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3 de abril de 2010 - 6:54Análises, Box

Rapidinhas da classificação: Malásia

- Como se esperava, mais um treino maluco na Malásia. Todos os tipos de chuva caíram durante a classificação, da mais fina até o estilo canivete. Assim, os carros ficaram quase sempre na pista, buscando melhorar seus tempos à medida em que a pista melhorasse, o mínimo que fosse, graças a uma possível diminuição da chuva.

- Quem se deu bem na loteria do chove-pára foi Mark Webber, que arriscou pneus intermediários no final do Q3 e marcou a pole position com larga vantagem para Nico Rosberg, segundo colocado. O australiano foi quase um segundo e meio mais rápido.

- Segunda fila alemã, com Sebastian Vettel e Adrian Sutil. O piloto da Force India, além do excelente resultado, protagonizou uma das cenas mais hilárias dos últimos anos na F1. Quando o Q3 começou, os carros indianos ficaram à frente no pit Lane, até que Robert Kubica, malandrinho, ultrapassou todo mundo pela lateral e arrancou na frente, tal qual muitos espertinhos fazem pelos acostamentos do Brasil. Porém, a esperteza do polonês de nada serviu, já que o teino foi interrompido por uma forte chuva. Quando a classificação recomeçou, novamente as Force India se posicionaram à frente. Porém, Sutil colocou-se ao lado de Liuzzi, trancando o “acostamento” e evitando que outro engraçadinho fizesse a mesma malandragem do piloto da Renault. Cena épica.

- Kubica, que deveria levar sete pontos na carteira de habilitação, vai largar em sexto, logo atrás de Nico Hulkenberg, o quinto. Mas, falando sério, não duvido que o polonês ganhe alguma punição e perca posições no grid. Seria justo.

- Impressionante o domínio de pilotos alemães. Atrás do pole Webber, quatro tedescos consecutivos. Eles ainda vão fazer trifeta no pódio esse ano.

- Mas o mais famoso alemão, Michael Schumacher, ficou devendo de novo. Vai largar apenas em oitavo, mais de um segundo atrás de seu companheiro Rosberg. Em condições adversas, Schumacher não apanhava assim. Tá ficando feio, já.

- Rubens Barrichello, embora tenha apanhado do novato Hulkenberg, foi bem e sai em sétimo. Atrás dele, Kamui Kobayashi, que voltou a andar bem, e Vitantonio Liuzzi. Assim, encerra-se a classificação dos top 10.

Timo Glock no simulador de Sepang da Virgin (Foto: Divulgação/Virgin)

Timo Glock no simulador de Sepang da Virgin
(Foto: Divulgação/Virgin)

- Quem ficou de fora graças a um erro patético foram McLaren e Ferrari. As duas equipes deixaram seus carros nas garagens no começo do Q1, quando já chovia. Enquanto todo mundo foi para a pista para marcar um tempo o mais rápido possível, antes que a chuva apertasse, os carros das duas principais equipes da F1 ficaram parados, esperando a pista melhorar.

- Resultado: a pista não melhorou, pelo contrário. A chuva apertou e Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Felipe Massa dançaram. Jenson Button, por ter sido o primeiro deles a marcar tempo, conseguiu uma volta razoável e passou para o Q2, ainda que tenha atolado na caixa de brita na segunda tentativa. Não pode voltar à pista e acabou na 17ª colocação no grid.

- O saldo de tudo isso é que Alonso vai largar em 19º, Hamilton em 20º e Massa em 21º. Uma situação ridícula e constrangedora.

- A Mercedes cometeu o mesmo equívoco, mas mandou Michael Schumacher e Nico Rosberg à pista alguns segundos antes. O suficiente para conseguir passar pela degola, o que não aconteceu com três dos principais pilotos do campeonato.

- A patuscada das principais equipes provocou resultados inéditos. Heikki Kovalainen e Timo Glock conseguiram passar para a segunda fase do treino, a primeira vez de duas equipes estreantes, Lotus e Virgin, respectivamente. O que, provavelmente, será a única vez no campeonato que acontecerá.

- Lá na rabeira, um treino para Bruno Senna e Lucas di Grassi esquecerem. O sobrinho de Ayrton levou um segundo de Karun Chandhok e ainda foi parar na caixa de brita quando tentava melhorar o tempo. E só não vai largar em último porque Di Grassi ficou nos boxes, com problemas mecânicos. Quando foi para a pista, já era tarde. Se McLaren e Ferrari não conseguiram fazer bons tempos, quem dirá um Virgin. A última fila na Malásia é verde-amarela.

- Será uma corrida bastante interessante, menos pelas características de Sepang, mais pela maluquice que é o tempo na Malásia e pelo fato de quatro pilotos de ponta saírem lá do final do grid. Está pintando uma corrida mais para Austrália do que para Bahrein, o que é uma ótima notícia.

- Mesmo com os problemas de confiabilidade, acho que dessa vez a Red Bull leva. Vettel é craque na chuva e vai dar trabalho para Webber. Se não se acharem pela pista, devem dominar. Porém, corridas chuvosas são sempre surpreendentes. Numa dessas, dá até Hamilton.

GRID DE LARGADA DO GP DA MALÁSIA

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comentários

43 comentários

  1. O Cesar Cielo( Rubens Barrichello) da F1, o homem que adora água, poderia ter ir ido melhor no treino classificatório… dava pra ter tirado em quarto tranquilo. Mas, é como Capelli disse, o carro vai melhorando e pilotagem dele nao acompanha a evolução do carro. Bruno Senna 1s mais lento do que o indiano, por se tratar de um carro lento desse, é muita coisa. O unico piloto que eu aceito levar toco de companheiro de equipe é o Massa, pois tem um fora de série como companheiro de equipe. Luca di Grassi fala muito e corre pouco………

  2. Rapidinhas da classificação: Malásia http://bit.ly/cYjCiw #F1

  3. ELF_TL72 disse:

    Kubica mostrou uma certa dose de canalhice, necessária à todos aqueles que um dia querem ser campeões mundiais. Mais ou menos como cumprir a punição de passar pelos box na última volta da corrida, quando não valia mais nada, como certo alguém ja fez, lembram?
    Furar a fila foi uma atitude eticamente errada, mas pelo jeito nada ilegal. Ninguém deve ter previsto no regulamento a proibição, já que todos contavam com o bom comportamento costumeiro nessa situação. Não duvido que a patir de agora proibam explicitamente.
    Se Kubica um dia será campeão, só Deus sabe. Mas a história recente não perdoa: Na F1, bom moço não ganha título. No máximo, só respeito dos colegas. Mas isso não dá para botar na prateleira.

  4. Wagner Campos disse:

    Daqui do Brasil, de dentro do meu quarto, pela tv, já ví q aquela chuva toda n ia parar em 5 ou 10 min. 10 equipes q estavam lá na Malásia e olharam pro céu viram isso, até o Galvão Bueno viu! Faltou quem?? Ah tá, Ferrari e Mclarem q confiaram em alguma “Mãe Diná” do tempo e jogaram no lixo todos os sinais da natureza q tavam lá pra quem quisesse ver. De q planeta esses caras são?

    • Carlos Alberto Alves de Carvalho disse:

      Em 1997 a Williams conseguiu a proeza de deixar que Villeneuve e Frentzen largassem com pneus para pista seca em Mônaco com base no que disse o meteorologista: que pararia de chover em meia hora. Resultado? Um aguaceiro sem fim e vários chapéus de burros, mas nesses casos não vale por tudo nas costas do time. Afinal, os pilotos de Fórmula 1 têm uma cabeça pensante ou um separador de orelhas?

  5. Pablo Habibe disse:

    Na Formula 1, como em tudo hoje em dia, temos rios de relatórios técnicos a respeito de tudo e pouco espaço para a intuição. É normal. Quem, nos dias atuais, preferiria acreditar em superstições populares ou em seus próprios olhos, quando existe pessoal e equipamento especializado gritando o contrario?
    É muito fácil apontar para Ferrari e McLaren resmungando a respeito da incompetência das mesmas, mas não me parece justo. O que vimos foi a falha de um sistema que funciona na maioria das vezes, é como julgar a aviação como um todo a partir de um acidente trágico…
    Quanto ao grid de largada, só Kubica, Barrichello e Schumacher me inspiram alguma confiança entre os dez primeiros, mas podem depender demais da chuva para um bom resultado _ dois para driblar a deficiência do equipamento e um para enganar a ferrugem…
    Uma disputa paralela pode ocorrer entre Massa e Alonso para pescar alguns pontos em uma prova de recuperação, mas só em caso de pista relativamente seca. Se chover pra valer aposto no espanhol abrindo mais uns pontinhos em relação ao brasileiro, não tanto pelo brilhantismo do primeiro quanto pela falta de intimidade do segundo com a chuva…

  6. Só mesmo a chuva pra dar emoção pra F1 de hoje..

  7. ELF_TL72 disse:

    Em tempo:
    Galvão Bueiro deveria saber separar as coisas. O Kubica vai para a Ferrari? Não sei. Mas o fato de saber que o contrato do Massa para mais 3 anos “está redigido, mas não está assinado” não quer dizer nada. Informação vazia. Sem estar assinado, não há garantia nenhuma, é o tipo de informação sem valor. Até eu tenho um contrato com a Ferrari aqui em casa. Só não está assinado…
    E ainda: Rubinho é bom na chuva? Sim, isso é fato. Mas não é nenhum fenômeno. Enquanto alguns são bons até na chuva, Rubinho só é bom na chuva. Talvez se todo campeonato de F1 fosse disputado em Manaus, isso tivesse alguma relevância. Mas como não é, isso é apenas mais uma das muitas variáveis que os pilotos precisam enfrentar ao longo das provas.
    Pela amizade com Rubinho, Galvão Bueiro incorpora o mesmo rancor que Barrichello faz questão de explicitar sempre que se refere ao Schumacher. Destacar ao superioridade de Barrichello pelo fato deste andar na frente do Schumacher neste treino é de uma parcialidade incrível. Primeiro porque outros pilotos com equipamentos iguais ou piores ficaram na frente de ambos. Segundo porque se Barrichello tivesse ficado 3 anos afastado, o desempenho também não seria lá essas coisas.
    Fico imaginando uma discussão do nível: “eu corro melhor na chuva”, rebatida por um “eu sou hepta campeão”. Não há dúvida de qual argumento é melhor para calar a boca do outro.

    • Felipe Fugazi disse:

      Quer deixar o GB fulo da vida? Faça qualquer tipo de questionamento, ou levante qualquer tipo de duvida sobre alguém nascido na Terra Brasilis.
      Esse sujeito se esquece que o papel da imprensa é informar, que torcer é coisa da torcida.
      Alias ele não torce, distorce, e muuuito.
      Mas na mente megalomaníaca dele falta o discernimento de que uma porcentagem considerável dos fãs de F-1 esse tipo de coisa não funciona.
      É gente que pensa por si própria, principalmente aqueles que acordam em plena madrugada, não somos “Maria-vai-com -as outras”, e só queremos ficar em frente a TV por 1 hora e meia sem ter de ouvir asneiras.

    • Lucas disse:

      Isso sem contar Galvão Bueno falando que ”Hamilton não sabe perder, teve problemas com Alonso, Kovalainen e agora com Button por causa disso e blábláblá…”
      Primeiro: quem não soube perder e fez birra em 2007 na Mclaren foi Alonso. Segundo: alguma vez Lewis teve a mais mínima discussão sequer com Kovalainen??? Só se tiver sido em segredo, porque eles claramente nunca tiveram problemas. Terceiro: problemas com Button??? Que problemas??? Só mesmo na mente perturbada de Galvão é que aparecem essas coisas.

  8. Eduardo Casola Filho disse:

    Pelo grid, o treino foi uma doideira só, rolando de tudo. Mas se chover na corrida, a chance de termos uma reviravolta é enorme.

    Primeiro: A Red Bull continua dominando, mas o carro tem que ir até o fim. E o Webber na verdade é um “Barrichello australiano”, não adianta se empolgar muito com ele…

    Segundo, A garotada, principalmente os germânicos, tem andado bem, só o Schummy anda dando vergonha pra terra dos chucrutes. E 3 a 0 para o Nico!

    Terceiro: Agora o Alonso vai saber a barca em que se enfiou. Mesmo vindo com todas as mudanças, a Ferrari continua com as mesmas trapalhadas dos tempos do Kimi… E não adianta fazer chilique, como na Renault!

    Quarto: Os brazucas fechando a raia parece ser uma mal sinal, mas vai que a corrda seja bem doida, é uma esperança. Para Senna e Di Grassi, terinar seria o paraíso, nas suas circunstâncias, mas pelo menos ir mais longe que seus companheiros para não fazer feio na briga interna. Para o Rubinho, a chance de um pódio é real se chover, mas vai ter que mostrar serviço. E Felipe, este tem que abriro olho. Pois já tem um polonês fura-fila no seu cangote!

  9. ELF_TL72 disse:

    Preferia quando a classificação era direta, sem essa de Q1,Q2 e Q3.

  10. Maxwell Barbosa Medeiros disse:

    Chance de ouro da Willians fazer bonito.

  11. Leonardo Borges disse:

    Eu pensei que o treino era das 6 as 7 da manhã quando ligo a porcaria da tv ja ta no q3 que porcaria é essa afinal de contas:
    Bom de qulquer forma vejame e só pra avacalhar ja que vai chover vou falar que o rubinho na willians leva >>
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk>>

  12. gilberto h disse:

    Vou repetir o comment que fiz lá no FG:

    Tá na cara que as equipes optaram por acertos diferentes para seus pilotos no Q3. Nunca houve tanta diferença entre companheiros de equipe. Webber colocou 1,4 seg no Vettel, Rosberg 1,1 no Schummy, Sutil mais de 1,4 seg no Liuzzi e até o Hulk botou tempo no Barrica no molhado, mais de 05, seg.

    Como eles não podem mexer nos carros para ajustar de acordo com a condição da corrida (seco ou molhado), optaram por mandar cada carro com um condição diferente, caso o tempo mude na corrida.

    Veremos na corrida.

  13. Rob disse:

    Lewis-Mansell vai fazer “strike” na largada …. e Felipe-Zaca vai rodar como um pião…

    • Webber disse:

      É o segundo ou terceiro blog hoje que vejo você com exatamente esse mesmo comentário, agindo como Troll e provocando outros leitores e causando confusão por aí…

      Não tem nada melhor para fazer hoje não meu amigo?

  14. Eduardo disse:

    O Cesar Cielo( Rubens Barrichello) da F1, o homem que adora água, poderia ter ir ido melhor no treino classificatório… dava pra ter tirado em quarto tranquilo. Mas, é como Capelli disse, o carro vai melhorando e pilotagem dele nao acompanha a evolução do carro. Bruno Senna 1s mais lento do que o indiano, por se tratar de um carro lento desse, é muita coisa. O unico piloto que eu aceito levar toco de companheiro de equipe é o Massa, pois tem um fora de série como companheiro de equipe. Luca di Grassi fala muito e corre pouco………

  15. João Rafael disse:

    Estranho o Barrichello levar 0.5s do Hulkenberg em todos os ‘Q’. Boto fé que o setup do Rubens está pra pista mais ‘seca’.

    Mas ainda assim, esse garoto parece gostar d’água.

    • gilberto h disse:

      Também acho que não só o Barrica tem acerto diferente do companheiro. Schummy, Vettel e Liuzzi, todos tomaram mais de 1 seg dos companheiros. É claro que é diferença de ajuste.

      • João disse:

        O Schumacher se desculpou com o facto de na Q3 ter feito apenas uma volta de classificação normal.. por ter “destruído” os pneus logo nessa volta.. espero que tenha sido isso.. mas não deixa de ser um péssimo resultado..

  16. Oberdan Valle disse:

    Rapidinhas da classificação: Malásia. http://migre.me/tv0M #f1

  17. Saarinen disse:

    Foi assim qua Barrichello conquistou a pole em Magny-Cours/1999. Chovia forte, Alesi e ele foram para a pista ainda no ínicio do treino enquanto os outros aguardavam. A chuva só piorou, e ninguém conseguiu melhorar tempo algum.

  18. Pedro M disse:

    Em Monza 2008, McLaren e Ferrari fizeram lambança semelhante. Ainda não aprenderam.

  19. Luiz G disse:

    O erro foi fatal, mas…é isso que fará a corrida interessante.

    Se Red Bull, Ferrari e McLaren garantem as 3 promeiras filas no seco, sabemos que a corrida termina quase igual a Largada…

    Na chuva, com as grandes atrás, não fazemos idéia do que vai acontecer nesse GP…

    Red Bull na frente…com um carro que sempre quebra?
    Está tudo em aberto.

    • Marcelo disse:

      O carro da Red Bull que sempre quebra é o do Vettel. O garoto é rápido mas parece que maltrata muito o carro, o carro do Webber não quebra tanto.
      Se chover o tempo todo ou não chover acredito numa dobradinha da Red Bull, se o tempo ficar mudando… então é loteria, ganha quem tiver a melhor estratégia.
      O Hamilton deve dar show outra vez vindo de trás, e tomará que Massa, Alonso e Button também se arrisquem.
      Só espero, que este ano, tenhamos uma corrida completa.

  20. Mauro Oliveira disse:

    O que aconteceu com as grandes não foi histórico. no ano passado a ferrari fez a mesma besteira com o carro do massa, e na corrida seguinte com o do raikkonen

  21. Q nada, ótimos comentários =D RT @ivancapelli Pronto, rapidinhas concluídas. Pitacos infames lá no blog. http://bit.ly/9BILTU

  22. Rapidinhas da classificação: Malásia http://migre.me/tv0M #f1

  23. Danilo disse:

    Além do Kubica roubar oxigênio ainda queria roubar posição na saída dos boxes.

  24. sergio lotti disse:

    foi a coisa mais bizarra que aconteceu nos últimos tempos, os caras estavam lá esperando o coelhinho da páscoa, num sábado???
    assisti a todos os treinos e acho inclusive que a ferrari adotou aquela frase do domenicalli para não brigarem entre si(massa/alonso) e brigarem com as novatas para ver quem fica em primeiro.
    bizarro mesmo.
    forte abraço!

  25. Tocoboy De Tunes disse:

    HUSAHUASHUASHUASH sensacional

  26. Nemosan disse:

    O que Kubica fez não deverá ser ilegal, ja que no segundo arranque do Q3 quando os Force India ficam lado a lado o Engenheiro de Liuzi avisa-o (via radio)para ter atenção ao Sutil ja que não é ilegal e para ele arrancar melhor para chegar primeiro na curva 1 que Sutil.

  27. Junior disse:

    Entre os 4 primeiros, temos 3 alemães. Entre os 4 últimos, temos 3 brasileiros.

    Bem que podiam inverter o grid como o Bruno Senna falou…

    • Tocoboy De Tunes disse:

      Epic Fail pra Ferrari e McLaren, sem comentários! Duas equipes com estruturas gigantescas, fazendo estratégias pifias.

      Nem da pra dizer que foi a lá Force India.
      Por que a FI fez bonito.

  28. Os pitacos de @ivancapelli sobre a classificação na Malásia estão nas Rapidinhas. Aqui: http://bit.ly/9BILTU

  29. Capelli disse:

    Pronto, rapidinhas concluídas. Pitacos infames lá no blog. http://bit.ly/9BILTU

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