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19 de março de 2010 - 17:41Box, Curiosidades, Pergunte ao Capelli

Pergunte ao Capelli: 7ª edição

P: A Hispania corre risco de ser a “Andrea Moda” do século 21? C/ o Bruno “Moreno” Senna e o Karun “McCarthy” Chandhok?
R: Já é, eu acho. Só espero que o dono também não seja preso.

P: E quanto a ideia de K ovaleinen querendo acabar com as bandeiras azuis?
R: Foi uma brincadeira dele.

P: Rosberguinho(a) continua andando na frente do Schumacher ou isso não dura até a metade do campeonato?
R: Acho que o duelo vai ser parelho, com vantagem para Schumacher.

P: Afinal, Glock é ruim demais ou amarelou e entregou a posição pro Hamilton em interlagos em 2008?
R: Nem uma coisa, nem outra. Vai andar de pneu para seco desgastado na chuva, para ver.

P: Galvão Bueno, Cleber Machado, Luciano do Valle, ou Teo José?
R: Por increça que parível, eu gosto mais do Cleber Machado.

P: Bia Figueiredo tem futuro na Indy?
R: Tomara que tenha.

P: O problema da Fórmula 1 é aerodinâmica ou excesso de confiabilidade mecânica?
R: Acho que as duas coisas.

P: Capelli, Faltou cameras ou foi posicionamento errado delas na Indy… Pois os caras cortam e depois de LONGOS 5s apareciam os carros no outro trecho…
R: Eu acho que foi problema de posicionamento, mesmo.

P: Jardel com Paulo Nunes, ou só Ronaldinho Gaúcho?
R: Jardel e Paulo Nunes. Eles fizeram história.

P: Ivan, parece idiota, mas descobri que não apenas eu não sei o que ao certo, mas muita gente não sabe. O que é, em termos mais técnicos, um treino de shakedown? É de acerto aerodinâmico!?
R: Shakedown é um treino de poucas voltas, apenas para checar se todos os componentes do carro funcionam.

P: Seu maior sonho?
R: Trabalhar na Malhação.

P: Capelli você já viu o filme: Bobby Deerfield? Aquele que o Al Pacino faz um piloto de Formula 1.
R: Já ouvi falar, mas não vi não.

P: O que o verdadeiro Ivan Capelli anda fazendo na vida?
R: Ele é o Luciano Burti da RAI. Mas sem “em termos de performance” e “ou seja”.

P: Algum palpite pra copa do mundo?
R: Brasil ou Argentina.

P: Capelli, quem foi o culpado pela morte do Henry Surtees na F2? A empresa que construiu os carros sem segurança, o Mosley que criou uma categoria barata ou o próprio Surtees?
R: Foi uma terrível fatalidade. Não acho que tenha havido culpados.

P: Capelli, qual foi a maior numeração usada para um carro da F1?
R: Houve um GP da Alemanha nos anos 50 no qual todos os carros inscritos correram com números acima de 100.

P: Tens escutado o quê de bom essa semana? ;D (spring2me.com) by alviis
R: Ademir do Arari, com Forrozinho. “eu vou aqui, vou acolá…”

P: Li não me lembro onde que a pole que o Vittorio Brambilla obteve no GP da Suécia de 75 foi conseguida por trapaça da equipe dele — balançaram um objeto na frente do olho eletrônico e foi registrado um tempo menor que o real. Isso é verdade ou lenda? by JCCyC
R: Não conheço essa história, mas é boa.

P: Olá, Capelli, já que você se referiu ao acidente da largada do GP da Bélgica/98 como sendo o mais espantoso, pergunto: o que aconteceu depois do acidente? Relargada com os carros reservas, ou a corrida foi para o vinagre? Grande abraço.
R: Relargada com carros reservas, mas sem vários pilotos. As equipes tinham só 1 carro reserva e muitas perderam os dois carros no acidente.

Alonso vai ou racha? (Foto: AP Photo/Luca Bruno)

Alonso vai ou racha?
(Foto: AP Photo/Luca Bruno)

P: Esse ano o Alonso vai (como o Schumacher na Ferrari) ou racha (como o Prost na Ferrari). Qual dos dois cenários você acha mais provável?
R: Eu acho que vai.

P: Vc acha q o Jonas deveria parar com aquelas requebradas após os gols?
R: Todo juiz tem o dever moral de anular o gol depois que ele faz essa dança ridícula.

P: Capelli, ja houve uma temporada inteira sem corrida com chuva? Hoje em dia é obrigatorio que as equipes tenham 2 carros? Não podem existir equipes com 1 carro só?
R: Sim e sim. Em 1987, por exemplo, não choveu.

P: O sr. acha que realmente vai acontecer a apresentação do trio Vanessa Camargo, Ivete Sangalo e Mara Maravilha no SuperBowl 2.011 e o mundo vai se render novamente ao telecoteco e balacobaco desse povo tão inzoneiro?
R: Se isso acontecer, jogam uma bomba atômica no Brasil. E a gente nem vai poder reclamar, porque vai ser merecido.

P: Caro Capelli… era a mulher de o Nigel Mansell a mulher mais feia do mundo mesma?… Raimundo desde Chile.
R: Na época, era. Hoje, o título é da mulher do Webber.

P: Voltando aos números. Pq Senna usou o 8 em 1993, já q, além de ser o primeiro piloto, estava na McLaren antes do Andretti?
R: Porque até o primeiro treino para o GP da África do Sul a presença de Senna ainda não estava garantida.

P: Capelli, quando foi que se iniciou a numeração fixa de carros por temporada? Foi em 1974? Por quê? E qual era o critério para numerar os carros antes disso?
R: Foi em 1974. Antes disso, a numeração era distribuída pela organização de cada GP, cada uma com seus critérios, que podiam ser os mais absurdos possíveis.

P: Capelli, estava conversando com uns amigos numa roda de canastra e surgiu uma curiosidade: Jacques Villeneuve foi o único campeão mundial de F1 “quatro-olhos” ou houve outro coelho caolho bom de braço? (fora o Paul Tracy).
R: Realmente não lembro de outro campeão de óculos.

P: Das equipes que permanecem na Fórmula 1 (não vale a Lotus), qual é a que está há mais tempo sem vencer? by nildojr
R: A Williams, sem vitórias desde 2004.

P: Na F1 atual sabemos que somente pilotos de luxo tem chance de ingressarem em uma equipe (à-la Piquet Jr), não acha que se a FIA colocasse um programa para jovens pilotos (sem grana) não iriam aparecer grandes talentos? Nunca ouvi falar de piloto pobre na F1.
R: Automobilismo é um esporte de ricos. Ninguém começa a correr de kart se não tem grana.

P: Capelli, quando acabou a luz verde de Largada de começou o ciclo de 5 vermelhas?
R: Em 1996. A última corrida com luz verde foi o GP da Austrália de 1995. E a primeira com a sequência de luzes foi também o GP da Austrália, em 1996.

P: Capelli, qual das “famílias” teve melhor desempenho na F1: Villeneuve ou Hill? Por quê?
R: Hill. Os dois membros do clã foram campeões.

P: É realmente verdade essa história de que Ayrton Senna teria um contrato firmado com a Ferrari pra 1996?
R: Assinado, não. Mas um acordo verbal, sim.

P: É verdade que muitos acharam que, no tricampeonato do Piquet em 1987, muitos acharam que o campeão foi insatisfatório? O que vc acha disso?
R: Piquet mereceu, foi regular para caramba naquela temporada. No duelo mano-a-mano, Mansell foi muito melhor que ele. Mas não fez os pontos necessários, fez besteiras… dançou.

P: Por que estão chamando o pessoal da Stefan GP de “piratas”? É alguma piada interna do Grande Prêmio ou os sérvios não são gente séria mesmo?
R: Eles são sérios, sim. O termo “piratas” é pelo fato de eles quererem entrar na F1 mesmo sem autorização.

P: Qual das novatas fecha as portas primeiro? E qual das equipes preteridas pela FIA tinha melhor condições de fazer um bom trabalho?
R: Eu acho que a Hispania dança rapidinho. Das preteridas, creio que a Prodrive era a mais estruturada. Mas cometeu o pecado de não querer os motores Cosworth.

P: Qual foi o acidente mais chocante que você ja viu? by Renanvelocidade
R: Ao vivo pela TV, o de Jeff Krosnoff, na Indy.

P: Algum carro de F1 já utilizou câmbio automático? by jeff strife
R: Em 1992 e 1993, alguns câmbios tinham programação automática para determinados pontos da pista. Mas nunca um câmbio totalmente automático.

P: O que vc acha do Barrichello defender o sistema 18-25-15-12-10-8-6-4-2-1 de pontuação na F1?
R: Sacanagem…

A bela Lotus, com Kovalainen (Foto: AP Photo/Ben Curtis)

A bela Lotus, com Kovalainen
(Foto: AP Photo/Ben Curtis)

P: Qual carro de 2010 você acha mais bonito? Sou fã do F10 e do RB6.
R: Gosto muito da Lotus, pela pintura; e da McLaren, pelo design.

P: Capelli, vi em uma revista antiga uma foto do March do Gugelmin pintado de verde e com motor aparecendo, já o carro de seu xará Ivan Capelli, era azul claro e com carenagem sobre o motor, em que ano isso ocorreu? E esse carro competiu mesmo?
R: Foi em 1988, e a diferença de cor se dá por causa da luz, ou da impressão da revista. O carro era um verde-água. O fato de ir para a pisat sem a carenagem sobre o motor era para evitar superaquecimento em dias muito quentes.

P: Vc achou o título do Senna em 1988 injusto? Afinal, foi o Prost que fez mais pontos. by heitormontes
R: Mas Senna teve mais vitórias. De mais a mais, o regulamento previa descartes e Senna foi campeão com justiça.

P: O Flávio Gomes e o Tiago Leifert são parentes? by eduardogeorge
R: Não, mas desconfio que se alimentam da mesma coisa.

P: Capelli, esta pergunta é longa. Eu como português lhe pergunto? O que achou do Pedro Chaves, Pedro Lamy e Tiago Monteiro, e agora mais recentemente, que acha do Álvaro Parente e Félix da Costa?
R: O Chaves não pôde fazer nada na F1. O Lamy tinha talento, mas sofreu um acidente grave logo na primeira temporada completa e perdeu o bonde. Tiago Monteiro era um piloto correto, não “vagaroso” como o sacaneavam por causa do sobrenome. O Parente eu já achei melhor, acho que é outro que perdeu o rumo. O Félix da Costa eu não conheço.

P: Já houve algum piloto gaucho na F1 ? by jonnyd801
R: Não. O mais perto foi Mauricio Gugelmin, que nasceu em Santa Catarina. Mas parece que o Nico Rosberg quer se naturalizar.

P: Capelli, em 1993 a Williams livrou-se dos números 5 e 6 e passou a usar os números 0 e 2. A McLaren deveria ter herdado os números da Williams, mas quem os herdou foi a Benetton, tendo a McLaren corrido com os números 7 e 8. Por que isso aconteceu? by brunopacheco
R: Até hoje não sei.

P: Alguma mulher já participou da Fórmula 1 como pilota?
R: Sim, Lella Lombardi chegou até a marcar ponto. Meio ponto, coitada.

P: Capelli, vendo Virgin e Lotus eu pergunto: qual foi a equipe (e ano) que você viu andar o mais atrás do resto do pelotão na sua vida de F1? by Reitano
R: A Coloni de 1988 era uma desgraça. A Andrea Moda em 1992, também.

P: E dentre os seguintes pilotos? (Glock, Di Grassi, Trulli, Kovalainen, Chandhok, Senna e quiçá Nakajima e Villeneuve), qual deles vai ser o “Mais” mosca-morta da temporada? (juntando carro lento + má performance) by Reitano
R: O Chandhok, coitado.

P: Capelli, quando o chaveiro da McLaren que você ganhou poderá ser meu? :D
R: Quando você comprar um.

P: Schumacher cumprirá o contrato de 3 anos?
R: Eu acho que sim. A menos que seja pouco competitivo este ano.

P: Capelli, sempre gostei em especial do circuito de Estoril, e acredito que o mesmo faz falta na F1. Você tem o mesmo pensamento?
R: Tenho. Gostava das corridas que aconteciam lá. Não sei como seria agora, já que avacalharam com a pista desde que inventaram aquela chicane em 1994.

P: Quem vc acha q vai ser a pior equipe da temporada? HRT, Virgin ou Lotus?
R: Hispania, disparada.

P: Quem é mais piloto? Robert Kubica ou Nico Rosberg?
R: Gosto mais do estilo do Kubica.

P: Salve, Capelli. A partir de quando a técnica de ‘ziguezaguear’ pela pista para o aquecer os pneus foi ‘adotada’ ? Algum piloto pioneiro ? Vendo os vídeos da década de 80 e 90, das voltas de apresentação inclusive, não havia esse ritual. Abraços, Ra
R: Havia sim… desde o começo dos anos 80. De 2000 e poucos para cá é que começaram os zigue-zagues mais inusitados, com Alonso e Montoya. O colombiano chegou a rodar por isso na Austrália. Acho que Alonso também já perdeu o controle uma vez.

P: Capelli, qual foi a ultrapassagem na F1 que mais te marcou? Não precisa ser a mais bonita, mas foi aquela em que você mais comemorou, mais se empolgou.
R: A de Piquet sobre o Senna na Hungria eu não assisti ao vivo, então não vou considerar. Acho que foi quando o Senna passou o Prost no Japão em 1988. Assistia a corrida com a minha irmã, ela saiu do quarto bem na hora e eu fiquei berrando, narrando o que acontecia à distância para ela.

P: Capelli. Falando sério, pq Ivan Capelli (sem a viadagem de q era bonito e blá blá blá). De onde surgiu isso?
R: Quando me cadastrei no Fórum Downforce, resolvi inventar um nickname. Tinha um livro na minha mesa com uma foto do Capelli aberta. Achei o nome sonoro e bateu uma certa identificação pelo fato de eu ser descendente de italianos. O apelido acabou pegando e agora virei Capelli mesmo.

P: Se você tivesse a oportunidade de pilotar qualquer carro da história da F1, qual escolheria?
R: A Williams de 1992.

P: Capelli, tem alguma chance de circuíto francês de Paul Ricard voltar à F1?
R: Não. A administração de Paul Ricard transformou-o num circuito exclusivamente destinado a testes.

P: Você acha que vencer campeonato com menos vitória que o vice é competência ou “comodismo”? by Miagi
R: Competência.

P: Capelli, se um pato perde a pata ele fica manco ou viúvo?
R: Manco, porque patos não são monogâmicos.

P: Capelli,assiste algum seriado?

R: Sim. Gosto principalmente de House, Lost e Dexter.

P: Dourado ou Serginho?
R: Dougado.

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comentários

63 comentários

  1. Fernandofn disse:

    A equipe Sauber surgiu da March? O Chassi da March em 92 é parecido com o C12 da Sauber, o primeiro piloto é o mesmo (Wendlinger) e o Motor também (Ilmor-Mercedes)

  2. Wallace Ebert disse:

    A razão da Williams usar o numero 0(zero)foi o fato de o campeão Mansel de 1992,não ter continuado na categoria,como o numero 1 era reservado ao campeão a FIA resolveu que a Williams usaria o numero 0…

  3. desmond disse:

    a nova pontuação da F1 para 2010 é muito esquisita, a antiga que pontuavam só 6 era muito injusta, na opinião do Capelli qual seria melhor pontuação para a F1?

  4. Eduardo Loureiro Gutierrez disse:

    Caro Capeli, salvo engano, acredito que Rubens Barrichelo detem um recorde que não é muito comentado pela mídia, o de ser o piloto a ser compenheiro de equipe do campeão da temporada por 6 vezes (5 com Shumacher e 1 com Button). Pode confirmar isso ? Ou existe outro piloto que sentou no carro campeão mais vezes que ele sem levar o título ?
    Aproveito para comentar que hoje numa Wiliams pouco competitiva o Rubinho está andando bem melhor que seu companheiro, o Nico. Parece que quando o carro é ruim o Rubinho se supera. Pergunto também: se a Wiliams apresentar evolução ao longo de três anos de modo que consiga produzir um carro campeão, e decidisse manter sua dupla de pilotos ao longo desse tempo. Em quem você apostaria como piloto pra brigar pelo título, Barrichelo ou Hulkemberg ?

  5. Robson disse:

    Capelli, vc já ouviu falar alguma coisa sobre Schumacher na McLaren? algun teste no passado ou alguma corrida? vi este video, e não sei se é veridico ou não. (http://www.youtube.com/watch?v=rfVahAsLhfw)
    Abraços

  6. Hercules disse:

    Em relação à pergunta postada foram 3 perguntas e apenas duas respostas. Um SIM eu entendi mas o outro ficou o mistério no ar. São obrigatórios 2 carros ou a equipe pode inscrever apenas um?

    P: Capelli, ja houve uma temporada inteira sem corrida com chuva? Hoje em dia é obrigatorio que as equipes tenham 2 carros? Não podem existir equipes com 1 carro só?
    R: Sim e sim. Em 1987, por exemplo, não choveu.

  7. j o n n y disse:

    RT @ivancapelli: Pergunte ao Capelli: 7ª edição http://bit.ly/a9szX7

  8. Leoanrdo disse:

    Eu estou muito chateado com os propulsores Cosworth. Pois, ficou claro que em 2010, eles estão muito abaixo dos demais propulsores, ou seja, não têm potência nenhuma e que o Rubimnho está tirando muita coisa no braço;( é duro pra burro ver o Rubinho e a Wiliams tão talentosos com um motor pécimo desse!!!). Agora, gostaria de saber se têm como melhorar esse motor e fazer ele ganhar alguns cavalos a mais ou a Wiliams é o Rubinho terão que engolir esse motor até o final do ano…….
    Se souberem alguma coisa a respeito do assunto favor responder no e-mail leo_enge26@yahoo.com.br. Grato.

  9. Eduardo disse:

    ACREDITO QUE DE UMA DATA (NÃO LEMBRO QUAL) ATÉ 2004 OS CARROS ERAM TODOS AUTOMÁTICOS. LEMBRO DO ALONSO (E MUITOS OUTROS) DANDO TCHAUZINHO
    QUANDO APARECIAM NA TV (ALGUEM DO RADIO DEVIA AVISÁ-LOS), ELES TINHAM, MAS NÃO USAVAM NEM AS BORBOLETAS. TO CERTO, OU TO ERRADO?
    P: Algum carro de F1 já utilizou câmbio automático? by jeff strife
    R: Em 1992 e 1993, alguns câmbios tinham programação automática para determinados pontos da pista. Mas nunca um câmbio totalmente automático.

  10. Claudinei disse:

    Capelli,

    Qual sua opinião se a FIA liberasse 10% do giro motor e da potência, podendo ser usado 15 vezes por corrida ou x segundo em qualquer momento que o piloto quiser, podendo utilizar mais de uma vez na mesma volta?

    Claudinei

  11. Rodrigo Rocha disse:

    P: Alguma mulher já participou da Fórmula 1 como pilota?
    R: Sim, Lella Lombardi chegou até a marcar ponto. Meio ponto, coitada.

    No tempo em que ponto era para os “machos”, aqueles que chegavam entre os 6 primeiros apenas. No regulamento de hoje, ela teria um 6º lugar, que mesmo valendo apenas a metade, já valeria 3 pontos.

    E o acidente do Krosnoff foi o mais chocante que eu vi também. Em 2º, o do Kubica no Canadá em 2007.

  12. Wagner Ponce disse:

    A Eurobrun em 90 do suíço Gregor Foitek também era muuuuuuuuuito ruim, não me recordo, mas eu acho que eles também não conseguiram se classificar para os treinos de nenhuma corrida!

  13. zamborlini disse:

    capelli
    sobre as numerações fixas da f1 posso dizer q o sistema atual começou em 1973 e não 1974. na argentina usaram numeros pares e o gp brasil de 1973 tem a honra de ter sido o primeiro em q se usou um padrão de numeração. houve pequenas mudanças nas corridas seguintes mas a partir do gp da bélgica a numeração se fixou como conhecemos hoje. e por falar em acidente feio ao vivo, posso te dizer q os mais velhos ficaram horrorizados com a morte do williamson na holanda 1973.
    abraços
    e mais uma vez parabéns pelo Q&A.

  14. Roberto Magno disse:

    CAPELI a FIA não deveria dá uns 3 a 5 dias para HISPANIA fazer reconhecimento do carro, inclusive para que não aja acidente?

    • Edegar Belz disse:

      Ótima postagem…
      Fala sobre isso aí, Capelli!

      Regra dos 55m nos boxes. Diz que um carro não pode sair do seu pit se tiver um carro a menos de 55m de distância.
      Na hora duvidei dessa regra, mas é só procurar no Google (F1 55m rule) que vai achar gente do mundo inteiro falando disso.

      A princípio parece uma regra estúpida. Imagine na hora que começa a chover e todo mundo vai pros boxes… o primeiro colocado tem que esperar todo mundo passar pra daí poder sair do seu box. hehe
      Escroto.

  15. Ricardo Lacerda disse:

    Você citou o acidente do Jeff Krosnoff como o mais chocante. Esse realmente é chocante, mais o que me assustou mais foi aquele do Greg Moore, foi terrível.

  16. Alejjandro disse:

    Cara, eu juro pra você que eu achei que você tinha errado quando disse que os dois “Hill”s foram campeões… aí pesquisei e vi que o Gilles nunca foi campeão, no máximo 2o. em 1979.

    Na sua opinião, quem foi melhor: Gilles ou Jacques? Eu nunca vi o pai, mas já me disseram que, apesar de nunca ter sido campeão, guiava mais que o filho…

    Abraço!

  17. Arthur Hickson disse:

    Capelli a Mclaren em 93 não ficou com com o 5 e 6 por causa da Tyrell, eles ficaram com o 3 e 4 então 5 e 6 com a Benetton(que ficou em 3ºlugar com o Schumacher em 92) e o 7 e 8 com a Mclaren pois o Senna ficou com o 4º lugar no campeonato de 92.

  18. Leonardo Lago disse:

    “P: Capelli, em 1993 a Williams livrou-se dos números 5 e 6 e passou a usar os números 0 e 2. A McLaren deveria ter herdado os números da Williams, mas quem os herdou foi a Benetton, tendo a McLaren corrido com os números 7 e 8. Por que isso aconteceu? by brunopacheco
    R: Até hoje não sei.”

    Discutindo sobre isso no GP Total, a versao mais votada foi de que a McLaren resolveu usar os numeros que tinha usado no inicio dos anos 80 (com Lauda, por exemplo).

  19. Luis Skinner disse:

    Capelli,
    Parabéns por não cair na mesmice de falar sobre o Senna este mês!
    Luis.

  20. Carlos Dias disse:

    Curiosidade sobre o filme Bobby Deerfield. Ele corre com o carro e o capacete do Pace!

  21. Bruno A. disse:

    salvo engano, a temporada de 2005 também foi toda no seco.

    • Jonatas disse:

      Houve chuva em Spa nesse ano de 2005…

      Em 2004, caíram algumas gotinhas no início da prova na Malásia, quase nada… e lembro que a corrida de Monza daquele ano começou com a pista úmida pois tinha chovido até o início daquela manhã… E também o GP Brasil teve uma aguazinha no início, onde quando a pista estava secando – ainda nas primeiras voltas – o Rubinho tomou a decisão errada ao meu ver, de permanecer na pista uma volta a mais de pneu intermediário quando a maioria dos pilotos já estavam calçados de pneus pra pista seca e… perdeu a corrida alí, a grande chance da vida dele de vencer em casa.

  22. Gustavo Oliveira disse:

    Paul Ricard não é um circuito exclusivo pra testes, não. No ano passado teve o FIA GT correu lá e já tem volta agendada. A LMS começará seu campeonato lá, dia 11/4, com uma corrida de 8 horas e com presenças confirmadas da Audi Jöest e Aston Martin/Prodrive. Inclusive, o paddock está em reformas e, já para a LMS, contará com o dobro de boxes que tem hoje.

  23. Gerson disse:

    Falando nas mulheres, lembrei da Giovana Amati que tentou correr em 1992 pela Brabham quando tentou se classificar para as três primeiras corridas (incluindo o Brasil).Não conseguindo ela foi substituída por Damon Hill, que também não conseguiu classificar o carro nas corridas seguintes, ou seja a culpa não era dela… o carro era ruim mesmo.

    • Nikolas Spagnol disse:

      Mas o Hill conseguiu se classificar pra 2 corridas em 92. Já a Giovanna Amati na qualificação só andava na frente das Andrea Moda. Foi a última na África do Sul (4 segundos atrás do companheiro de equipe) e México (3 segundos atrás do companheiro de equipe) e no Brasil foi a penúltima (5 segundos do companheiro de equipe), só à frente da Andrea Moda do Moreno. A Brabham era ruim, mas a Amati era pior.

  24. Ricardo Silva disse:

    Capelli,

    O chassi da Hispania é feito pela Dallara. A Hispania fez o shake down na Sexta e o carro do Senna ficou na pista no mínimo o mesmo número de voltas do carro da Virgin que mais durou. A volta mais rápida do Senna ficou a 2.1s do tempo do Timo Glock.

    Eu acredito que a diferença entre a Hispania e as outras estreantes irá cair, você acredita tanto assim na Hispania como a pior entre as estreantes?

    Pelo progresso em relação as estreantes em seu primeiro final de semana,não me espantaria de ver um carro da Hispania
    andando na frente da outras estreantes em momentos da temporada 2010.

    • jugger disse:

      O problema da HRT é grana, já que a VRT tem Sir Branson bancando a festa… Porra, quanta sigla! Maldita RGT!!!

      • Jonas Martins disse:

        Acredito que o problema maior não será nem dinheiro, mas sim tempo para treinar e desenvolver componentes… essa proibição de testes da FIA é muito questionável…

  25. Adriano Santi disse:

    A história da pole do Brambilla é verídica… os mecânicos da March descobriram “acidentalmente” que se passassem a mão na frente do timing beam, a cronometragem dava como volta fechada. Acabou com Brambilla 0.4s à frente de Patrick Depailler. Brambilla até que fez bem, liderou a prova por umas 20 voltas até que a caixa de marchas quebrou.

    E eu acho que a Zakspeed de 88 era pior ainda que a Coloni. A Coloni tinha um carro só e mesmo assim Tarquini conseguiu melhores resultados que Schneider e Ghinzani juntos… ah, e algumas espécies de pato são monogâmicas. Gansos também.

  26. olecram disse:

    Ao Josueh eu não me lembro bem mas o lance da largada eletrônica não seria que a Benneton desenvolveu um sistema de largada automatica só pela luminosidade verde?

    E os números 0 e 2 na Williams não seria que no ano anterior teve o piloto campeão e teoricamente no ano seguinte iria ser 1 e 2? Como não possuiu o Mansell em 1993 (ganhou em 1992) o 0 ficou com o Damon Hill e o 2 com o Prost e no ano seguinte em 1994 não teve o Prost?

    • Joshué Nunes Fusinato disse:

      então OLECRAM, não sei até que ponto isso é verdade. deve ser só uma lenda. a Beneton tinha mesmo um controle de largada, mas eu não sei como funcionava não.

  27. Nikolas Spagnol disse:

    A Coloni de 88 e a Andrea Moda de 92 eram ruins, mas não se comparavam à Life de 90, que mal mal conseguia dar 2 voltas na pré-qualificação e ficava a uns 20 segundos do mais lento. Usavam um bizarro motor W-12.

  28. Fernando Mozart disse:

    Capelli, o número mais alto não foi o 208 da Lella Lombardi no GP da Inglaterra de 1974, lembrando que ela não se classificou para o GP.

  29. Leo Rezende disse:

    adoro! divirto demais! RT @ivancapelli: Depois de duas semanas de hiato, "Pergunte ao Capelli" voltou. Cada vez pior. http://bit.ly/bAPDdQ

  30. Joshué Nunes Fusinato disse:

    sobre o sistema de largada com as 5 luzes vermelhas, tem uma história interessante, que eu li numa 4 rodas da época. Reza a lenda (e deve ser daquelas lendas lendárias mesmo) que o David Coulthard tinha uma pequena vantagem na largada, quando esta era dada pela troca da luz vermela pela verde, por ser DALTÕNICO!

    de acordo com a revista, apesar da deficiência em identificar cores, ele exergava a MUDANÇA mais rápido que os outros…

    até onde isso é verdade, eu não sei.

    ah, e o Jimmy Vasser foi campeão na Indy, e usava óculos, pelo que eu me lembro.

    • Paulo Renato Pinheiro disse:

      Eu sou daltônico e não creio que enxergo as mudanças de cores mais rápido que os demais…
      Mas também não tenho como comparar com uma pessoa normal.
      Essa é uma daquelas coisas que jamais será comprovada. É como uma pessoa normal imaginar como enxerga um daltônico e vice-versa…

      • Joshué Nunes Fusinato disse:

        concordo contigo Paulo. é uma lenda. o tipo de coisa que nunca vai se saber a verdade.

        e eu sempre pensei como um daltônico enxerga, e é realmente difícil de imaginar.

    • fubekao disse:

      Bob Rayal, era quatroio… acho que ele foi campeao na Indy.

    • Edegar Belz disse:

      Eu já ouvi falar que em 94 a Benetton bolou (e algumas equipes copiaram) um sistema que identificava a luz verde e disparava o sistema de largada.
      Um tipo de controle de largada “óptico”. :)

      Só não me perguntem onde vi isso, mas vi e sempre achei que foi por isso que mudaram o sistema e luzes.

  31. RT @ivancapelli: Depois de duas semanas de hiato, "Pergunte ao Capelli" voltou. Cada vez pior. http://bit.ly/bAPDdQ

  32. Hamilton_k disse:

    Capelli,

    quanto à numeração da McLaren ser 7 e 8 a partir de 1993 e não 5 e 6 (números que viriam da Williams para ela), naquele ano por conta do fim da Brabham e outras equipes, os números foram redistribuídos. E eu acho que a FIA quis dar um “restart” na McLaren, dando a ela os números 7 e 8 que a equipe do Ron Dennis já havia usado nos anos 80. E também ajuda a explicar, eventualmente, o fato de a McLaren talvez não querer usar os números que haviam marcado a Williams, talvez para evitar comparações entre o “red five” Mansell e o hipotético “red five” Senna. (Viajei?)

    Quanto a Senna ter usado o 8 e o Andretti o 7 naquele mesmo ano de 93, complemento: Senna e Ron Dennis fizeram aquele acordo complicado para que Senna corresse, que o Ron Dennis hoje afirma que foi tudo encenação e os dois estavam combinados. Mas a equipe não divulgou o nome do Senna com a inscrição para aumentar as suspeitas se ele correria ou não. Se o carro vago fosse o 7, e o 8 estivesse ocupado por Andretti, daria na telha a suspeita de que teriam reservado o número menor para Senna, o “primeiro piloto”.

  33. Ficou muito maçante! RT @ivancapelli: Depois de duas semanas de hiato, "Pergunte ao Capelli" voltou. Cada vez pior. http://bit.ly/bAPDdQ

  34. Capelli disse:

    Depois de duas semanas de hiato, "Pergunte ao Capelli" voltou. Cada vez pior. http://bit.ly/bAPDdQ

  35. Lauro disse:

    A equipe há mais tempo sem vencer não seria a Force India/Spyker/Midland/Jordan? Desde Brasil-2003, aquela debaixo de um toró, que Fisico recebeu o troféu na corrida seguinte, de Raikkonen.

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