandeira branca e preta…

  58. Aless@ndro disse:

    Tudo bem que Hamilton é bom de ultrapassagens, mas a entrada de ar que permite alcançar maior velocidade nas retas é um diferencial em favor das Mclarens, que funciona semelhante ao KERS. Além do mais, o motor Mercedes empurra bem os carros de forma a obter mais facilmente o vácuo. Quando, porém, Lewis se deparou com Sutil, não conseguiu ultrapassá-lo por 02 motivos, principalmente: 1) O motor da Force India também é Mercedes, anulando, assim, a vantagem do motor em tentativas de ultrapassagens; 2) O sistema de entrada de ar da Mclaren, que permite uma certa vantagem nas retas, foi neutralizado pela boa velocidade de reta dos carros da Force India. Lógico que também deve se considerar os pneus gastos de Hamilton, mas os principais motivos foram os 02 retro-enumerados.

    Já Felipe Massa teve dificuldade de ultrapassar uma Toro Rosso por 02 motivos: 1) O motor usado pelos bólidos da Toro Rosso é o mesmo de Massa (Ferrari), ou seja, o motor não ajudou nas ultrapassagens; 2) Os pneus duros não conferiram ao carro de Felipe uma boa aderência para se realizar a ultrapassagem.

    Aliás, já se está pensando em enlarguecer os pneus com vistas a facilitar as ultrapassagens, pois os pneus mais largos proporcionam, naturalmente, maior aderência à pista.

  59. Álvaro disse:

    Perdoe-me, mas me parece q Barrichello não pode criticar nada do carro – q estava de fato uma porcaria, o q claro, não justifica o mau desempenho dele na prova – q vcs do Grande Premio já começam a pegar no pé do cara. No lugar dele faria a msm coisa, sobretudo depois de uma corrida q poderia ser muito boa e não foi. Tem gente q maximiniza demais o q Barrichello diz, e esquece q pilotos já falaram coisas piores sobre seus prórprios carros, com o microfone aberto. Enfocam demais no q Barrichello fala ou deixa de falar… Já tah ficando repetitivo isso… E cansativo.

    • Rafael disse:

      Concordo, o GP pega mesmo no pé do Barrichello e pasmem, a GBT publicou em seu site o comentário completo dele, e aí ficou evidente o tom de brincadeira…e o carro estava mesmo uma porcaria, vide o resultado do Nico H., saiu em quinto e chegou em décimo sem fazer uma ultrapassagem ou ter uma disputa digna por posição que fosse, até ontem tinha jornalista dizendo que ele deu show no Barrichello no treino…

  60. rafael disse:

    estava acompanhando seus comentários no twitter e vc comemorou o X do button no Alonso…. hum…um pouco de imparcialidade seria bom…alguns dos seus leitores são fãs do espanhol. Quem faz uma coisa dessas não tem direito de reclamar sobre a emprensa espanhola….

  61. Janus disse:

    Massa seria líder no sistema de pontos antigo também. Aliás, a ordem dos primeiros seria praticamente a mesma.

  62. Luis Skinner disse:

    O Senna levou um toco do indiano pela segunda vez seguida… e olha que o cara sequer tinha andado num F1. Conclusão: Senna chegou na F1 foi pelo nome mesmo, e não pelo braço.

    • André Luiz disse:

      CALÚNIA! Não se esqueça que ele tem o dinheiro da Embratel!!!

      Porque realmente, pilotagem dele é muito a quem de um piloto de Formula 1 de verdade. Mas F1 é assim agora né, me trazem uma Lotus falsa, pilotos que andam nada mas dão dinheiro pra time, bloqueiam motores. Fadado ao desastre, o esporte.

    • Eduardo disse:

      e que toco viu … quase uma volta de diferença de uma hispania….. é uma eternidade!!!!

      • Roberto Abe disse:

        Na verdade,foi 17 segundos atras do indiano,a diferenca eh q ele acabou tomando uma volta a mais do lider,porisso se diz q o indiano terminou a 3 voltas do lider e o brasileiro a 4 voltas do lider.mas entre eles so houve 17 segundos.sem injusticas e sem tempestades em copo d’agua galera.

    • Roberto Abe disse:

      Estou corrigindo o Eduardo q disse q ele levou uma volta da outra Hispania.e nao eh verdade.ele levou uma volta a mais do lider em relacao ao outro carro da Hispania.sobre os 17 segundos ou uma volta,meu amigo,eh uma diferenca muito,muito grande.ou vc naw concorda.alias,nem precisa responder…

  63. Hamilton_k disse:

    será que foi só eu? tive a impressão que “O porcaria” que o Rubinho disse era referência a ele mesmo, e não ao carro… se fosse o carro seria “a porcaria”…!

  64. Marcelo disse:

    Parabens pela maravilhosa analise…A Ferrari mais uma vez, fez a diferença com seus pilotos, que para mim tem a dupla mais completa e mais regular da F1 atual…E as classificações demonstram isso, que mesmo não tendo o carro mais rapido, tendo os melhores pilotos, estará consequentemente na disputa pelo titulo…Já o Massa ainda não perdeu pontos, alias se perdeu, foi por culpa, mais uma vez, da Ferrari…E a regularidade de Massa, ta sendo o proprio veneno de Alonso…
    A Mclaren ja mostrou que recuperou terreno, acho até que Lewis venceria esta corrida facil.

  65. Raphael Gallo disse:

    Sei não, Capelli… não gostei muito do sistema de pontuação. Periga chegar lá pela 11ª, 12ª prova e o Vettel já ter posto uma luneta em todo mundo. Se a Red Bull acertar a confiabilidade, vai ser um saco.

  66. ELF_TL72 disse:

    O sistema de pontuação valoriza a vitória, mas também premia a regularidade. Vide o Hamilton, 6º, com apenas 1 podium, a 8 pts do líder. Do jeito que está a coisa hoje, não marcar em alguma etapa vai fazer falta lá na frente. Lógico que dando uma de @oclebermachado, caso alguém dispare a vencer, essa previsão cai por terra.
    Mas se a briga continuar equilibrada, terminar as corridas sem arriscar muito pode ser um bom negócio.
    E por fim: se a Williams com a história que tem na F1 pode ser chamada de porcaria, então contratou o piloto certo para combinar como carro. Ô boca aberta do caramba! No mínimo um pouco mais de respeito com alguém que acreditou num cara no fim de carreira, né?

  67. Capelli disse:

    Pronto, mal traçadas linhas sobre a corrida lá no blog. http://bit.ly/bNnOG3

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