MENU

18 de abril de 2010 - 15:37Análises, Box

Rapidinhas: GP da China

- O melhor antídoto aos Tilkódromos é a chuva. Santa chuva. O GP da China foi uma excelente corrida, contra todos os prognósticos. São Pedro tem ajudado pacas a F1 em 2010.

- Vitória de Jenson Button, que mais uma vez mostrou ter uma espécie de sexto sentido com relação às condições de pista. Se na Austrália venceu por ter sido o primeiro a arriscar um pit stop para colocar pneus de pista seca, sua vitória na China deve-se principalmente à opção de não trocar pneus na primeira entrada do Safety Car, quando todo mundo resolveu arriscar.

- O inglês permaneceu na pista e ficou em segundo lugar, atrás da Mercedes de Nico Rosberg. A pista manteve-se em boas condições para pneus slick e os dois conseguiram abrir uma ótima vantagem contra os principais adversários, que se precipitaram ao colocar pneus intermediários e perderam muito tempo.

- Confesso que torci pela vitória de Rosberg, para que houvesse quatro diferentes vencedores de quatro diferentes equipes nas quatro primeiras provas do ano. Seria um barato, mas não aconteceu. Button, no entanto, mereceu a conquista. Ultrapassou Rosberg quando os pneus se desgastavam e dali arrancou para a vitória.

- Uma segunda entrada do Safety Car ameaçou a vantagem daqueles que não pararam no começo, mas não foi suficiente para comprometer a liderança de Button. Mais uma vez, o inglês foi seguro e preciso. Conquistou a segunda vitória em quatro provas e assumiu a liderança do mundial.

Alonso disparou na frente, mas queimou a largada. (Foto: Paul Gilham/Getty Images)

Alonso disparou na frente, mas queimou a largada.
(Foto: Paul Gilham/Getty Images)

- Admito que tendo a subvalorizar Jenson Button. O estilo de pilotagem de Lewis Hamilton, por exemplo, é muito mais exuberante e empolgante. Aliás, o que Lewis fez hoje foi genial. Dezenas de ultrapassagens, para todos os gostos. Uma para cima de Michael Schumacher no grampo, então, que foi antológica. Uma dupla pra cima de Adrian Sutil e Sebastian Vettel foi uma aula. O inglês é o piloto mais espetacular do campeonato, sem dúvida. Mas nem sempre isso resulta em vitórias, o que também é fato. Button foi mais eficiente. Mas o segundo lugar, no entanto, ficou de bom tamanho.

- Nico Rosberg acabou em terceiro, com seu segundo pódio na temporada, que o elevou ao segundo lugar no Mundial de Pilotos. Já Michael Schumacher, seu companheiro de luxo, é apenas décimo no campeonato.

- A corrida do heptacampeão na China foi algo próximo do lamentável. Não manteve um bom ritmo e foi presa fácil para todo mundo que vinha atrás. Sofreu uma ultrapassagem humilhante de Lewis Hamilton e depois não ofereceu resistência a quem se aproximava, como um retardatário conformado. Levou até de Vitaly Petrov. Se decidisse abandonar o capacete hoje, eu entenderia. Schumacher não merecia passar por isso. Respondendo à pergunta de capa da Revista Warm Up de abril: não, ele não é mais o mesmo.

- Fernando Alonso foi outro irreconhecível hoje. Não tanto pela corrida como um todo, mas sim pelo erro de principiante ao queimar a largada. Assumiu a liderança na primeira curva de forma espetacular, pena que tenha sido por ter arrancado antes das luzes se apagarem. Tomou um drive-trough mas recuperou-se bem, cruzando a linha de chegada na quarta posição. Mas não sem antes dar um passeio na caixa de brita da entrada do box chinês, aquela mesma que sente muita falta de Hamilton.

- Mas a manobra mais controversa de espanhol, no entanto, nem foi a largada queimada. Gerou reações inflamadas sua ultrapassagem sobre Felipe Massa no acesso aos boxes. Na prática, Alonso não fez nada de errado. Pelo contrário: ali é pista, pode ultrapassar, bobo foi Felipe que saiu mal da curva e deu espaço.

- Diria que não é algo muito esperado em se tratando de companheiros de equipe, dificilmente se assume riscos assim, mas o ocorrido foi bom pra Felipe Massa ter melhor a noção de que não tem um cordeirinho ao seu lado. Achei a manobra parecida com aquela de Michael Schumacher sobre Rubens Barrichello no GP de Mônaco de 2005. Que também não teve nada de errado, mas que gerou um chororô que foi definitivo para que o brasileiro saísse da Ferrari um ano antes do término de seu contrato.

Schumacher, aqui ultrapassado por Hamilton, foi presa fácil. (Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko)

Schumacher, aqui ultrapassado por Hamilton, foi presa fácil.
(Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko)

- E, apesar de ter feito uma corrida ruim hoje, terminando em nono, Felipe Massa sobe cada vez mais no meu conceito. Ao término da prova, foi abordado por Carlos Gil, que lhe ofereceu um púlpito para que começasse um show de reclamações. O repórter da Globo pontuou que “A manobra de Alonso não foi ilegal, mas não foi muito legal do ponto-de-vista do companheirismo” e perguntou o que Felipe achava disso. A resposta foi seca, sem chorumelas: “Eu saí mal do cotovelo, ele pôs do lado de dentro e teve mais vantagem na entrada da curva”. Gil ainda insistiu perguntando se nenhum regulamento interno da Ferrari tinha sido ferido e Massa foi político mais uma vez: “Não, está tudo bem”.

- Pode até ser que as coisas não estejam bem, mas Felipe Massa é maduro o suficiente para entender que esse tipo de roupa suja se lava em casa. Soltar os cachorros no microfone não resolveria absolutamente nada, além de criar uma polêmica vazia. Se não gostou da ultrapassagem ou se ela feriu algum acordo interno, que se resolva internamente. É assim que se mantém um bom clima na equipe e se trabalha de forma leal, sem jogar para a torcida.

- E as Red Bull, pergunto? Foram mal. Erraram na tática de pneus e fizeram mais uma vez uma corrida abaixo do esperado, mesmo tendo um baita carro. Sebastian Vetel foi sexto e Mark Webber abusou de cometer erros, terminando em oitavo. Muito pouco para quem fez a primeira fila e tem um carro muito bom.

- Especula-se que a vantagem da McLaren se deu graças ao setup, mais apropriado para uma corrida chuvosa. As Red Bull teriam apostado no seco e se deram mal. É possível.

- Medalhinhas para a Renault, que ficou boa parte da corrida em terceiro com Robert Kubica e em quarto com Vitaly Petrov. O polonês chegou em quinto e o russo, em sétimo. Apesar de uma rodada espetacular, a corrida de Petrov foi muito boa. Está fazendo bela figura em sua temporada de estreia. A Renault é uma grata surpresa neste campeonato, mostrando que existe vida pós-Briatore.

- No campeonato de pilotos, embolou geral. Button 60, Rosberg 50, Alonso e Hamilton 49, Vettel 45, Massa 41 e Kubica 40. A briga é boa e quem saiu pior de Xangai foi Felipe Massa, que despencou da liderança para o sexto lugar. Mas o campeonato é longo e a diferença ainda é pequena.

- Depois de um intervalo de três semanas, começa a temporada europeia, com o GP de Barcelona. Apesar de ser tradicionalmente uma corrida chata, é bastante aguardada porque normalmente revela a verdadeira relação de forças do campeonato. O que ocorrer em Montmeló é tendência para o restante da temporada.

RESULTADO GP DA CHINA 2010

Comentários do Facebook

comentários

143 comentários

  1. Tawny disse:

    I’m imrpsseed by your writing. Are you a professional or just very knowledgeable?

  2. Eudemar disse:

    Ali também o Alonso se mostrou muito afobado, a linha branca deve ser respeitada, Felipe foi muito diplomático tirando seu carro para não bater. Vai começar os fuzuê, Alonso não gosta de ficar atras dos companheiros, e o Massa precisa voltar a ser aquele que comia zebras para não ser ultrapassado. Pois Alonso e Hamilton são dois que gostam de levar vantagem em tudo, f…-se o companheiro(mui amigo) de equipe.
    E o Button está dando uma de Piquet, na estratégia, por que o Piquet era mais brigão na hora de disputar uma corrida e era pé pesado. Eu gosto de vencedores tipo Hamilton, exageram algumas vezes, mas animam a corrida.
    Sem os lances do Alonso e do Hamilton, a corrida fariam a maior parte adormecer no sofa às quatro da matina, acordados pra ver corridas de f1. E a chuva ajudou o espetáculo do tio Bernie, que quer mais corridas e dinheiro pois a Slavica quase quebra ele. Bem feito, o velhinho só gosta de coisa boa! Dinheiro e mulher nova(que avião é a Slavica)e gostosa!

  3. Flávio disse:

    A linha a qual vc se refere é a linha branca que esta após a curva que o Alonso passa o Massa, portanto, Alonso que cruzou a linha antes e é dele a posição. Sei que isso existe na saída dos boxes, na entrada nunca li nada a respeito, mas mesmo que também tenha, a posição é do Espanhol. A primeira linha branca é uma linha curva, portanto fica impossível ser essa linha que resolve as posição. Qualquer um que esqueça a torcida e tenta ver a imagem, vai perceber que a primeira linha branca é “apenas” a linha que acompanha a pista e que seria o fim dela caso não houvesse a entrada dos boxes ali.

    Aí vem a linha branca que divide a pista em duas e ela termina na curva e em seguida a linha branca a que vc se refere, que sei que é a linha que vc tem que estar no limite de velocidade permitido, mas não sei se existe a garantia de posição, que volto a repetir: seria do Alonso que a cruzou antes do Massa!

  4. Mac disse:

    Só pra lembrar quem tem essa corrida do Schumacher passando o Rubinho no GP de Mônaco de 2005 se surpreende ao ver o próprio Galvão defendendo o alemão depois da corrida! E o mais PATÉTICO, Rubinho pra variar fez uma péssima corrida, queimou a largada, foi punido e depois de pagar a punição, quando ia sair dos boxes deixou o carro morrer! Na última volta como sempre Rubinho deu a famosa VACILADA e Schumacher não perdoou, manobra limpa e Rubinho como sempre foi choramingar a mídia! É o tipo de piloto que não reconhece as próprias “cagadas”, foram 3 nessa corrida e ainda queria ter razão na manobra do Schumacher, como sempre querendo “jogar” para a torcida ficar a seu favor e colocar mais uma vez o alemão como vilão, a equipe já de SACO CHEIO deu um basta, “melhor pedir pra sair Rubinho”, ora se não estava bom porque quis ficar 6 anos na equipe? Isso o chorão nunca explicou as milhares entrevistas que deu! Schumacher teve vários companheiros de equipe, somente um ficou choramingando as pitangas! O que Nico disse recentemente sobre Schumacher é um tapa na cara do Rubinho e do insuportável Galvão:

    “Rosberg garantiu ainda que está muito satisfeito por dividir os boxes da escuderia alemã com o veterano, contrariando a própria opinião antes do início do campeonato. “As pessoas têm uma opinião errada sobre Michael, eu mesmo achava que não seria uma boa coisa tê-lo como companheiro de equipe, e em vez disso estou positivamente surpreso”, finalizou o piloto.

    Não foi o chorão que disse recentemente para Nico cair fora da Mercedes? Na Ferrari Rubinho só não reclamou do alto salário nos 6 anos de equipe, estou fazendo de conta que Rubinho nunca correu pela Ferrari para a humilhação não ser maior, tomou surra de Button em 4 anos de Honda /Brawn GP, em 2009 Rubinho apanhou que nem gente grande do Button e não aprendeu, como sempre reclamou do “mundo”, mas a surra foi bem nítida! Será mesmo que Schumacher foi esse vilão todo na Ferrari ou o Rubinho quem era um Bundão? Haug disse que ele é um pouco “amargo” quando o assunto é Ferrari, POUCO??????? Hamilton foi pra cima de Alonso, Massa pra cima de Raikkonen, Button pra cima de Hamilton, Vettel pra cima de Webber, Nico agora pra cima do “enferrujado” Schumacher, Nico dentro da equipe não tem nenhuma reclamação do Schumacher pelo contrário até o defendeu e Schumacher disse que Nico faz um grande trabalho na equipe e é sim piloto de ponta! Todos esses pilotos mostraram “serviço” na pista e foram pra cima, olha o Nico não erra nem a “pau”, pode não ser brilhante na pista, mas esta fazendo tudo certo com um carro ainda limitado, quando que Rubinho começou tão bem uma temporada como Nico com um carro limitado? Eu CANSEI dessa duplinha sem vergonha Rubinho/Galvão que sempre querem colocar “o mundo” da Formula 1 como vilão! Só pra lembrar, pilotos como Senna, Piquet pai e filho também já foram pegos fazendo coisas erradas na F1, foram desclassificados com carros irregulares (Senna/Piquet pai) ou “aprontando” na pista(Senna/Piquet filho). Não foi só Schumacher quem cometeu “crimes” no circo. Nos últimos 3 anos o que se viu foi várias trapaças MEDONHAS(caso da espionagem na Mclaren e caso Singapura, pelo menos o Schumacher quando errou fez para o mundo inteiro ver)a cada dia dou mais valor aos títulos de Schumacher, principalmente o de 1994…o alemão teve ótimos “professores” de como se jogar o jogo…Senna e Prost! Schumacher não esta bem e reconhece isso, esta o alemão colocando a culpa na equipe ou enchendo o saco do Nico? O alemão sabe assumir responsabilidades, tem que ser muito macho pra fazer isso…não é a toa que mesmo “enferrujado” tem crédito na F1, questão de tempo para voltar a velha forma, no início na Benetton e Ferrari também foram difíceis, o resto todos sabem o que aconteceu…

    • Flávio disse:

      Desculpa, mas nao da pra comprar Mercedes hj com Ferrari de barrica e Schumacher! Se,m defendr o barrica, mas vc ta viajando!

      Barrica não tinha capacidade de andar com o Alemão, mas tb avia muita safadeza com o Rubens.

      Qt a ele e o Button… ele levou surra, mas tb deu surra! Dizer q ele só apanhou é loucura!

      Qt a safadezas de pilotos… TODOS os grandes da F1 moderna já fizeram, agora.. da valor so pq o cara fez pra todo mundo ver é o cúmulo do fanatismo! 1994 foi discarado e absurda oda a temporada e só aconteceu 89, 90, 94 e 97 pq a FISA e depois FIA permitiram, tanto q depois de 97 não teve mais e olha que a punição ao Alemão foi tão ridícula q a manobra dele!

  5. janes disse:

    o seu comentario foi perfeito. para os brasileiros se o hamiltom fosse do brasil. seria o melhor piloto do momento, mas como não é, o massa o barrichelo é que são os melhores.

  6. Gustavo disse:

    Aposto meu Kadett hehehehehe…. que se Alonso não quebrar, ele vai terminar todas as corridas da temporada na frete do Massa. Que Bruno Senna e Lucas Di Grassi não teram espaço no cockpit ano que vem, e que o Barrica termina o ano sem nenhum pódio…..

  7. Bruno disse:

    O Felipe tem talento para ser campeao, mas ainda eh muito ingenuo. Ele nao percebeu que o seu companheiro de equipe nao age “moralmente” e nem preza “pela equipe”. Para ele, se eh legal, tah valendo.

  8. JP disse:

    Se fosse o Massa que tivesse passado o Alonso este seria gênio.mas como não foi deu esse alarde todo,o narrador da Globo assim como o povão tem mania de dizer que piloto brasileiro é perseguido.alias aqui no Brasil as pessoas misturam futebol com F1.o Massa fez bem não criar polêmica.

  9. Jonas disse:

    Se fosse o Massa que tivesse passado o Alonso este seria gênio.mas como não foi deu esse alarde todo,o narrador da Globo assim como o povão tem mania de dizer que piloto brasileiro é perseguido.alias aqui no Brasil as pessoas misturam futebol com F1.

  10. Marcus disse:

    Hoje saiu uma coisa interessante na coluna do Ricardo Mauricio Prado no Oglobo. O Alonso não teria ultrapassado o Massa no safety car, onde é proibido efetuar ultrapassagem?? Quero ver o replay da corrida, mas que eu me lembre o safety ja tinha entrado na pista, o que seria uma manobra ilegal.

    • Lucas R disse:

      Isso não procede. Tenho a corrida gravada aqui e acabei de conferir: não havia Safety Car na pista quando da ultrapassagem de Alonso sobre Massa. A ultrapassagem ocorreu na volta 20/56 e o Safety Car entrou apenas duas voltas mais tarde, na 22/56.

  11. Amelo disse:

    Prezado Capelli, acho que vc se enganou ao dizer que Alonso passeou pela caixa de brita antes de entrar no box. Quem passeou foi o Massa, até o Galvão se corrigiu na hora do reprise.

  12. Alex disse:

    Eu acho que essa “Nova Formula 1″, a qual exige mais do piloto do que do carro, está fazendo pilotos menos tecnicos sentirem dificuldades, entre eles o Massa.

  13. rafael disse:

    ahahahhaa, a imprensa brasileira é engraçada. Todo mundo viu a corrida mediocre que o felipe fez, e a corridaça do alonso: um chega em 4o, há 10 segundos do líder e outro, com o mesmo carro, em 9o, há quase um minuto. Mas ainda assim, vc, capelli, arranja um modo de minimizar o alonso falando que ele esteve “irreconhecível” e vangloriar o massa…Ainda debocha do alonso, dizendo que foi ” passear na caixa de brita”. Foi o massa que escapou. Mas vc nem se deu ao trabalho de corrigir. E diz que massa só sobre em seu conceito. Uma pena que seja por atitudes FORA da pista e não DENTRO onde vale….A imprensa brasileira tá desesperada, como um todo, tds cotucando a alonso…tá divertido de ler…

  14. rodrigo disse:

    Na boa. O Alonso deve ter pensado o seguinte: “tomei uma punição, perdi 22 segundos nos boxes, agora vou ter que esperar ele parar na minha frente sendo que ele já deveria ter parado e voltado pra pista?… Ah, rapaz, sai da frente, esse lugar é meu”.

  15. Alvaro Junior disse:

    Capelli

    A ultrapassagem do Alonso não foi ilegal, mas Dom Alonso “Gaiatão” das Astutias, foi muito sacana, pois não era ele que estava sendo esperado para troca de pneus, tanto que tiveram que substituir os pneus, pois os que estavam postados para a troca eram os do Felipe – confira no vídeo.

  16. gorpo disse:

    Massa faz aniversário dia 25.Tem motivos pra comemorar a vida dele, que por um triz não se acabou ano passado, por ter voltado a andar em alto nível na fórmula 1 , ainda que , levando tempo do Alonso em todos GPS até aqui nas corridas e na maioria dos treinos, o seu filho e ponto.

    Profissionalmente, que se cuide, pois o espanhol não dá moleza, e que trate de dar o troco na mesma moeda quando tiver a oportunidade, e não ser um bom cumpridor de ordens de equipe e acabar como o Rubinho, que nunca foi campeão por isso e ficar esquentando vaga na F1 até os 40. Se der moleza pro espanhol vai acabar nunca sendo campeão.

    Uma observação : Parabéns pela atitude depois da corrida em não alimentar polêmicas e ficar chorando como fazia e faz o Rubinho. Mas novamente alerto : NÃO DEIXE PASSAR QUALQUER OPORTUNIDADE DE DAR O TROCO NO ESPANHOL.

    • Daniel Gomes disse:

      Assino embaixo.

      • Jonatas disse:

        Eu também

      • Onyas disse:

        Eu também!

        Massa não é nenhum gênio. Tampouco um piloto medíocre. Mudei meus conceitos sobre ele depois da temporada 2008. Pouca gente reconhece, mas ele fez um baita ano. Não foi campeão por circustâncias, numa disputa linda com o ótimo Hamilton. Em 2009, com um carro nítidamente inferior, vinha fazendo corridas consistentes até o acidente.

        Para mim, o defeito dele é o seu jeito de “bom moço”. O que, em outros lugares seria uma qualidade, acabe sendo um defeito no competitivo – e pouco ético – mundo da Fórmula-1.

  17. Eduardo disse:

    Espero que Massa, “O Rei das Escapadinhas”, se prepare pra trocar de cockpit com o Kubica ano que vem.

  18. Felipe Giro disse:

    RUBRNS FILHO,

    acho q de 10s não, mas já ví o Liuzzi parar por 25s por ter ultrapassado em bandeira amarela

    • RUBRNS FILHO disse:

      Seria correto então: 10s, pela queima; e 20s por ter entrado de maneira imprudente?
      Pois se o Massa não pensase na equipe, o boxe teria de ser fechado.
      E ai? Punição pra Ferrari … ?

  19. Roberto Magno disse:

    Mais uma vez, o carrinho ruim essa WILLANS, se não melhorar ja era.

  20. Tony Cazzo disse:

    Capelli, só pra corrigir, o passeio na caixa de brita foi o Massa, o crédito na TV apareceu errado.

    []´s

  21. Enio Oliveira disse:

    Dúvida: A equipe, muito provavelmente, estaria esperando o Massa para a troca. De repente chega o Alonso. O set de pneus usado seria o do Massa ou do Alonso? Não vi/percebi a movimentação na hora da troca. Como, normalmente, existe um set de pneus para cada piloto, com pressão de pneus adequado ao setup do carro por exemplo, como ficou essa questão? Alguém sabe ou viu?

    • Gilmar Oliveira dos santos disse:

      Neste caso a equipe teve de trocar o setde pneus às pressas. Caso os mecânicos pusessem os set preparado especificamente pro Massa no carro do Alonso, ele seria desclassificado.

  22. Victor disse:

    Na minha opinião, Schumacher está mostrando ao mundo o que sempre foi. Agora, com um carro que não lhe ajuda tanto como a Ferrari e a Benetton de seus campeonatos conquistados. E finalmente tenho essa confirmação pessoal. Obrigado, Schumacher! Por voltar e mostrar sua “genialidade” do jeito que eu queria.

  23. Raphael disse:

    Não foi Alonso a andar na caixa de brita, foi Felipe Massa. Corrigi isso no seu post.

    Abraço

  24. Rodrigo Tadeu disse:

    Capelli, por que você não participa do Ranking GP, do site http://www.grandepremio.com.br? Seria bacana ver sua opinião também por lá. []s

  25. Jonatas disse:

    O Hamilton ao emparelhar com um carro da RBR na última curva do circuito antes da relargada e colocá-lo para fora não caracteriza ultrapassagem em bandeira amarela!? As ultrapassagens até onde eu sei só são permitidas após a linha de chegada (cronometragem) depois de um Safety-Car. E por que não houve punição ao Hamilton?

    Sei lá, as vezes acho que em uma temporada há um superprotecionismo (como em 2007) e como achei também que as vezes pegam pesado com ele (vide 2008) nas punições… Usam dois pesos e duas medidas… Mas o lance de ontem foi óbvio, ultrapassagem sobre bandeira amarela. Tão evidente quanto uma queima de largada…

  26. Marco Alves disse:

    Oi Capelli, acompanho o seu blog à vários anos, mas estava à pouco a passear pelo do Flávio Gomes quando me lembrei de vir aqu, isto porque lá num dos post’s ao GP da China ele escreve:

    “No pódio, três motores Mercedes, o que também é raro, três motores iguais lá no alto, mas não sei quando foi a última vez que aconteceu, e não vou procurar.”

    Pois, o Flávio não vai, mas o Capelli Wikipédia acho que devia… ;)

    Um grande abraço aqui de Portugal.

    • Sandro disse:

      Adelaide 1988
      1 – Prost – Mclaren-Honda
      2 – Senna – Mclaren-Honda
      3 – Piquet – Lotus-Honda

      Que eu me lembre (e consultando o Wikipedia, hehehe!) :p

      • Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

        Não vou listar a última vez sem que faça uma pesquisa acurada, mas fazendo uma consulta pra lá de rápida, o motor Renault produziu pódios “exclusivos” ao impulsionar a Williams e a Benetton entre 1995 (França, Portugal, Pacífico), 1996 (Argentina, Canadá, França, Alemanha, Hungria) e 1997 (Inglaterra, Luxemburgo). Foram 10 pódios.

  27. pablo disse:

    Todo mundo desce a lenha no tal do Tilke.

    Que tal um post “científico” avaliando as características de cada circuito e analisando o porque tais características não produzem corridas emocionantes?

    Vale até mesmo a comparação com circuitos fora de atividade, traçado antigo de Interlagos, etc.

  28. Felipe Fugazi disse:

    Mais uma belíssima corrida que o narrador oficial quase consegue estragar de tanto secar, contestar, criticar um certo talentoso piloto.
    Antes eu achava que a marcação contra esse certo piloto fosse fruto de um triunfo dele contra um compatriota nosso em nosso território.
    Mas do jeito que esse certo narrador faz, acho que a coisa está mais em um nível pessoal.
    O que será que esse certo talentoso piloto fez contra o narrador para ser alvo de tanta amargura?

    • Jonas Martins disse:

      Cara, o Galvão Bueno é chato pra cacete mesmo, e o que mais me decepciona é que aparentemente ele não aprendeu nada nos 30 anos que trabalha com Formula 1. Se ele assiste a mesma corrida que a gente, como ele consegue falar tanta besteira? Mas o que mais incomoda é essa torcida pelos brasileiros, que demonstra total falta de comprometimento com a qualidade da transmissão, pensando apenas em agradar torcedores desinformados, torcedores de futebol que assistem Formula 1 de alegre, e pensam que são obrigados a torcer por algum brasileiro. Sério, na minha opinião, o Galvão Bueno já passou do tempo, que a Globo coloque alguém que entenda do negócio pra narrar, e que principalmente, não fique torcendo ou imaginando coisas, ou até adivinhando coisas, já que mesmo depois do Felipe Massa falar que estava tudo bem depois da ultrapassagem do Alonso ele mandou um “não tá não!”. Esse Galvão Bueno é de foder…

      • Luiz G disse:

        Jonas, o Galvão narra pro povão, e não para as pessoa que tem uma opinião formada.

        Sua função na rede Globo é a de criar “heróis” pro povo Brasileiro.

        As pessoas que leêm sites especializados, blogs, participam, pensam, refletem e interagem não são o público do Galvão. Ele narra pro sujeito desdentado que tá vendo a corrida numa Tv preto-e-branco.

        Massa deu mole e tomou um drible. Se fosse o contrário, Galvão gritaria:
        “Esse gêêêêênio do esporte dá um DRIBLE e deixa Alonso pra tráááááássss…”

        Galvão é pago pra isso. Criar mitos. Os outros narradores não cumprem bem esta função, por isso, Galvão permanece na Globo.

        Sacou?

      • Roberto Magno disse:

        Concordo com vc JONAS, alem disso o cara ta cego e surdo. vai uma sugestão para o CAPELLI.
        CAPELLI voce deveria fazer um abaixo assinado em seu blog para tirarmos o GB da RGT pois como somos obrigados a ver a F1 pela RGT, pelo menos coloquem um narrador eficiente.

        • Lucas disse:

          Falam tão mal do galvao, mas vcs vao sentir muita saudade dele qndo ele deixar de dar akela emoção que só ele sabe fazer, como na primeira vitória do rubinho.

  29. Lucas disse:

    Calminha ae, estão tirando conclusões mais do que precipitadas do “bom velhinho” schumacher.

    Querem saber o que falta pra ele? O que o deixa em grande desvantagem quando comparado ao Niki Lauda, por exemplo (sebem q o niki só foi mostrar alguma coisa dois anos depois de voltar), é que ele não tem os vitais treinos livres durante a temporada.

    Imaginem um nadador, ele é ótimo no que faz, mas resolve parar e depois resolve voltar depois de tres anos, só que tem um problema, ele só pode entrar na piscina nos finais de semana, e nem em todos ele pode entrar.

    Conclusão: este nadador vai pegar o rítmo de novo? Olha, pode ser que sim, mas isso levaria um tempo monumental comparado ao fato de que ele poderia entrar na piscina umas duas ou tres vezes por semana.

    Tirando o fato de que a piscina nao muda em 3 anos, mas um carro de F1 muda uma barbaridade nesse período (principalmente pela grande mudança de regras), a comparação com relação a condição física é bem boa, e realmente explica o desempenho inicial do schumi.

    Calma, dizer que ele não é o mesmo é muito arriscado, vai que ele dá um show, e ai, como eh q fica??

    Outro fato importante a se mencionar: ele não sofreu nenhuma ultrapassagem “humilhante” para o hamilton, muito pelo contrário, ele lutou bravamente, fechando o ingles seguidas vezes quando o carro da Mclaren é muito mais veloz em reta devido ao seu dispositivo mandrake, me lembrou umas corridas do senna de mclaren e o prost de williams, em que o senna defendia bravamente. Sofrer uma ultrapassagem como aquela não é nada humilhante, para mim, foi o grande momento do Schumacher até agora nesta temporada (ele nao teve muitos né), isto é motivo de orgulho! Quem tem q ficar envergonhado é o hamilton que levou uns belos tapas na bunda.

    Última coisa que quero ressaltar do desempenho do Grande Alemão: ele adimitiu que sofreu com o desgaste dos pneus no fim da prova, isso apenas confirmou o que eu estava suspeitando como uma razão da queda de rendimento dele. Se alguém se lembra, o Schumacher tava fazendo uma baita corrida enquanto a pista estava seca o suficiente para os pneus slicks, tanto é que ele era o primeiro colocado entre os pilotos que erraram no início da prova, e vinha com um belo rendimento. O que aconteceu foi que caiu uma penca d’água na segunda parte da corrida, e o Schumacher não teve nenhuma experiência, em condições de corrida, de pilotas naquelas condições com um carro totalmente diferentes, pneus diferentes, etc (lembrando que ele correu em condições parecidas durante poucas voltas na Australia e durante uma boa parte do treino da Malásia, mas é claro, por mais que seja treino classificatório, treino é treino e corrida é corrida, são condições diferentes). Com isso, o alemão teve que aprender a pilotar um formula 1 em chuvona, deve ter passado na cabeça dele “Putz, tava indo tão bem, tinha que são pedro atrapalhar tudo!”. Sendo assim, ele mostrou que está bem adaptado a correr EM CONDIÇÕES DE PISTA SECA, mas ainda tem que reaprender a pilotar no molhado, que exige uma tocada diferente.

    Conclusão: Sim, ele vai voltar, não digo voltar a ser aquele grande Schumacher de 3 anos atrás, aquele que correu o GP do Brasil de 2006 e deixou todos de queixo caído, mas vai voltar a ser um piloto competitivo, do nível de um hamilton e alonso, mas nao vai voltar a ser o Deus, o Gênio, que foi outrora. O tempo passa, e ninguém pode impedir.

    • Jonatas disse:

      Lucas, perfeito em seu raciocínio…

      Acho que todos deveriam ir devagar com o andor… O alemão ainda não tem um carro competitivo e que favoreça seu estilo de pilotagem, pois o carro é – segundo li – extremamente dianteiro, e sabidamente o homem curte carros que tendem a sair de traseira.

      Vamos todos, do dono do blog ao menos informado, devagar com o andor…

    • Ituano Voador disse:

      Preste atenção. O Lauda voltou da aposentadoria e venceu já no seu 3º GP depois do retorno, em 1982. Isso de que ‘o Lauda só mostrou serviço depois de dois anos’ é besteira.

      • Luiz G disse:

        Isso é polêmico. Lauda não ganhou nenhuma corrida em 83. Tem que avaliar cada história.

        Schumacher está afundando na lama, mas também não é nenhum bobão na pista.

        Aparentemente, seu carro não lhe obedece. Só poderemos julgá-lo quando ele afirmar que o carro está “perfeito” pra ele.

        ..o que podemos julgar é que Schumacher não tem sido bom em se adaptar em situações adversas…Sem o carro “perfeito”, está levando um sopapo da galera.

        • Enio Oliveira disse:

          Carro “perfeito”?!?!?

          Creio que qualquer piloto com o carro perfeito vai dar “pau” em todos os outros. É só lembrar do Damon Hill com o carro “perfeito”.

          Me descupem, mas, a comparação tem e deve ser feita com seu companheiro de equipe. Afinal, os dois tem, teoricamente, equipementos iguais.

          Não interessa se ele tem ou não tempo “extra” para treinos. Todos os pilotos novatos também não tem esse tempo extra e tem que se virar para superar seu companheiro.

          A verdade é que ele não está indo bem e está levando uma lavada do Nico. Se isso vai ou não mudar eu não sei, mas que ele está tomando uma semana do Nico, ha isso está.

          I see you later.

    • Miguel disse:

      HUmilhante não!!!! Só tomou um belo Xis depois de deixar o carro sair bastante na curva para acertar o carro do Hamilton. Só isso! E na segunda vez chegou a ensaiar uma fechada de porta, mas na mesma curva que o Hamilton passou um monte de piloto, lá se foi, mais uma vez, LH deixando para trás, assim como os outros deixaram, o querido Shummy!!

      • Lucas disse:

        SIm, ele deixou o carro sair da curva, mas quem quer andar forte acaba fazendo isso, e não era pra bater no hamilton, era pra tentar recuperar a posição. Que vantagem ele teria em bater no Hamilton?? Olha a perseguição, volto a afirmar que o Schumacher teve um comportamento igual ao Senna nos duelos de 1993 contra o Prost.

    • Lucas disse:

      Há sim mais uma coisa, quando eu disse sobre a necessidade dos treinos extras, esa se referia muito mais ao fato da necessidade de recuperar o bendito “rítmo”, que compreende noção de espaço, resistência corporal, reflexos. Estes termos, por mais que o alemão se dedique em mantê-los quando corre de kart, é impossível quando fica parado. Uma vez que um kart anda, na melhor das hipóteses, a uns 100km/h, então o físico e reflexos são bem menos exigidos, e também não tem como comparar um kart com um F1,e a idade colabora para o enferrujamento. Os novatos tem toda a quilometragem acumulada das categorias de base, principalmente a GP2, então, eles não cairam de para-quedas. Agora, acho engraçado como criticam tanto o Schumacher por ser 0,5 em média, mais lento que o Rosberg, mas nem mencionam o fato de outro piloto bem mais novo, mas que tirou apenas um ano sabático dos monopostos (Bruno Senna) que foi 1,5 mais lento que o Karun Chandkok, será que o schummi está tão mal assim???

      • Rafael/CE disse:

        Caro Lucas, gostaria de mais uma vez em blog sobre F1 defender o piloto Bruno Senna (e por consequência o Lucas di Grassi). É impressionante como as pessoas não tem paciência com nenhum dos dois. O Bruno só teve desempenho em treinos pior que o Karun na Malasia (via site da FIA). E o que falar no GP da China, onde o Bruno foi superior tanto em treino quanto em corrida, sendo que só agora os dois tem o mesmo equipamento? Já o Lucas, se por um lado é mais lento que o Timo, pelo outro tem poupado melhor seu equipamento quando teve chance (o carro é de papel – até a Hispania já é mais confiável). Deixemos para criticar ambos quando terminar a temporada europeia da F1, ok? Devemos nos lembrar que o Massa quando começou era rápido, mas sempre foi inferior aos seus companheiros de equipe Sauber no inicio de carreira. Virou piloto de teste da Ferrari, ganhou experiência e ai sim tornou-se o bom piloto que hoje é. Mais calma nos nossos comentários sobre os brasileiros. Nem tão apaixonados, mas nem tão cheios de “ódio”.

        Um abraço.

        • Lucas disse:

          Concordo com suas palavras, Rafael, realmente acho que eles precisam de tempo, assim como o alemão, que também tem convivido com a “impaciencia” do povo, apesar que, o que ele tem a mais a provar? Ele é o maior de todos os tempos, 7 titulos, 91 vitórias, o que querem mais dele? Que ele bata num muro muito duro e deixe o Rosberg correndo sozinho?

  30. C_S_A disse:

    Nossa o que o Hamilton fez nessas últimas corridas!!! Confesso que estou torcendo que ele sempre large atrás no grid, pois sempre que isso acontece o inglês dá um show! É ultrapassagem pra tudo que é gosto. E não tem essa de chegar e ficar “estudando” o adversário, é chegar e passar!! Show! Pena que o Massa, que tinha um estilo bastante parecido, ultimamente anda muito burocrático…

  31. Rodrigo disse:

    Capelli, na verdade foi o Massa que passeou na “brita do Hamilton” da entradas dos boxes. A tv mostrou a legenda com o nome do Alonso, mas o carro era claramente o nº 7 com o capacete amarelo.

  32. Vanderlei Julio disse:

    Tem sido bom poder dar destaque a vários pilotos na mesma corrida. Cada por um aspecto diferente. Ver num passado um piloto em destaque outros simplesmente revezando-se na ordem da procissão era muito enfadonho.

    Agora eu chamo a atenção para o que cogito ser uma nuance de preconceito e pré-conceito (um vocábulo, que virou dois pela aplicação) por parte de Galvão Bueno em relação a Petrov.

    O cara disputou o título da GP2. Quais foram os últimos antes dele. Que me lembre, Rosberg, Hamilton e Glock. Todos sem questionamentos quanto ao merecimento da vaga no grid da F1. Agora por quê com Petrov atribui-se a vaga “ao caminhão e meio de dinheiro” (pobres na F1, desde quando?), à Lada, ao empresariado obscuro da Rússia, a um estereótipo de Vlad Putin…

    É difícil só poder ver F1 na TV aberta. Tenho que engolir pessoas querendo me dar óculos 1D para ver a realidade. Nem sei se Petrov vai vingar na F1, mas acredito que depois de 4 GPs, o desempenho é claro que não foi o do Kubica, mas tb não foi o do Badoer e Fisichella a bordo da Ferrari em 2009.

    • Eudemar disse:

      A Ferrari deve estar empurrando à Sauber motores esquentados, não motores de primeira linha, acho que é pelo motivo de Peter Sauber ser um chefe tipo mais pão-duro da F1. Deveria trocar pelos Renaults, que mostram melhor desempenho que os da Ferrari.

  33. Luiz G disse:

    Sobre Hamilton, o povinho da F1 tá gostando de criar um caso.

    Durante anos, li e escutei que a F1 é chata porque ninguém ultrapassa ninguém, nenhum piloto se arrisca, todas as mudanças de posições só ocorrem nas paradas de boxes.

    Então surge um piloto como Hamilton, que arrisca tudo em todas as ultrapassagens. O moleque vai com tudo mesmo.

    …E no fim de cada corrida, sempre surgem boateiros perguntando se ele será punido ou não.

    Afinal, as pessoas querem corridas com manobras ousadas ou não?

    Eu nem gosto muito de Hamilton, mas tenho que concordar que é um tremendo piloto-show. O garoto segura no braço e arrisca duro mesmo.

    Acho que ele fez muito bem quando respondeu ao Jornalista:
    “Não sei do que você está falando…”

    Provavelmente ele não deve entender porque tem que ser punido sempre que arrisca uma manobra ousada.
    Tem que arriscar mesmo!…E se sair da pista, então saiu…Faz parte da corrida.

    Quem quiser um emprego “seguro” e sem riscos, que saia da F1 e vá fazer concurso público.

    Que povo mais chato!….Deviam celebrar a F1 ter um piloto como Hamilton.

    • Lucas disse:

      Concordo plenamente!

    • Luis skinner disse:

      Você acha certo “arriscar” colocando em risco a vidas dos outros? Eu não. Por isso, acho que o Hamilton deveria ser punido na manobra dos boxes, pois se desse alguma m#$%a, ia sobrar para algum mecânico que não tem nada a ver com a história.

      • Luiz G disse:

        Luis Skinner, como eu disse acima:

        Se a galera tem medo de sofrer um acidente e se machucar, então melhor largar a F1 e fazer concurso público.

        Automobilismo é um esporte de riscos. A federação tenta minizar os riscos , mas estes nunca serão anulados.

        Quem quer vencer, tem que se arriscar. Eu não “adoro” Hamilton, mas concordo que ele se arrisca.

        • FÁBIO disse:

          Luiz o problema não o hamilton arriscar, é disso q faltava na F1, hamilton, vetell, e outros q vão pra cima, e não como barrichello e massa q são táticos, esperam o pitstop, erros e etc, pra ultrapassar. O problema é burlar as regras, fraudar, errar.
          Só pq o alonso é o alonso ele poderia ficar em 1º quimando a largada? regras existem para serem cumpridas, se são falhas, que mudem as regras, mas elas são pra todos. fez errado pune-se e não passe a mão proteja, ajude.
          Se hamilton tivesse tomado punição, no podium estava kubica e não ele.

      • Daniel Gomes disse:

        Arriscar a vida???Certissimo!! Todos ali ganham milhoes!!! Se nao podem por a vida em risco que vao ser pilotos de globo de BINGO.

        Formula 1 e esporte de RISCO. Desde a morte do Senna virou uma PALHACADA. Esporte de Moça! Niguem mais morre, ninguem entra mais de pe colado em um curva sem saber noque vai dar.

        F-1 hoje em dia so nao e mais chata porque felismente deus inventou a chuva.

        God Bless the Rain!

        • Jonas Martins disse:

          Como assim?? Esporte de moça porque ninguém mais morre?? Cara, você conseguiu perceber a besteira que você escreveu??

        • Luiz G disse:

          hahahahaha….ESporte de MACHO é esporte que mata…!!??….hahahahaha…Que viagem…

          Quando eu falo em risco, falo em ultrapassagens, em arriscar a perder a corrida e os pontos….não a vida, pelo amor de Deus…

          Mas é certo que, se um piloto tiver “pavor” de se machucar, está na profissão errada.

        • Onyas disse:

          Rapaz, acho que você errou o esporte.

          Devias assistir bung jump.

          SEM CORDA!!

    • Jonas Martins disse:

      É isso aí, povinho gosta de reclamar…

    • Arnold disse:

      Gosto do Hamilton, mas que ele é sujo as vezes isso é….

  34. Luiz G disse:

    A mídia anda muito chata com a relação entre Alonso e Massa. Tudo que acontece entre eles, existe a polêmica sobre quem está certo ou errado, quem é o primeiro piloto da equipe, quem ficará na equipe…

    …Isso é muito chato. Não sei por que essa necessidade de briga entre os dois. Parece que o público gosta mais de “barraco” do que de corridas.

  35. Eduardo Casola Filho disse:

    Sugestão para os problemas dos Tilketródmos:

    Colocar irrigadores em volta da pista. Assim a pista vai ficar molhada e fica mais fácil ultrapassar.

    O Button vai mostrando que não veio pra McLaren para ser um rélis empregado, o Hamilton vem dando show em todas as corridas, mas o atual campeão tem sido mais produtivo e merecendo a liderança.

    Placar na Mercedes: Grid 4 a 0. Pontos: 50 a 10. Campeonato: 2º pro Nico e 10º pro Schummy. Será que o Ross Brawn vai botar seu eterno pupilo como o piloto 1B? Ou será que ele bota a culpa no pescoço e pede pra sair antes da hora?

    A guerra na Ferrari começa oficialmente! Pela regra tudo legal e o Alonso foi apenas mais esperto. Para a imprensa o Felipe não vai abrir o jogo, mas já deve ter soltado nos bastidores um “va cagare” ao asturiano. Mas precisa voltar a andar para não virar um novo Gerhard Berger ou um Rubinho… Tem que andar mais senão vira um piloto 1B!

    • Fabricio disse:

      Acho que o problema de ultrapassagens na F1 é muito mais culpa dos carros do que das pistas. Uma pista com uma reta de 1300mts é ponto de ultrapassagem para qualquer categoria. Se os carros não conseguem andar próximos uns dos outros o problema é com os carros. Diferente da corrida da Indy hj onde a pista é muito travada e pra passar só na marra.

  36. Thiago Shauenberg Pereira disse:

    Regulamento interno… Até parece que a Ferrari se deu o trabalho de escrever um regulamento interno. Esses repórteres são no mínimo patéticos, francamente…

  37. Gabriel disse:

    Não acho que a manobra do Alonso tenha sido parecida com a do Schumacher em 2005.

    Até porque ali era a última volta e, como dizem, a Ferrari tem aquele acordo de não mudar as posições depois do último pit stop. Logo, acho que Rubens nem estava se preocupando.

    Já o acontecido de hoje não foi dos mais cordiais, mas não tem nada de errado. E eu acho que teremos uns “Vá Cagare” durante o ano.

  38. Guilherme disse:

    “Mas não sem antes dar um passeio na caixa de brita da entrada do box chinês, aquela mesma que sente muita falta de Hamilton.”

    Na verdade foi o Massa que fez esse passeio. E não, não estou me referindo ao outro passeio que o Massa deu quando o Alonso ultrapassou ele, foi um momento anterior da corrida mesmo. Porém a Globo inciialmente achou que fosse o Alonso também.

  39. Sandro Hansen disse:

    Também acho que o Alonso não fez nada de errado, a oportunidade bateu na porta dele, e ele pensou e agiu rápido. Se olharmos o passado, piloto bonzinho não ganha campeonato, é só olhar para Prost, Senna, Piquet, Nigel Mansel, Alonso, Schumacher e por aí afora. A fórmula 1 de 2010 está o bicho !!

    • Nemosan disse:

      Concordo.
      So axo que uma coisa é não ser leal com o companheiro de equipa, como Prost, Senna, Mansell, Alonso
      Outro é não ser leal nao obedecendo as regras como Schumacher e Hamilton

  40. Bruno Bispo disse:

    Olá Capeli,

    apenas uma correção. Quem passeou na brita na entrada dos boxes antes da trocas os pneus foi o Massa e não o Alonso. A televisão primeiro mostrou como sendo o Alonso, mas depois corrigiu e disse que era o Massa. Além disso, dá para reparar pela camera on-board que era o carro número 7, ou seja, o Massa. Além disso, durante a primeira volta após esta mesma troca de pneu, o Massa saiu da pista.

    Apesar da sensacional corrida do Hamilton, vale a pena ressaltar que, ao fazer a ultrapassagem sobre o Kovalainen no início da corrida, ele levou o famoso X. Porém, muito mais por um erro seu (espalhou na curva) do que por méritos do piloto da Lotus.

    Abraços,
    Bruno

  41. @pvsoares Boa análise, a corrida que eu vi tb não foi muito diferente. http://is.gd/byyBg

  42. Paulo Soares disse:

    @lucasaganetti Bem, uma análise da corrida mto parecida com a minha: http://is.gd/byyBg

  43. De fato, Massa fez uma corrida esquecível, mas a forma como rebateu o orgulho ferido global-nacionalista do Carlos Gil foi exemplar. A forma como a Globo sai em defesa dos interesses patrióticos esportivos é execrável, a ultrapassagem de Alonso sobre Massa diz respeito somente a Alonso e Massa, e se o Felipe admite que foi uma manobra lícita, quem é a tv para falar em seu nome?

    Outra polêmica à altura dessa, e muito mais importante, é a da manobra de Hamilton sobre Webber após o último Safety Car, pela qual não foi punido.

    Hamilton impressionou pelo show que deu, talvez a corrida rapsódica de Alonso também esteja à altura: tanto o espanhol quanto o inglês, ao que parece, não tiveram corrida fácil desde a Austrália, e tiveram que colocar todo o talento à prova. Após as três últimas corridas, não se pode negar que ambos são, cada um à sua maneira, excelentes no que fazem.

  44. Odilon disse:

    Alonso é um grande piloto, mas se mostra um canalha na pista. é a atitude de um imbecíl que faz qualquer coisa para ganhar. sua atitude anti esportiva mostra que é um esportista sem honra , o que a meu ver não torna melhor o esporte, nem o clima ente os pilotos. desde Shumacher não via um canalha tão baixo . quem bate palmas para uma atitude desleal dessas é do mesmo tipo, daqueles que acham que na vida vale tudo. uma lástima pare este grande esporte. é mesmo um discipulo de Briatore, como Shumacher .

    • Fabricio disse:

      Amigo, o que o Alonso fez de tão grave nesta corrida? Juro que não entendi. Achei a disputa limpa. Lado a Lado. Não houve toque nem nada.

    • Jonas Martins disse:

      Cara, você está exagerando. O que o Alonso fez foi ultrapassar um adversário! Se fosse um piloto de outra equipe, qual seria sua opinião? Ou, neste caso acho melhor pensar, e se fosse um piloto de outra nacionalidade? As pessoas estão feridas porque rolou com o Felipe Massa, com um brasileiro, o piloto que a galera que curte futebol e assiste Formula 1 acha que tem que torcer porque é brasileiro, e somente por isso. Fazer aquela ultrapassagem mostrou que o Alonso é comprometido com o esporte, com a competitividade, com a disputa. Qualquer choradeira é dor de cotovelo de torcedor mal informado.

      • Walterney Angelo Reus disse:

        Por que todo idiota que “assiste” F1 como se entendido fosse, desclassifica os torcedores de futebol, como se estes fossem figuras imberbes, anoréxicos intelectuais? Se assistidor de F1 fosse algum qualificativo intelecutal, com certeza não teríamos tanta insanidade nos blogues especializados (especializado é modo de dizer, porque não existe especilista).
        Nem vi a corrida, mas vou assegurar, como um bom torcedor de futebol (que não é esporte, é sacralidade)que o Alonso cometeu crime. Só os qualificados na sacralidade de entender o futebol são capazes de serem certeiros em algo que sequer viram. Já os obtusos vruns-vruns…são como crianças….só percebem o que os sentidos apontam….

        • Jonas Martins disse:

          Bom, acredito que você caro Walterney, mostrou o porque desqualificamos qualquer torcedor de futebol: ao invés de ler minha crítica e responder a altura, preferiu me chamar de idiota. Aliás, torcedores de futebol são um exemplo porque futebol é muito simples, não precisa de muito pra entender, sem contar que quando se torce para um time, automaticamente odeia-se o rival, e é isso que certas pessoas parecem fazer: torcem para o Felipe Massa pelo simples fato de ele ser brasileiro, e deixam de assistir o esporte como deve ser assistido, e deixam de respeitar e elogiar grandes pilotos, caso de Fernando Alonso, pelo fato de este ter sido colocado como grande inimigo do tal brasileiro… De resto, o que você disse não merece comentário.

      • Walterney Angelo Reus disse:

        Jonas… 1) Tem linha, palavra, letra que indique alguma defesa do Felipe Massa? Então, ressinta-se da sua incapacidade hermenêutica; 2)Chamei-o de idiota porque, no mundo virtual, o comentário é o autor…logo chamá-lo de idiota é ato reflexo da interpretação daquilo que expressas; 3)Qualquer mentecapto compreende que a genialidade do futebol, o que o coloca no ramo da sacralidade e não do esporte, está na SIMPLICIDADE, coisa que, repito é para gênio compreender, porquanto, consiste, a sabedoria, na compreensão do básico; 3) VOCÊ COMENTOU…então, não diz que não disse o que você disse. É FEIO!!!

        • Onyas disse:

          Quem diz que futebol é “simples” é porque não tem pouco ou nenhum conhecimento do jogo. Em um campo de 100×70, onde 22 jogadores, 11 para cada lado, disputam uma única bola sem o direito de usar as mãos – exceção feita aos goleiros – torna o esporte algo com infinitas possibilidades. Tanto que nenhuma partida é igual à outra.

          E generalizar, dizendo que todo o “torcedor” de futebol é influenciável, como citou o colega Jonas Martins, só demonstra ignorância e preconceito – um pleonasmo, já que ambas andam juntas.

        • Jonas Martins disse:

          A complexidade do futebol: quem marca mais gols ganha, se o placar fica igual, o resultado é empate. Para torcer para um time é preciso hostilizar o adversário. Mas como esporte quase divino, que apenas gênios entendem, fique longe dos estádios caso não queira ter o vidro do seu carro quebrado, sua carteira roubada ou sua cara desconfigurada! Pois é assim que os gênios agem, certo que sim. Se quiser me chamar de preconceituoso pode até me chamar, mas futebol e gênio (no sentido intelectual) não combinam. O cara até pode ser esperto no campo, dar entrevistas engraçadas, dar aquele drible, aquele passe de letra, mas inteligente… Não caros boleiros, para ouvir pagode e correr atrás de uma bola o cara não é genial, e não faz algo genial. Apenas pão e circo para os seus semelhantes.

          Caro Walterney, não escondo o que eu digo e li e reli os comentários para tentar encontrar alguma contradição, mas acredito que não fiz nada feio, talvez você não funcione com exemplos, se eu pudesse eu desenhava. Sim, eu entendo muito bem o que eu leio. Ao você dizer que o Alonso cometeu um crime, mesmo sem ter visto a corrida (ah, os torcedores de futebol, sempre cheio de palpites…), fica claro que você defendeu o Felipe Massa. Se não é isso teria ficado quieto e iria contentar-se com seu esporte sacro. Passar bem.

  45. mauricio disse:

    Seria ótimo se o Barrica lesse seu parágrafo a respeito da reação do Massa às perguntas instigantes do Carlos Gil.

    • Lucas R disse:

      O Felipe Massa é um dos poucos pilotos que sabem lidar com a imprensa. Ao responder as perguntas esteve o tempo todo no controle da situação e não deu a mínima chance para polêmicas ou distorções.

      A propósito, desde que entrou na Ferrari, o piloto sempre me passou a impressão de se esforçar para jamais cometer os mesmos erros de Rubens Barrichello nesse sentido. E até agora tem tido sucesso nisso.

  46. Jaca Voadora disse:

    Felipe Massa é um piloto com sérias dificuldades na chuva, além de ter extrema dificuldade em fazer uma corrida de recuperação, o que é ainda mais grave na minha opinião.

    O Alonso, mesmo tomando um drive through no começo da corrida, já tava colado Massa com 10 ou 15 voltas. Mas acho que ele deveria ter tomado um drive through pela ultrapassagem na entrada dos boxes, o mesmo vale pro Hamilton. De acordo com o apêndice L do capítulo IV do regulamento da FIA (traduzido):

    4. Entrada dos boxes:
    a) A seção da pista que leva aos boxes é conhecida como “entrada dos boxes”.
    b) Durante competição, o acesso aos boxes é permitido somente através da entrada dos boxes.
    c) Qualquer piloto com intenção de sair da pista ou entrar nos boxes deve-o fazer com segurança.
    d) Exceto em casos de força maior, É PROIBIDO o cruzamento, em qualquer direção, DA LINHA SEPARANDO A ENTRADA DOS BOXES E A PISTA.
    e) Exceto em casos de força maior, qualquer linha pintada na pista na saída dos boxes com o princípio de separar o carros deixando os boxes daqueles que estão na pista, não pode ser cruzada por nenhuma parte do carro que sai dos boxes.

    • Nemosan disse:

      A desculpa vai ser igual à do GP anterior.
      Que não está claro nos regulamentos e que isso é uma acordo entre pilotos, no proximo GP fazem uma reunião e todos prometem que nao voltam repetir e Hamilton com o seu ar de santo jura que não sabia que nao se podia fazer mas que nao volta a fazer mais. #$%&/()

    • Flávio disse:

      Ok, e pq o Alonso tinha que ser punido e não o Massa…

      Eles entraram no boxes juntos e lado a lado… Então, ali pode ser colocado como o caso de força maior já que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Quem deveria freiar e dar passagem… Nenhum deles fariam isso e td se resolveria na primeira curva e como o Aloso estava por dentro deu ele!

      Td limpo, justo e normal.

      Segue o jogo e o resto é choro

      • Gigante Daileon disse:

        Felipe Massa ainda tava na frente do Alonso quando eles entraram naquelas linhas brancas, logo o Alonso tinha que reduzir e entrar atrás. É uma situação semelhente por exemplo a de estar numa estrada tentando ultrpassar um carro, você tá do lado dele mas ainda não passou, quando de repente tem aquelas placas de proibido ultrapassar no trecho. O que todo mundo faz é reduzir e entrar atrás do carro, e assim que terminar o trecho, tenta a ultrapassagem de novo.

        O regulamento é bem claro.

        • Flávio disse:

          NÃO EXISTE NADA NO REGULAMENTO QUE DIGA QUE CRUZAR A TAL LINHA BRANCA A QUE VC SE REFERE DA AO PILOTO GARANTIA DE POSIÇÃO!

          Vc esta bem enganado!

  47. Luis Skinner disse:

    Capelli, se você estava sem internet na hora da prova, como arrumou um “print-screen” do time living?
    No mais, o Hamilton é um baita piloto, mas os caras da FIA realmente estão passando a mão na cabeça dele. Duas “adventências” seguidas não existe!
    Abraços,
    Luis.

    • Capelli disse:

      Entrei no site à tarde e fiz o print. Entra lá pra ver.

      • RUBRNS FILHO disse:

        Capelli, aquela punição …., que o piloto era obrigado : A entrar no Boxe e parar por 10s , não existe mais?
        Ela não seria mas apropriada em caso de queima de largada????

    • Nemosan disse:

      Estao passando a mao na cabeça dele?
      Estão levando ele no colo.
      Se fosse outro piloto seria punido exemplarmente.
      Depois vem com aquela carinha de santo se fazer de virgem arrependida.
      Ta levando uma lição do Button e nao tarda nada se ferra dentro do time.

      • Eudemar disse:

        Se ele não fizesse essa corridaça, ficaria fora da zona de pontuação!
        O Button poderá se dar bem, pois ele não é como o Alonso, um esquentadinho, pois já levou passada do Hamilton e ficou bem quietinho, na dele, e vence lá na pista, e é um piloto de temperamento tipo Prost, que comia sempre pela beiradas, e levava os títulos.

        • Miguel disse:

          O campeonato está apenas começando. Com 4 paradas nos boxes e voltas mais rápidas o Hamilton chegou em segundo. O Button vai poupar pneus preso no pelotão. Hamilton é o melhor piloto da temporada.
          Hamilton não se compara a Mansell.
          Hamilton é parecidíssimo com Senna (os dois “idiotas”)!!!!
          Lembremnos que todo mundo reclamava das manobras do Senna no início de sua carreira.

  48. Lucas R disse:

    Jenson Button tem impressionado bastante pela capacidade de poupar pneus. O piloto sempre deixou clara essa preocupação, mesmo antes do início da temporada em suas declarações à imprensa. Atualmente ele mostra que “fez a lição de casa” e está levando isso bastante a sério. Já seu companheiro de equipe faz exatamento o contrário. Usa tanto jogos de pneus quantos forem necessários para a sua corrida e para que sejam compatíveis com o estilo agressivo de dirigir.

    Observando a corrida de Adrian Sutil, cheguei à conclusão que o piloto ainda não aprendeu a dar “xis”. Foi ultrapassado três vezes no hairpin da curva 14 justamente porque se deixou ficar preso no lado externo da curva enquanto era ultrapassado.

    Felipe Massa fez uma corrida bastante apagada e a manobra de
    Alonso só piorou as coisas. Mas o esperto foi o próprio espanhol que sabia que iria perder tempo se entrasse nos boxes atrás d companheiro de equipe e o surpreendeu com uma ultrapassagem na entrada do pitlane. Foi uma manobra arriscada, pois poderia ter causado um acidente, mas que acabou dando certo. Provavelmente a Ferrari, conservadora, não permitirá que algo semelhante ocorra novamente, mas isso não impede que Alonso volte a tentar surpreender Felipe Massa de maneira menos arriscada no futuro. Felipe Massa que se cuide.

  49. arnold disse:

    ahhhh não querendo defender o Massa, mas dá pra ver claramente QUE O ALONSO QUEIMOU FAIXA na hora de entrar nos pits…..se não, pra q serve a faixa então?? a vsfd…..O que é seu tá guardado Alonso…

    • Nemosan disse:

      Se Alonso QUEIMOU a Faixa o que dizer de Hamilton? Entra quando ja tinha passado a entrada das boxes e sai em cima de Vetel usando a faixa de segurança.
      Qeeria ver se fosse outro piloto se os comissarios seriam tão brandos.

    • Fábio Mota disse:

      Até onde sei a faixa onde se queima e pode ser punido é a fixa de saída dos boxes. A de entrada acredito que não há problema, até pq se fosse por isso o Hamilton deveria ter sido punido também!!!

      E outra coisa, se o Alonso tivesse enfiado o carro ao lado do Massa na entrada dos boxes poderia se reclmar. Mas o espanhol já faz um trecho da pista ao lado do brasileiro então acredito que estão fazendo tempestade em copo d’água.

      • Jonas Martins disse:

        Então todos os pilotos deveriam ser punidos! Porque todo mundo passava por cima daquela faixa branca na entrada dos boxes! O que não é permitido é passar sobre a faixa branca na saída dos boxes, e a finalidade é evitar acidentes com quem vem embalado na pista. O Alonso mandou bem na manobra, e acredito que se fosse o contrário, se o Felipe tivesse ultrapassado o Alonso, todos estariam enaltecendo o arrojo do piloto brasileiro… que aliás, aparentemente, ficou em 2008…

    • Arnold disse:

      Porque existe a faixa na entrada do pit então? está lá de enfeite?
      Vocês estão parecendo a gorda cretina, dona dos pássaros, de ontem no Fantastico na matéria sobre conciliação. Que nojooo!!

      Quanto ao Hamilton, esqueçam…de cada 10 cagadas que ele faz em 1 ele é punido….queridinho da FIA.

      • Capelli disse:

        Hahaha… gorda cretina foi o máximo, hahaha… Eu vi aquilo, fiquei irritado com ela. Mulher vaca.

      • Jonas Martins disse:

        Hahaha… gorda cretina é boa mesmo… Mas o seguinte, veja os vídeos da corrida de ontem, todo mundo passava por cima daquela faixa até mesmo porque tinha uma zebra na curva da entrada, zebra esta que estava, curiosamente, fora dos limites da faixa de entrada nos pits…

  50. Alice disse:

    Capelli..o único erro do Alonso na prova foi na largada. Sim, erro bobo, mas não acho suficiente pra falar que ele estava irreconhecível. Pelo contrário, fez uma corrida de recuperação incrível, chegou em 4o lugar fazendo 4 pits stops e ainda pagando um drive through!! E quem foi dar uma passeadinha fora da pista não foi ele..e sim o Massa, que fez uma corridinha mixuruca!

    • Jonas Martins disse:

      Concordo. A corrida do Alonso foi boa na minha opinião, sem contar que aparentemente a Ferrari perdeu muito espaço pra Mclaren.

  51. humberto Toscano disse:

    Só discordo quanto ao Schumacher, continua o mesmo, quando ele tiver um carro impreterivelmente superior aos demais, um companheiro no nível do Rubinho, Kovalainen ou De la Rosa, voltará a ser imbatível, rumo ao octa.

    • Daniel Gomes disse:

      Adorei seu comentario. Está caindo a mascara do Shumi. A cada corrida que passa ele só da mais municao para quem fala que apos a morte do Senna ele correu sozinho, e somente conquistou tantos titulos e vitorias porque corria em uma equipe de 1 carro e sem concorencia ate a chegada de Alonso na Renault.

      Damon Hill, Jaques Vileneuve, Mika Rakkinem, Edie Irvine, sao um bando de barrichelos! Nao que o Barrichelo seja ruim, mas ta longe de ser craque.

      Que eu vi correr ate hoje o craque mesmo só conheco Ayrton Senna da Silva, Michael Shumacher, Fernando Alonso, Kimi Raikkonem. o Resto é resto.

      Lewis Hamilton tem que ganhar um campeonato com um companheiro de equipe decente ou algum rival importante pra entrar minha lista de craques da F-1.

      • FÁBIO disse:

        Hamilton ganhou com raikkonem na ferrari, e com alonso na renault? qual vc quer com concorrendo com ele? acho o hamilton um mansell novato. um idiota veloz. mas com mais chances de melhorar.

        quase um montoya, rápido, vontade de vencer, chorão, e louco pra acertar o muro.

        • rodrigo disse:

          Nossa, vc acha mesmo? Ou diz isso porque ele é ingles e não brasileiro? Bom é o Massa, né? É sim, ele ultrapassou uma Willians, do Rubinho, e o Schumi, e o companheiro dele, que tomou uma punição, chegou junto com ele na entrada dos boxes. Pilotão, viu?

  52. Filipe Santos disse:

    Capelli quem passou pela brita na entrada da box foi Felipe Massa, não Fernando Alonso. A realização num primeiro instante mostra o nome do espanhol mas rapidamente corrigiu. Um abraço.

  53. fox mulder disse:

    no ano em que hamilton e alonso correram juntos na mclaren, o hamilton foi esperto e nao deu chances para que alonso fizesse ele de bobo, o massa tem que ficar esperto com o alonso que de bobo so tem a cara, e claro que o alonso quer ser o primeiro piloto e ter todo os privilegios, se ele fez isso uma vez nao custa nada fazer de novo. ACORDA MASSA !!!!!! CONVERSAR O CA******* O O NEGOCIO SE RESOLVE NO BRACO !!!!!!

    • Eudemar disse:

      Com certeza, se não gostou deve devolver na mesma moeda, do proximo gp em diante. Ficar no chororó não resolve nada. O Massa deve ficar ligado pois o Alonso é cria do Briatore e dali coisa boi não vem para o Felipe, nesta temporada. O Kimmi sim era gente boa, pena que saiu.
      É Schumacher vai ter mais trabalho do que imaginava, para colocar sua mercedes do jeito que ele gosta de pilotar. Deverá conseguir alguns pódios, mas brigar pelo título, só na próxima temporada. Não esperem que ele desista, ele deverá cumprir o contrato assinado, se der, tudo bem, se não, ficará evidente que a idade e o tempo fora da pista, e o acidente na moto gp, influiu no desempenho dele. Todos os pilotos um dia se aposentam. No mais deve curtir a vida com a familia. O que ele conseguiu ficará na historia da F1, e pronto.

  54. ELF_TL72 disse:

    Já falaram aqui e eu tendo a concordar. Lógico, que guardadas as devidas e bem reduzidas proporções: Button é o novo Prost, burocrático, cauteloso e eficiente. Hamilton, o novo Mansell: um idiota veloz.
    E Massa, ensinando ao Rubinho o que é profissionalismo: não se chora no microfone aberto, com a cabeça quente e no calor do momento. Se teve alguma rusga com o Alonso, ela vai ser devolvida no lugar certo: na pista.
    RBR dando azar para não tornar o campeonato monótono e Kubica cada vez mais merecendo minha torcida. Queria ver uma melhora boa da Renault daqui para frente, para o Timmy brigar lá na frente, quem sabe pelo título.
    Tá legal esse início de campeonato…

    • Lucas disse:

      Hamilton um idiota veloz??? Se ultrapassar e pilotar em velocidade é idiotice, então devo presumir que os únicos não idiotas são os pilotos de Hispania, Lotus e Virgin… basicamente, se pilotar velozmente na pista é idiotice, então a F1 é idiotice.

      • ELF_TL72 disse:

        A definição “idiota veloz” foi dada por Piquet ao Mansell, caso vc não saiba.
        Mansell marcou toda sua carreira pela preciptação, por erros bobos e pela dificuldade de dosar o uso do equipamento e do pé direito em momentos críticos.
        (Sem contar algumas condutas bem cênicas fora da pista.)
        Comparei Mansell com Hamilton, porque não vejo nele um cara preocupado em poupar o equipamento, nem um grande estrategista. Ele vai para cima sem pensar. Vale lembrar a cagada de perder um título ganho se enroscando na brita quando sequer precisava ser tão rápido.
        Se eu quisesse ter dito que ser veloz é ser idiota, só precisava de uma das palavras e não das duas, correto?
        Idiotice é não saber tirar proveito dessa velocidade no momento certo, assim como Mansell passou boa parte da carreira dando show e depois cagando e sentando em cima. Só conseguiu controlar seus defeitos quando de posse de um carro muito superior aos demais. Aí foi campeão.
        Se o Hamilton não aprender a se controlar, seguirá no mesmo rumo do Mansell, sendo muito veloz, mas pondo tudo a perder por algumas idiotices.
        E do mesmo jeito que ser veloz não quer dizer ser idiota, ser lento não significa ser inteligente.
        As vezes ser inteligente significa somente ser mais constante que os demais. Pergunte ao Rosberg Pai, ao Prost e agora ao Button. Ou leia a fábula da lebre e da tartaruga. Entenda que a moral da história é que a tartaruga ganhou não por ser lenta, mas por ser mais inteligente e menos arrogante que a lebre.

        • Lucas disse:

          Realmente eu não conhecia a origem do termo (e nem tinha como conhecer), afinal a minha época é posterior. Porém, vejo o fato de Lewis se arriscar demais como uma ótima característica. Afinal, ele enche os olhos de quem vê a sua pilotagem. A meu ver, a comparação com Mansell não é válida, pois o título ganho por Hamilton em 2008 não foi com um equipamento muito superior. Ferrari e Mclaren estavam bem parelhas na época, e o título foi ganho no braço. Ambos erraram, ambos pagaram por seus erros, mas Lewis foi melhor e levou o caneco pra casa. LH não está mais errando tanto quanto antes, e suas manobras são arriscadas porém executadas com precisão. O choque na Australia foi culpa de Webber, pois Lewis e Alonso estavam fazendo tudo certo. Em todas as outras corridas, o inglês nº2 deu show com manobras lindas e precisas. Creio que falta-lhe apenas experiência para estratégias mais elaboradas, e nisso a Mclaren não ajuda muito, convenhamos.
          Quanto a questão da ”inteligência” (que não foi tratada explicitamente, apenas havendo uma contestação ao termo ”idiotice”), obrigado pela utilíssima ”aula” de moral das fábulas. Porém, conheço a fábula muito bem, obrigado, e creio que tenho conhecimento suficiente para discernir e entender a moral de uma história. Passar bem.

        • do Pandeiro disse:

          Esse Lucas é dos meus. O resto é pachecada.

        • Jonas Martins disse:

          E me metendo na discussão alheia, peço permissão e digo que também não concordo com a comparação de Hamilton com Mansell. Aliás, não sei sobre as estatísticas, mas acredito que o Hamilton já deve ter ganho tantas corridas quanto Mansell em sua carreira toda. Se uma compração fosse necessária, Hamilton é muito mais parecido com o Ayrton Senna, pois, independente se sabe poupar carro ou pneus, com ele não tem brincadeira: o negócio é botar do lado e ultrapassar.

        • Roberto Magno disse:

          ELF_TL72 (não sei por que voce se esconde com esse codigo, mas tudo bem)Concordo com o LUCAS pois o Lewis foi campeão em um espaço curto na F1, não pode ser comparado por MANSSEL, na minha opinião é o melhor piloto da atualidade, rapido, veloz, consistente etc o que se aproxima mais do melhor de todos (SENNA). aqui vai uma rela de pilotos burocraticos: Cristian, mauricio, pedro paulo,piquet jr, Roberto pupo entre outros estrangeiros…….

        • ELF_TL72 disse:

          Ok. Recapitulando: “guardadas as devidas e bem reduzidas proporções.” Foi uma comparação bem superficial. E para isso levei em conta todo o passado, não só o presente. Isolar só algumas atuações pode fazer até do, sei lá, Pannis um gênio.
          E também não dá para comparar nas mesmas proporções pilotos de épocas diferentes. Só usei uma menção remota para lembrar estilos.
          Pelo menos todos concordamos que Hamilton é veloz.
          Mas mantenho o idiota, que fica só por minha conta.

        • Roberto Magno disse:

          Beleza ELF_TL72
          so uma pergunta por curiosidade: Voce teve um VW TL 1972?
          Felicidades.

        • ELF_TL72 disse:

          Hahaha! Não, não, tive. Eu tenho! Quer dizer, está desmontada na funilaria para restauração. Mas eu tenho sim. Matou a charada!

        • Roberto Magno disse:

          para ELF_TL72

          parabens pela reliquia, meu tio tinha uma TL azul claro. abraços.

    • rodrigo disse:

      Apenas uma correção. Não foi Alonso que andou na brita da entrada dos boxes, foi Massa. A TV entrou com créditos errados mostrando Alonso, mas corrigiu logo depois.

    • Will disse:

      Hamilton = Mansell??? Nunca…em nenhuma dimensão! Idiotas não são velozes…idiotas não dão X no Schumacher…idiotas rodam na chuva…

  55. Fabio disse:

    É isso aí, Capelli, Alonso não fez nada de errado. Talvez ali se revelou novamente o ponto fraco do Massa: defender posições. Pra um piloto de ponta, ele costuma ser ultrapassado mais facilmente, se comparado a um Hamilton ou o próprio Alonso.

    • Roberto Magno disse:

      Concordo que ele não fez nada de errado, porem já imaginou se felipe tivesse fechado a porta e os dois carros tivessem batidos? na minha opinião o felipe não errou, pelo contrario, ele colocou as duas rodas na grama para não bater, acredito que na proxima ele deva fazer isso ou seja: vai ficar esperto. Alonso não deveria se arriscar no BOX principalemnte com seu companheiro, faltou dignidade, consideração com felipe.

      • Lucas S.A. disse:

        Que papinho mais xumbrega… Isso é competição, não é serviço público, não!

        • Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

          O Fernando Alonso não fez NADA de errado. Há em Felipe Massa vulnerabilidades recorrentes. Ontem ele mais parecia o Massa que se afogou no aguaceiro de Silverstone em 2008.

        • Roberto Magno disse:

          Não amigo isso é DICK VIGARISTA mesmo, queimou a largada tentando ludibriar e arriscou em cima do Felipe deu sorte que os dois carros da equipe não bateram, ou voce não viu que, assim que acabou a corrida o DOMENICALI chamou os dois e com certeza deu um aperto no ALONSO. Agora serviço Publico é a sua tradução de F1 ou seja: MUITO FRACA.

        • Roberto Magno disse:

          ai LUCAS S.A queima o regulamento ai…De acordo com o apêndice L do capítulo IV do regulamento da FIA (traduzido):

          4. Entrada dos boxes:
          a) A seção da pista que leva aos boxes é conhecida como “entrada dos boxes”.
          b) Durante competição, o acesso aos boxes é permitido somente através da entrada dos boxes.
          c) Qualquer piloto com intenção de sair da pista ou entrar nos boxes deve-o fazer com segurança.
          d) Exceto em casos de força maior, É PROIBIDO o cruzamento, em qualquer direção, DA LINHA SEPARANDO A ENTRADA DOS BOXES E A PISTA.
          e) Exceto em casos de força maior, qualquer linha pintada na pista na saída dos boxes com o princípio de separar o carros deixando os boxes daqueles que estão na pista, não pode ser cruzada por nenhuma parte do carro que sai dos boxes.

  56. topsy_top20k disse:

    Rapidinhas: GP da China http://bit.ly/apkOq4 #F1

  57. Capelli disse:

    Pronto, tem post do GP da China no ar. Pitacos mil aqui: http://bit.ly/aHVjGA .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>