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20 de fevereiro de 2010 - 14:06Box, Curiosidades, Pergunte ao Capelli

Pergunte ao Capelli: 6ª edição

Por que a Band sempre tira o Téo José pra colocar o Luciano do Vale nas melhores corridas da Indy? Ele não sabe nem falar o nome dos pilotos. by Rubeniltonjr
Porque ele é o narrador nº 1.

Caro Ivan voltando a discussão a respeito da Williams o motor Cosworth se mostrou potente nos testes de pré temporada, resta saber se é durável. Caso seja potente e durável a Williams incomodará?
Acho que sim. Com um pódio ou outro.

A RBR sempre teve um carro bom ou o Coulthard é que não era competente pra tirar o máximo daquele carro? by Arcierowells
Acho que nem uma coisa, nem outra. A Red Bull não era tão boa quanto hoje e o Coulthard não era tão ruim assim.

Capelli, seu blog é gratuito ou é pago?
Você pagou para acessar? Então é gratuito.

Surgiu numa roda de conversa a historia de um piloto do passado que estava com o braço quebrado e mandou engessar numa posição que permitia pilotar, pois iria participar de uma prova! Vc sabe se é real, lenda e com quem foi? Teria sido Nuvolari?
Aconteceu sim, foi com Jean-Pierre Beltoise. Mas não exatamente assim. Ele sofreu um grave acidente e seu cotovelo teve que ser imobilizado para sempre. Aí ele pediu que fosse em uma posição que o permitisse pilotar, arqueado. Correu de F1 e ainda ganhou em Mônaco assim. anos depois.

Capelli, você acha que se em 1994 o Dick, quero dizer, o Schummy estivesse usando o filtro para por combustivel conforme regulamento, o Senna não precisaria forçar tanto o carro e rodar no brasil e bater em Imola? by IORIO
Quanto ao GP do Brasil, sim. Quanto a Imola, não.

Sabe do que estou falando? Irland 1 x 0 Italy … depois … Italy In, Irland Out … depois … Brazil, World Champioship. by IORIO
Jordan x Minardi. Bons tempos…

Capelli, responda sinceramente: Brahma, Antarctica, Skol, Kaiser ou Sol?
Não bebo. E é sério.

Picanha ou Costela??
Picanha.

Ano que vêem teremos uma nova empresa fornecendo pneus. Na sua opinião, melhor apenas um fornecedor ou vários disputando? Por quê? by thiagorodrigues
Eu prefiro vários, porque a diferença de compostos e a briga entre eles aumenta as variáveis em uma corrida.

Sobre a questão dos 3 carros por equipe: Porque não se usa isso hoje em dia? Regulamento? Custos? Não seria uma boa? by domenicoribeiro
O regulamento não permite e seria mesmo muito caro.

Qual a justificativa oficial (se é que existe) para a desclassificação do Senna naquela prova de Suzuka em 1989?
Foi ter cortado a chicane para voltar a pista após o acidente.

Essa seção do blog foi inspirada na seção de respostas do saite do Millôr?
Não.

Ainda existem os álbuns de figurinhas da Formula 1? Você tem algum?
Acho que não existe mais no Brasil. Eu tive os de 88, 89, 90 e 91.

Capelli, volta com as charges?
Não.

Schumacher volta esse ano, então porque ele não quis topar voltar no lugar do Massa ano passado, sendo que a dor no pescoço segundo ele ainda continua? Será que ele se tocou que a coisa na Ferrari tava feia e preferiu não queimar o filme?
Acho bem provável que tenha sido para não queimar o filme.

Todo mundo diz que o Button é ótimo somente com carro ótimo. Então, se o McLaren deste ano for um primor, ele é o favorito na disputa interna com o Hamilton? Você concorda com o argumento inicial (de que Button só vai bem com carro bom)?
Eu acho o Hamilton mais talentoso que ele.

Eu li num blog que os motores da Cosworth podem ser desenvolvidos até a abertura da temporada, mês que vêm, diferente das demais equipes. Você acha que eles conseguem tirar uma diferença de 5 ou 10 km/h em reta até o Bahrain?
Se eu respondesse que sei isso, estaria mentindo ou chutando.

Olá, gostaria de saber se caso a Mercedes seja vencedora do campeonato desse ano, ela se tornará pela primeira vez campeã ou a Brawn pela segunda vez?
Mercedes campeã pela primeira vez. De construtores, diga-se. De pilotos, ela já tem dois títulos.

Tivemos temporadas com carros com motores V8, V10, V12 e até turbo e sem turbo juntos. O que explica um carro com motores "menos potentes" se sairem melhor?
Um motor V12 tende a consumir mais combustível e deixa o carro mais pesado. Um V8 poderia aproveitar a sua leveza para ter dar mais equilíbrio ao carro. Em determinados traçados, um bateria o outro. F1 não é só potência.

Meu caro amigo Capelli (olha a intimidade da pessoa que nem te conhece). Dá pra fazer drift em carro de F1? Algum piloto já tentou? Já aconteceu algo próximo? Você gosta de drift? Seria legal termos drifts esse ano? Eu não sou drifitero.
Não, não, não, não, não. E duvido.

Capelli, na sua opnião, qual foi a maior bobagem feita por um piloto dentro de uma corrida?
Em corrida? Pensando… acho que aquela do Hamilton, batendo na traseira do Raikkonen no pit lane no Canadá vai ser difícil de superar.

Em que ano acabou a numeração fixa das equipes? By Douglas Hudson
Em 1996.

Se o Button se acidentar (ou não puder correr por algum outro motivo) e o piloto reserva da McLaren for acionado, ele pode correr com o número 1 ou tem que usar o 0?
Eu acho que vai usar o zero.

Você acha que o Padre Quevedo está por trás da USF1? Afinal de contas, a USF1 "no ecziste…"
Boa!

Capelli, porque o Hamilton terminou com a Nicole, do Pussycat Dolls?
Porque ele confessou que amava a Maria Joaquina.

Nico vai ficar no zero contra Schumi quanto às largadas? Jugger
Não, o Nico vai ficar na frente em algumas classificações, sim.

Capelli, olhando lá pro começo de 2006, quando você começou com o blog, imaginaria que ele seria tão acessado, e tão bem falado? by brunopacheco
Nunca, jamais. Foi uma coisa que começou só para ser um arquivo de charges bestas.

Você acha que aquele parafuso do Bison que o Christian Fittipaldi deu em Monza, com a Minardi em 93, foi um dos momentos mais assustadores da F1? by Arcierowells
Não achei tão assustador assim, foi mais espetacular.

O que acha do "Stefan Farrão" e sua equipe "pirata"??
Confesso que ainda não digeri. Mas o fanfarrão tem mais bala na agulha que USF1 e Campos somadas.

No filme "Grand Prix"(1966) há uma situação na qual a ferrari manda um de seus pilotos abandonar a corrida em função da morte de seu companheiro de equipe… já aconteceu algo assim na F1 ou isso tudo é migué? by higorw
Durante uma corrida, não lembro. Mas já aconteceu da equipe se retirar da corrida por uma morte ou acidente grave nos treinos. A última a fazer isso foi a Sauber, duas vezes. Em 1994, quando Wendlinger ficou em coma em Mônaco e em 1999, quando uma asa do carro de Pedro Paulo Diniz voou no treino e a equipe constatou que o carro não tinha segurança para disputar o GP do Brasil.

Tem algum piloto da Formula Indy da época de Gil de Ferran e Emerson (anos 90 mesmo), que você gostaria de ter visto na F1? Não precisa ser brasileiro. Ulisses/RJ by Arcierowells
Acho que o Arie Luyendyk ia fazer um belo estrago.

Olá Capelli, sou um leitor assíduo de seu blog. Na sua opinião, qual foi o acidente mais espantoso da f1? by patrickmikael
O da largada do GP da Bélgica de 1998. Isso nunca mais vai acontecer de novo.

Novo traçado do circuito de Sakhir

Novo traçado do circuito de Sakhir

Houve conversas este ano para se usar um traçado diferente no GP do Bahrein de 2010. Isso já foi confirmado ou era só boato?
Tá confirmado. Olha ele aí do lado.

Capelli, nós vimos o Raikkonen indo pro WRC e o Rossi testando frequentemente a Ferrari. Existem outros casos de mudanças tão radicais assim?
Sim. John Surtees foi campeão de motovelocidade e depois de F1. Mike "The Bike" Hailwood também fez grande carreira nas motos e depois foi um bom piloto de F1.

Capelli, bolo de fubá ou formigueiro?
Formigueiro.

Tirando o Giuseppe Farina, vencedor da primeira corrida da Fórmula 1, algum outro piloto venceu em sua corrida de estréia?
Giancarlo Baghetti, no GP da França de 1961.

Porque Vittorio Brambilla era apelidado de "O Gorila de Monza"?
Mais ou menos pelo mesmo motivo que Nigel Mansell era chamado de troglodita. Imagine um Mansell mais louco e menos habilidoso. Tá aí o gorila.

Capelli, quando começaram as transmissões de F1 no Brasil? Acho que começou na Band, depois passou para Globo. É isso?
Não, a Globo já passava antes. Aí, com Emerson e a Copersucar em baixa, ela parou de transmitir ao final de 1979, com os direitos indo para a Band. Aí surgiu Piquet e a Globo pegou os direitos de volta a partir de 1981.

Onde há maiores chances da dupla de pilotos se estranhar abertamente nesta temporada, Ferrari, McLaren ou Mercedes?
Ferrari. Massa e Alonso numa equipe bagunçada é um pedido para que dê confusão.

Dê seu palpite, quantas corridas levará para que o Schumacher volte ao pódio? Quantas provas ele vencerá este ano?
Ele volta já na estreia. E pelo menos uma ele ganha.

O que vc acha do sistema de pontuaçao de 2010 da Fórmula 1? Eu achei que a diferença entre os primeiros é muito grande…
Eu achei que distorceu demais, mas pelo menos aumentou a vantagem do vencedor, o que considero fundamental. No fim das contas, acho que foi boa, apesar dos valores exagerados na pontuação.

Galvão Bueno ou Luciano do Valle?
Galvão.

Alain Prost testando a Ligier em 1992

Alain Prost testando a Ligier em 1992

Algum piloto anunciou aposentadoria e voltou para ser campeão? O Prost se aposentou ou apenas disse que ia parar um ano para pensar na vida?
Nem uma coisa, nem outra. Ele ficou foi sem vaga mesmo. Ele até testou a Ligier em 1992, mas viu que o carro não era competitivo e pulou fora.

Fiquei sem paciência de pesquisar, então é mais fácil perguntar. Qual o GP onde tivemos a maior quantidade de brasileiros na pista?
Foram duas corridas em 2001 (Canadá e Alemanha), com cinco. Barrichello, Burti, Zonta, Marques e Bernoldi.

Se você pudesse tirar um GP da temporada, qual seria? Eu tiraria o da Hungria.
Abu Dhabi.

O que você acharia se a Fórmula 1 adotasse um sistema de Playoffs, como na NASCAR? Ex: classificando os 5 melhores pilotos para disputar o título nas últimas 5 corridas?
Uma aberração.

Indy ou NASCAR?
Indy.

Fuma? Bebe?
Não. Só minto um monte.

E aí Capelli, tudo bem? Dia desses estava discutindo com uns amigos a respeito da existência ou não de velocímetro nos carros da Formula 1. Até onde eu sei, não há velocímetro na Formula 1, bem como na maioria dos carros de corrida. Confere?
Não na forma que conhecemos, com ponteiros. Há um velocímetro eletrônico no volante, dá até para ver os números em algumas câmeras onboard.

Lendo o anuário de 1985 do Francisco Santos (muito bom por sinal), há citações dizendo que a Toleman TG185 era o melhor chassi da temporada, mas que não tinha motor nem piloto. O projeto era do Rory Byrne, então isso tem um fundo de verdade? by lucasorly
Não lembro disso, mas lembro que o Toleman de 1984 era um excelente chassi. Esse sim, foi considerado um dos melhores da temporada. Mas o motor Hart era um lixo.

Você é circuncisado?
Não tenho religião.

Que bólido foi o primeiro F1 a adotar a estrutura básica (monocoque) em fibra de carbono? Por Mibson Fuly.
Salvo engano, a McLaren MP4/1, de John Barnard. Estreou em 1982 ou 1983.

Quanto tempo duraram e como funcionavam os airbags utilizados pela F1 na década de 90? Por Mibson Fuly.
Air bag na F1? hahahaha

Teve alguma equipe que tinha somente um carro no grid que consiguiu alguma coisa? Marcar pts, vencer uma corrida, etc.
Sim, a Wolf em 1977. Jody Scheckter foi inclusive vice-campeão. James Hunt também era piloto único da Hesketh quando venceu o GP da Holanda em 1975.

Já teve alguma corrida em que você deu risada enquanto a assistia? by RafaIzuru
Várias. Aliás, acho que eu dou risada em todas. Sempre tem alguma coisa engraçada.

Já existiu algum carro com o número 13? Se sim, qual e quando foi?
Sim, Divina Galica e Moisés Solana.

Se número de vitórias nem sempre decide quem é o melhor então qual desses 3 é ou foi o mais habilidoso piloto Alesi,Fisichella ou Kubica? by RafaIzuru
Kubica ainda está no começo da carreira, mas me parece que Alesi está na frente.

Sabe qual bico de carro de F1 é o preferido do Steven Spielberg? PS: Se você não sabe a resposta, é o bico de tubarão. E aí, ficou boa essa piada? by RafaIzuru
Não consigo responder, me engasguei de tanto rir.

O que acha da F1 com 20 etapas, 15 equipes e o novo formato de pontuação para o ano de 2010?
Se alinharem 12 no Bahrein, vai ser muito. De resto, acho tudo um pouco exagerado.

Olá Capelli. Qual era função exata das "tower wings" que foram usadas no início de 1998 por algumas equipes – inclusive a Ferrari (1 GP) – e porque foram proibidas naquele mesmo ano?
Era para aumentar o downforce. Foram proibidas porque a FIA julgou que prejudicavam a visibilidade.

Capelli, por que em shakedowns ou apresentações breves dos carros as equipes colocam sempre pneus de chuva, mesmo que a pista esteja seca?
Ótima pergunta. Nunca tinha reparado.

Capelleto: quais os dois animais resultam do cruzamento do quero-quero e do pica-pau?
Você e seu irmão.

Nelsinho na Nascar, será que é o lugar certo para ele mostrar talento e provar que é um bom piloto?
Me parece mais um esconderijo do que um local para aparecer.

Qual é a idéia dos organizadores em transformar a F1 em jardim da infância? Se juntarmos Hamilton, Rosberg, vettel e Alguersuari numa mesma mesa de um bar, ainda dá a impressão que vão pedir um milk-shake de morango "on the rocks".
Reflexo de uma sociedade que valoriza demais a juventude.

Qual foi o primeira equipe do Varrichello na Fórmula 1? Cara, seu blog é muito bom, mais atualizado que a Globo que ganha dinheiro com a F1.
Barrichello estreou na Jordan, em 1993. Lá ficou até 1996. Depois passou por Stewart (1997-1999), Ferrari (2000-2005), Honda (2006-2008), Brawn (2009) e agora Williams (2010). Sobre a atualização: bondade sua. O blog andou bem devagar em fevereiro.

Capelli, muitos dizem que a F1 atual está chata e que antigamente (décadas de 70, 80 e 90) era muito mais emocionante. Uma razão para isso não seria a confiabilidade dos carros atuais?
Concordo. As variáveis das quebras tornavam os resultados menos previsíveis.

Capelli. O que você acha da política idiota da RGT (Globo) de não citar os nomes corretos das equipes e inventar siglas como RBR e STR e do mais recente caso de chamar a Virgin de Manor?
A sua pergunta já contém a resposta. É idiota.

Te pagavam bem lá na Ferrari? by trinityalfa
Sim. Me davam duas mariolas e ainda podia almoçar na cantina da equipe.

Como ficará a parte traseira dos carros sem o difusor?
Continuarão tendo difusores. Mas a partir de 2001 eles não poderão mais ser de dois ou mais andares.

Capelli, além da Globo, outra emissora já transmitiu a F-1?
Sim, a Bandeirantes. E acho que o GP do Brasil de 1972 foi exibido pela Tupi.

Qual é o sentido da vida?
Norte.

Uma das piores sensações da minha vida foi ver o Barrichello freando na linha de chegada para deixar o Schumacher passar. Depois desse trágico dia, existe alguma regra da FIA que proiba ou dificulte esse jogo de equipe? by GiihCGasino
Sim, a rigor o jogo de equipe é proibido. O problema é que não tem como controlar. O que a Ferrari fez na Áustria todo mundo faz há muito tempo. O problema foi a forma estúpida como aconteceu, a poucos metros da linha, naquilo que considero a maior burrada que Barrichello fez na carreira. Se era pra ceder, que tivesse cedido 7 ou 8 voltas antes, quando a equipe pediu pela primeira vez. Já que foi até a última volta, deveria ter sido macho de não deixar passar e depois aguentar o tranco.

Nakajima, Rosberg, Hill, Winkelhock, Piquet…Todos eles são famílias com pilotos de mais de uma geração e, além disso, com filhos muito menos expressivos na categoria do que os pais. Já aconteceu de o filho se sobressair em relação ao pai? by GiihCGasino
Acho que Alberto Ascari, que foi tão bom ou melhor que seu pai, Antonio.

Até hoje não entendi o que aconteceu com o Montoya para ele sair desse jeito da formula 1. Na Wikipedia diz que ele não tava a fim de fazer dieta. Foi só isso mesmo? by GiihCGasino
Não, é uma resposta simplista demais. O fato é que ele não se enquadrou no mundo frio da F1. Montoya quer é correr e curtir a vida, está certo ele.

Quando foi o fim da primeira era das montadoras? by Germano J. Schneider
Começou no final dos anos 50, mas culminou quando a Cooper, praticamente uma fábrica de fundo de quintal, colocou o motor atrás em seu carro e detonou todo mundo.

Em relação ao laranja/McLaren, é por isso que o primeiro carro apresentado pela equipe britânica ao assinar com a marca de cigarros alemães West tinha essa cor? by Germano J. Schneider
Exatamente. Foi a primeira vez em muitos anos que uma McLaren apareceu sem Marlboro, aí eles resgataram a cor original para o lançamento.

Caro Ivan por que um montão de gente, até mesmo de blogs respeitadíssimos, chama o Bernie Eclestone de "Tio Bernie"?
Eu chamo por puro sarcasmo. Mas é engraçado, eu uso o "Tio Frank" de forma carinhosa, mas o "Tio Bernie" de sacanagem. Boa pergunta, eu não tenho resposta.

Todos sabemos que o Ralf Schumacher foi uma grande farsa e fraude – mas de boa, o que você tem contra ele? by rodrigobma
Não que eu tenha algo contra. Só não tenho absolutamente nada a favor.

Ivan, se o Richarlyson fosse piloto de f1 qual piloto seria grande adversario dele?
Eu.

Capelli, quais são, na sua opinião, os melhores pontos de ultrapassagem da F1 atual? Você poderia imaginar um traçado perfeito utilizando pedaços de outras pistas?
Essa coisa de juntar várias partes boas geralmente forma uma grande porcaria.

Na tua opinião, qual foi o melhor carro da formula 1 de todos os tempos? Em discussão com amigos, chegamos a um denominador comum: Willians de Mansell e Patrese de 1992.
Depende do parâmetro. Se usarmos a diferença do carro para a concorrência na época, a McLaren de 1988 foi ainda mais eficiente.

Homenagem a Senna nos bicos de Williams de 1995 e 1999, respectivamente

Homenagem a Senna nos bicos de Williams de 1995 e 1999, respectivamente

Caro Capelli, que história é essa de um suposto "S" no bico do carro da willians? Não entendi e nem consegui observar o mesma. Parabéns pelo blog! Antônio Dourado Neto
Desde 1995, todos os carros da Williams possuem a marca "Senna" no bico. Mas parece que só descobriram ano passado, virou uma febre besta na Internet.

Nas temporadas de 92 e 93 qual equipe era a segunda força da F1, Benetton ou McLaren?
Em 1992, Benetton e McLaren estavam muito equilibradas, variava prova a prova. Em 1993, a Benetton esteve melhor na maioria das corridas, principalmente na fase europeia do campeonato. Mas a McLaren tinha Senna.

No final de 92 porque Mark Blundell foi demitido da Benetton? Achei estranho porque 80% das corridas você via duas bennettons sempre juntas, o Schumacher a frente e o Blundell, será que o Briatone marcou "perigo de gol"?
Blundell? Era o Martin Brundle. Mas não lembro dos motivos da saída dele da Benetton.

Caro Ivan Capelli. Sabe quem foi Ricco Cardinale?
Era eu no F1GP.

Capelli, alguma equipe já foi para algum GP e sequer correu, apenas compareceu para evitar a tal multa da FIA?
A Arrows, quase falindo em 2002, mandou seus carros para o treino na França e Tom Walkinsahw ordenou aos pilotos, Bernoldi e Frentzen: "andem devagar e não se classifiquem".

Marcelo Saldanha da Silva. Pergunta: Algum piloto, além do Ronnie Peterson, usou o n°1 sem ter sido o campeão no ano anterior. Sei que o Senna e o Prost ñ puderam e usaram o n°2 deixando o D. Hill com n° 0.
O John Watson usou em uma prova em 1985, quando teve que substituir Niki Lauda. E acho que é só. Lógico, a partir de 1974, que foi quando os números na F1 foram organizados.

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comentários

105 comentários

  1. Thiago Racca disse:

    Como assim capelli ninguem nunca fez Drift na F1…

    Até parece que você nunca ouviu falar do grande Roonie Peterson!!!

    e Alberto Ascari não foi nem tão bom nem pior que o pai.. ele foi exatamente igual ao pai

    Exatamente 11 vitorias o Ascari filho só ganhou 2 campenatos de f1 pq na epoca do filho a f1 já existia e na epoca do pai não…

    ambos morreram aos 36 anos em acidentes de carros e tiveram a carreira interrompida

  2. Thiago Racca disse:

    Como assim capelli ninguem nunca fez Drift na F1…

    Até parece que você nunca ouviu falar do grande Roonie Peterson!!!

  3. Rodrigo Rocha disse:

    Não teremos o “Pergunte ao Capelli – 7ª edição”??

  4. Ainda sobre suzuka 88. O Senna cortou a chicane, mas perdeu um tempão para fazer isso, ou seja, acabou perdendo o tempo que supostamente teria ganho. Mesmo assim a punição se aplicaria?

  5. Jose Roberto disse:

    Quanto a transmissoes de F1 a primeira corrida que assisti foi a vitoria de Beltoise em Monaco. Pelo que lembro era TV Record , narraçao Wilson Fittipaldi.

  6. Pedim disse:

    Capelli belo blog, o que você acha de uma prova de rua no Brasil e ainda mais em sampa, e se tinha alguma possibilidade dos F1 correr no mesmo circuito que a Indy, vai utilizar? E se tinha necessidade disso ao invés de usar Interlagos? Abraço Pedim!

  7. Tiago Carvalho disse:

    Sobre os motores da cosworth foram congelados em 1º de março… Agora eh isso ai ateh sabe lah quando

  8. Gil Queiroz disse:

    Aliás, Capelli, em 1992 seu xará ficou em 13º no campeonato, fazendo 3 pontos pela Ferrari. E na época só pontuavam os 6 primeiros, hein?

  9. Gil Queiroz disse:

    ‘Como ficará a parte traseira dos carros sem o difusor? Continuarão tendo difusores. Mas a partir de 2001 eles não poderão mais ser de dois ou mais andares.’ Acorda Capelli, estamos em 2010, não seria a partir de 2011? Outra coisa: acho que o melhor carro de todos os tempos foi o McLaren de 1988, mas sem esquecer o Williams de 1992. A McLaren de 1988 vence o duelo, mas talvez a diferença de vitórias seja o fato de a McLaren ter simplesmente Senna e Prost juntos e só não venceram uma, enquanto na Williams, Mansell era o Leão, que deixou de ganhar corridas por causa da sua instalibilidade nas corridas e Patrese nunca foi aquele piloto fora-de-série. Em 1992, a Williams venceu 10 (9 do Mansell e 1 do Patrese), a McLaren 5 (3 do Senna e 2 do Berger) e a Benneton 1 (1ª do Schumacher). Sinceramente, aquele campeonato me deu um total desânimo de ver F1, pois aquelas Willians não davam chance para ninguém. Valeu, você é um cara engraçado.

  10. Cachorro Cotó disse:

    Capelli, além do Giovanni Lavaggi e do Mauro Baldi voce lembra de mais algum nome tão chamativo para espantar patrocinadores?

    • O belga Phillipe Adams pagou pra correr em algumas corridas em 94 pela Lotus. Diziam que a família dele (“Família Adams”) tinha fama de trambiqueira, aí vários patrocinadores da Lotus pediram inclusive para não aparecer no macacão dele, pra não serem associados à imagem da família trambiqueira.

  11. Sobre as equipes que mandaram um piloto desistir depois de acidente fatal com o companheiro de equipe:

    No GP do Canadá de 1982, depois do acidente da largada que eventualmente tiraria a vida de Ricardo Palleti, a Osella retirou o carro do companheiro de equipe Jean-Pierre Jarier, que não alinhou para a relargada. Naquela altura, imagino que todos já soubessem que as chances do Palleti sobreviver eram muito reduzidas.

    Jackie Stewart faria sua última corrida em Watkins Glen em 1973, mas desistiu com o acidente fatal do François Cevert nos treinos.

    A Ferrari se retirou do GP da Bélgica depois da morte do Gilles Villeneuve na qualificação, em 1982.

    No GP dos EUA em 1974, o francês José Dolhem, da Surtees, foi chamado para os pits e desistiu da única corrida de sua carreira, assim que a equipe ficou sabendo da morte do outro piloto da equipe, Helmuth Könnig.

  12. Fernando disse:

    Capelli, o que é o tal projeto secreto do Grande Prêmio?

    O GP está por trás da Stefan GP? Seriam agora os piratas sérvio-brasileiros?

  13. Fábio Braz disse:

    capelli, vendo suas respostas sempre precisas, ricas em detalhes e coerentes, tenho uma pergunta.

    Era sobre você que cantava Gita? vc viu tudo? ou eu q sou desatualizado?

  14. Paulo L disse:

    Capelli, há quantos anos luz entre a superioridade de um carro de Formula 1 em relação aos de F-Indy?

    Apesar de entrarem em uso em 2003, os carros da Indy insistem em me revelar uma semelhança com alguns F1 do início da década passada… A distancia seria mais ou menos esta? Ou as semelhanças se resumem à estética?

  15. Diego Ximenes disse:

    Capelli, espero que publique esta pergunta também: por que você não participa do bolão BRV 2010, eu sou o tesoureiro e o Victor Martins, o CEO. Já temos 70 participantes!

  16. Uriel disse:

    Olá pessoal!!! Alguém aí pode me ajudar dizendo como eu faço para “perguntar ao Capelli?” Já revirei o blog de ponta à ponta e não descobri…. Será que eu estou cego??? Grato!

  17. Fábio Braz disse:

    Muito original e interessante o site… Na sua opinião, o Jaques villeneuve foi campeão mundial não convenceu muito, mas isso o torna melhor que seu pai, que é considerado um mito e nunca foi campeão?
    Pra mim não, acho ele um campeão como button, o unico concorrente era interno, 1 contra 1, bateu ganhou.

  18. Hamilton_k disse:

    Capelli, o primeiro GP Brasil de F1 foi transmitido pela Globo, com equipamentos coloridos emprestados pelaa Gazeta, pois a Globo não os possuía para esse tipo de cobertura. Depois, a Globo gentilmente cedeu o tape para a Gazeta reprisar dias depois.

  19. Marcelo disse:

    Mário Campos “acertar” o carro em cada corrida é uma coisa, desenvolver o carro mudando o regulamento a cada ano e ser campeão é completamente diferente! Poucos pilotos conseguiram esse feito desde 1950, os que eu vi desde 1980 foram Piquet/Lauda/Prost/Schumacher e até Alonso com a Renault, ele no caso também não precisou mudar de equipe ou dependeu de acertos de companheiro para ser campeão(Prost mudou de equipe, mas sempre foi fera, venceu corridas e disputou títulos até o fim por onde correu, foi um baita acertador e desenvolvedor de carros). Respeito os outros campeões eles foram feras e fizeram por merecer! Mas no caso de Rubinho sempre colocaram ele como um “monstro” de acertador/desenvolvedor de carros! Mas isso eu só vi na “boca” do Galvão que sempre colocou o Rubinho como um dos maiores pilotos na chuva, acertos/desenvolvedor de carros, injustiçados etc…mas a realidade é outra, basta ver a surra que levou em 2009, tem gente que acredita! Rubinho é um bom piloto, mas sempre teve 3 ou 4 pilotos melhores que ele desde que entrou na F1 em cada ano. Na Ferrari em 2000 ele nem conhecia o carro e a equipe, a Ferrari de 2000 era evolução do carro de 99/98/97/96 nem tem como dizer que Rubinho acertou o carro para o alemão ser campeão em 2000. Rubinho nunca venceu um GP a frente de seu companheiro de equipe desde 1993. Na Jordan nunca venceu 1 GP, mas só foi ele sair da equipe que D.Hill e Fretzen venceram nessa equipe(os brasileiros sempre falaram que Hill foi fraco, mas olhe os resultados dele e compare com os de Rubinho…é hilário). Na Stewart Rubinho viu o Johnny Herbert vencer a frente dele(muitos vão dizer que foi zebra, mas cadê a estrela do Rubinho, consulta a Hortência? Lembrando que Herbert venceu 2 GPs ao lado de Schumacher na Benetton. Na Honda viu Button fazer pole e depois viu vencer o GP histórico na Hungria/06 e pior, foi na chuva largando em décimo quarto, quantos anos a Honda não vencia um GP? Em 2009 novamente Button fez história em cima de Rubinho, fez pole e venceu em uma equipe estreiante no primeiro GP do ano! Mesmo que Rubinho vença em 2010 pra mim não vai fazer mais diferença, aliás, nem se Rubinho for campeão não vai mudar nada, nunca vai apagar a sina de bundão que ele mesmo ajudou a criar, ele tem grande culpa nisso! Parte do povão pode até acreditar que Schumacher e a Ferrari é a grande culpada de Rubinho fracassar, mas tudo que a gente faz na vida o reflexo é imediato! Olha a palhaçada do tal livro que Rubinho sempre ameaçou publicar, mas na hora “H” ele voltou atrás, saiu dizendo que podia atrapalhar a futura carreira do filho na Ferrari…hilário a bola de cristal de Rubinho(mais fácil acreditar que o filho do Schumacher seja o piloto na Ferrari no futuro). Cadê a personalidade do Rubinho? Precisa publicar um livro? Chama o R.Leme e fala tudo no Fantástico, mas fale a VERDADE e não aquelas entrevistas “montadas” como sempre fez com o Galvão! Porque ele não resolveu falar? É BUNDÃO SIM SENHOR! Rubinho sabia muito bem o que estava acontecendo, e pasmem renovou seu contrato na Ferrari depois do GP da Áustria 02! E as corridas que Rubinho venceu e Schumacher chegou “colado” nele e não ameaçou a sua posição, foram pelo menos umas 4 vezes que aconteceu isso, a equipe também respeitou a posição dele, fora o GP da USA/02 onde Schumacher entregou por conta própria a vitória para amenizar aquela “CAGADA” que a Ferrari fez no GP da Áustria 02! Não vamos ser cegos, patriotas sim! Mas cegos NUNCA!!! Rubinho depois do FRACASSO decidiu jogar para a torcida, ele sabia que a maioria odiava o alemão e pensou que muitos iam ficar ao seu lado, queria amenizar sua imagem e colocar o alemão como vilão, mas com ele aconteceu pior…virou BUNDÃO!!! Eu prefiro virar VILÃO QUE BUNDÃO! Não deu certo para Rubinho, a maioria dos torcedores brasileiros não são ótários, mesmos aqueles que não acompanham a F1 com frequência, o problema é que na F1 a anos o brasileiro quer descontar sua raiva em quem não tem nada com isso, que faz tudo certo e conquista o sucesso por seus méritos, Olha a lista do Galvão minimizando campeões, J.Villeneuve/Schumacher/Raikkonen/Alonso/Hamilton, fora os que não foram campeões…ridículo! Cada um faz sua parte, que vença o melhor é assim em tudo na vida, vai me dizer que vc nunca se sentiu invejado na vida Mario, tenho certeza que muitos ficaram com inveja de vc na vida, mesmo sem vc saber. Vc disse:”um dos maiores destruidores de carro”, não precisa destruir carros, basta errar na pista e Rubinho tem uma lista enorme de erros, 90% nunca admitiu eles, a vantagem de Ralf é que nunca ninguém na Alemanha colocou ele como novo herói, por isso ele nunca virou piada, odiado sim, piada nunca! Gilles Villeneuve destruiu vários motores e vários carros, algumas vezes nem culpa teve, virou lenda no mundo em apenas 4 temporadas, Rubinho em 6 temporadas já era piada aqui no Brasil! E não para, ele pede para ser zuado!

    Abraços!

    • Carlini do LInux disse:

      como vc perdeu tanto tempo para escrever tanta asneira?

    • Adriano Santi disse:

      Barrichello sempre foi cotado como um dos melhores acertadores de carro, desde a época de Jordan. Tanto é que quase sempre andou à frente de seus companheiros. Mesmo na Ferrari, volta e meia classificava à frente de Schumacher. Na Brawn ficou claro que o carro, em especial os freios, se adaptavam melhor ao estilo de Button. Não é o melhor piloto da categoria, mas é bom sim, tem seu valor e continua lá por isso.

  20. Suiuk Vieira disse:

    P: qual o sentido da vida?
    R: Norte!!!

    by http://bit.ly/b2Ntv1
    bõa noite

  21. Luciano Balarotti disse:

    Sobre quem se aposentou, voltou, e foi campeão, além do Prost tem o Lauda, que parou em 1979 e voltou em 1982.

  22. Marcelo disse:

    Com relação ao Ralf Schumacher o brasileiro pode falar de tudo, que ele é chato etc…mas pelo menos ele nunca foi bundão como o Rubinho, Ralf nunca admitiu ser o número 2 na equipe, pelo menos duas vezes ele e Montoya se tocaram e ficaram fora da corrida, Tio Frank queria a “morte” quando um atrapalhava o outro na corrida! E Ralf nunca teve um carro tão bom como Rubinho na Ferrari por anos seguidos, acho que as 6 vitórias de Ralf foram no mínimo muito boas com um carro que nunca foi apontado como favorito ao título! Pegaram mais no pé do Ralf por ele ser irmão do M.Schumacher! Gente chata é o que mais tem na Formula 1, Ralf não era o único! Eu sou mais o Ralf chato que o Rubinho bundão, pra mim que sou imparcial e fico na tv o que vale é a atitude na pista, não me importa a nacionalidade do piloto, quero ver show na pista, Montoya e Ralf tinham personalidades fortes, quando se tocavam eu dava boas risadas. Rubinho jamáis pensou em peitar o alemão dando um chega pra lá, faltou personalidade forte na pista ao brasileiro, Rubinho é muito inocente! Para ser campeão o piloto tem que ter uma dose de mau-caratismo. Button e seu engenheiro no GP da Espanha-09 sabia que Rubinho ia continuar com 3 paradas e resolveram mudar para 2, o curioso foi que nem Rubinho e seu engenheiro não perceberam que Button parou primeiro e seu tempo indicava para 2 paradas, na volta seguinte Rubinho fez sua parada em torno de 6 segundos, até o Galvão disse: “Ai, ai, ai ele vai para 3 paradas”. Button e seu engenheiro, R.Brawn e até o engenheiro de Rubinho usaram de má fé com o brasileiro? No mínimo foi estranha mudar somente as paradas de Button, se Rubinho fosse para duas paradas ia continuar na frente e venceria a prova. Mas como eu disse quem quer ser campeão tem que ser mais esperto que seu companheiro de equipe, Rubinho é muito inocente naquele circo de “cobras” criadas, sua enorme experiência na Formula 1 nessa hora não vale nada, não é só na pista que se vence um GP!

    • Mário Campos disse:

      Só que o Ralf nunca soube acertar o carro como o Barrichello, sempre foi tão rápido quanto, para não dizer menos, e um dos maiores destruidores de carro que já passou por uma equipe de ponta. Para bater ele supera até o Hamilton, acho que só perde para o Mansell.

    • Fábio Braz disse:

      Não diria que o rubinho é bundão ou não, na minha visão, o cara é conservador, mais vale terminar a corrida, q perde-la faltando poucas voltas arrisacando um tudo ou nada, se o button tivesse se dado mal a discussão seria outra…

      é questão de visão, rubinho nunca foi agressivo, se passa é no box, ou com o carro 2segundos mais rápido por volta, se tá milésimos mais rápido tenta fazer o cara errar, é a postuda do cara…

      schumacher, montoya, hamilton, alonso, partem pra cima, ou passa ou bate. o que interessa é a vitória, a não ser q o carro não acompanhe a concorrencia.

      como disse é a minha visão.

      • Renan disse:

        mania do pessoal de citar o rubinho…
        se o rubinho é bundão ou não, eu não sei pq nunca via a bunda dele. mas q o ralf era um lixo, isso está escrito na história…

    • Adriano Santi disse:

      Você precisa ouvir então a transmissão do rádio da Jordan no GP da Bélgica de 1998. Ralf vinha com muito mais pique que Damon Hill, seu companheiro e primeiro piloto da equipe. Queria por que queria passá-lo, até que veio o Eddie Jordan no rádio e disse “hold your position, this is a team order”. Ralf se calou, levantou o pé e chegou em segundo, completando a dobradinha da Jordan.

  23. laysson disse:

    Eu sempre vejo isso e fico com uma dúvida que sempre me paira. A Mclaren foi campeã com Prost que por sua vez foi pra Ferrari e carregou o numero 1. Aí a Mclaren ficou com os numeros 27 e 28. Senna é campeão e volta a utilizar o numero 1 devolvendo o 27 e 28 para a Ferrari. Mas após Mansell ser campeão e sair da categoria, dando o 0 e 2 à Williams, ao invez da Mclaren usar os números 5 e 6, ficam com 7 e 8. E a Benetton com o 5 e 6. Alguém sabe o porquê?

    • Este é realmente um mistério, mas acho que a McLaren preferiu usar o 7 e 8 que tinha usado nos anos 80 (por exemplo, em 1984, quando Lauda foi campeão e Prost vice).

      Sem falar que de 1992 para 1993 muitas equipes pequenas faliram, então teve um embaralhamento na numeração para que todos usassem números menores. A McLaren pegou o 7-8 da Brabham (que faliu), a Jordan pegou o 14-15 que era da Fondmetal (que faliu) e a Larrousse pegou o 19-20 que era da Benetton (que pegou os números da Williams, que seriam da McLaren). A March usava o 16-17 e faliu, mas estranhamente ninguém pegou essa numeração.

  24. Ituano Voador disse:

    Olá, Capelli. A história do gesso aconteceu também com o Nuvolari. Às vésperas de uma corrida de moto em Monza, em 1925, ele se arrebentou em um acidente; fugiu do hospital engessado, subiu na moto com a ajuda dos mecânicos, foi amarrado e venceu a prova.

  25. Bernardo disse:

    Uns acrescimos a essa pergunta capelli:
    Capelli, nós vimos o Raikkonen indo pro WRC e o Rossi testando frequentemente a Ferrari. Existem outros casos de mudanças tão radicais assim?
    Sim. John Surtees foi campeão de motovelocidade e depois de F1. Mike “The Bike” Hailwood também fez grande carreira nas motos e depois foi um bom piloto de F1.

    Teve o Eddie Lawson que foi campeão do mundial de moto e andou na Formula Indy nos anos 90.

    Quanto ao primeiro carro com estrutura de fibra de carbono acho que foi o ATS de 1983 do Gustav Brunner. A McLaren tb estreou a técnica em 1983, mas foi durante a temporada.

  26. Telles - SSA/Ba disse:

    Caro Capelli,

    Esta pergunta é mas uma curiosidade do que um teste propriamente dito!!

    Vc sabe por que não se usa o nº 13 na F1?

  27. Jonatas disse:

    Capelli, foi em 2000 – e não em 1999 -, no GP Brasil em que a Sauber abdicou de correr em virtude da queda de 3 asas traseiras dos seus carros, alegando falta de segurança… Tanto na 6ª como no sábado… e no sábado, durante a classificação, caíram algumas placas de publicidade da Marlboro na reta principal, inclusive o Alesí acertou uma em cheio, perto do “S” do Senna…

    Coisas do GP Brasil

    A

  28. rodypivotto disse:

    quantos titulos vc acha que emerson conseguiria se não tive-se ido para coopersucar ,e se PIQUET não tivesse ido para a lotus???????

    • Mário Campos disse:

      Já adianto. Piquet não teria conseguido mais nenhum mesmo. Nesta época ele tinha problemas de visão e não tinha opções de equipe. Ficar na Williams, nem pensar, situação parecida com a do Alonso na McLaren. McLaren já tinha os pilotos que escolheu, e eram os melhores na época. Ferrari, não andava nada há tempos, mas ele poderia ter se aposentado por lá. Vendo o que a McLaren fez de carro em 88, que talvez o Ferrari de 90 fosse o único carro que ele oderia ter tido que desse alguma chance de brigar pelo título. Se ele fosse mais jovem, teriado brigado com o Schumacher pelo título de 94, com a outra Benetton.

      • rodypivotto disse:

        pq melhores pilotos ?
        se ele piquet era o atual campeão?
        na época era o piloto mais campeão !
        certo não entendi só o pq de ter escolhido os melhores pilotos !!!

        • Adriano Santi disse:

          Poderiam não ser os melhores, mas o Prost já era da casa e tinha o respeito e a confiança da equipe inteira. Senna foi pra McLaren porque foi esperto e fez amizade com o pessoal da Honda. Piquet não foi para a Ferrari porque não ia com a cara de Enzo Ferrari, e o comendador não ia com a cara dele. Acabou indo pra Lotus, que tinha corrido bem em 87 e iria continuar com o motor Honda. Fora o caminhão de dinheiro que ele ganhava. Na teoria fazia sentido, mas o Lotus 100T era uma bomba. Acabou sinalizando o começo do fim da Lotus.

  29. Felipe disse:

    Gostaria de saber se houve alguma mudança em relação ao número de mecanicos que participam de um pitstop na temporada de 2010? E se caso negativo/positivo, poderia responder quantos?

  30. Giovanni disse:

    Capelli… recentemente saiu uma lista, em eleição feita entre os pilotos de todas as épocas, sobre quem teria sido os 10 melhores pilotos da história da F1. Qual seria a sua lista???

  31. Ei Capelli, uma pequena correção: em 2002 a Minardi se retirou do GP da Espanha após o warm-up de domingo por conta de falha na asa dianteira.

    Abraços, rolei de rir com algumas respostas!

  32. Arthur disse:

    Galera…. os carros de F1 aumentaram ou diminuiram de tamanho ao longo dos anos ?

  33. Reinaldo Rigo disse:

    Quanto à comparação dos “Villeneuve”, se alguém só conhece o pai de ouvir falar, é só procurar no YouTube Villeneuve X Arnoux. Foi Dijon, em 1979. E uma volta inteira, lado a lado e na disputa por um “reles” segundo lugar. Dá para ter uma idéia…

  34. Rodrigo Rocha disse:

    Essa da Maria Joaquina foi maldosamente boa…kkkk

    Mas…Capelli, volta com as charges [2] !

  35. Bruno disse:

    O que talvez tenha feito do Gilles mais famoso do que o Jacques seja a sua morte tragica. Alem disso, os ultimos anos de Jacques na f1 foram uma piada.

  36. Eduardo Casola Filho disse:

    Sobre a Familia Villeneuve, se fosse pegar os 3 pra fazer uma corrida, o Gillesdava um sacode daqueles. Mas nas estatísticas o Jacques foi melhor. Agora o tio era uma piada!

  37. Edward disse:

    Sobre a marca Senna (o “S”) no carro da Williams, quem segue avidamente a F1 desde de antes da morte do Senna e continuou depois provavelmente sabia dessa homenagem da Williams. Eu quando tinha míseros 11 anos em 95 sabia.
    Algum Zé Ninguém que conseguiu ingresso VIP na Williams para o GP do Brasil viu pela primeira vez o “S” no carro e espalhou na internet para outros fãs de fim de semana que não conheciam.

  38. IlGuerrieri disse:

    Oi Capelli só uma breve correcção.

    O Mclaren MP4-1 com chassis em fibra de carbono estreou sim em 1981, mas não sei em que GP ao certo. Digo isto porque ja vi fotos do De Cesaris com o M30 do ano de 1980 (com chassis em aluminio)

    Foi aquele chassis de fibra de carbono que salvou o John Watson de se magoar num acidente brutal que teve em Monza 81 (saiu largo, pisou relva e enfiou-se no rail, partindo o carro em dois) e mais ainda o De Cesaris, que partiu 7 chassis durante uma época.

    Força Ai Capelli. Continue o seu optimo trabalho

  39. Bertolo disse:

    Aproveitando o gancho sobre o novo traçado do circuito do Bahrein: agora ele terá 6.299 metros, sendo 49 voltas a corrida. Antes eram 5.412 metros e 57 voltas.

    Eis o traçado antigo para comparação: http://www.fia.com/en-GB/mediacentre/pressreleases/f1releases/2009/PublishingImages/bahrain.jpg

    Da mesma forma, o circuito de Silverstone também terá alterações. Antes eram 5.141 metros e 60 voltas. Agora serão 5.901 metros e 52 voltas. Eis o novo traçado: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/files/2010/02/silverstone2010.jpg

    Abraços a todos!

  40. niko disse:

    o capelli tá ficando sem criatividade nem para responder nem para desenhar, que foi? tá ficando um velho rabugento?

    • Vanderlei Julio disse:

      E me desculpe Niko, mas como professor tenho que alertá-lo que vc foi infeliz na frase, sem concordância verbal e nominal.

      Eu também concordo que o Jacques Villeneuve sobrinho teve mais sucesso que o pai e o tio. Mas seu pico de resultados bons foi tão rápido, que muitos dos espectadores novos da F1 nem se lembram de quem foi ele, mas ouve-se muito dos mais antigos dos espetáculos do Gilles.

      • Luiz G disse:

        Pois é…Aqui podemos refletir sobre o que é ter sucesso na F1.

        Barrichello teve 11 vitórias em 17 anos, mas está empregado há 18 anos, com a mais longa carreira na F1.

        Está vivendo o dia de hoje intensamente e feliz por estar numa equipe com alguma estrutura e experiência.

        Jacques Villeneuve teve 11 vitórias em 2 anos e foi campeão. Depois disso, desapareceu em equipes menores, colecionou demissões e já tem uns 3 ou 4 anos que implora por um emprego em qualquer categoria e não consegue.

        Foi campeão em 2 categorias de ponta, mas vive de um passado que poucos consideram.

        Qual será o maior sucesso?
        Não sei mesmo….cada um com sua interpretação.

  41. Luiz G disse:

    Jacques Villeneuve teve muito mais suceso na F1 que seu pai, Gilles. Também teve mais sucesso na Indy do que seu tio, Jacques.

    -Gilles teve 6 vitórias em sua carreira na F1.
    -Jacques teve 11 e foi campeão.

    -Jacques(tio)não venceu nenhuma corrida na Indy
    -Jacques(filho)venceu 6 vezes na Indy, incluindo a 500 milhas de Indianápolis e foi campeão da categoria.

    É um exemplo de sucesso maior de uma geração posterior.

    • The Driver disse:

      Os números neste caso não dizem nada. Gilles teve uma carreira muito mais curta, interrompida pelo acidente. Não existe nem comparação entre os dois. Gilles foi um dos melhores pilotos de Formula 1 de todos os tempos, enquanto Jacques teve uma estreia meteórica, porque guiava o melhor carro da época (1996 e 1997) e depois só servia pra criar polêmica e andar lá no fundão.

      • Mário Campos disse:

        Questionável. Gilles era espetacular, mas Jacques foi um piloto que seguiu a teoria de qe só se ganha a corrida chegando até o fim. Burocrático, mas mais eficiente. Exemplo, a corrida rdícula em que ele garantiu o título da Indy, em Toronto, andou no meio do pelotão a corrida inteira, não fez uma ultrapassagem e terminou, se não me engano, em 8o.

        • Eduardo disse:

          Jacques venceu em Indianapolis, sendo uma das maiores recuperações da história, pois estava no meio da corrida 2 voltas atrás… e lá, não tem bandeira azul!!!

      • Luiz G disse:

        Não confundam “Sucesso” com “talento”.
        São coisas diferentes.

        A discussão é quem teve mais sucesso. Pai ou Filho. Jacques teve mais “sucesso” na carreira que seu pai. Isso é fato.

        Se o pai era mais “talentoso”, isso não vem ao caso.

        Lauda não era tão talentoso quanto Ronnie Peterson (ele mesmo concorda com isso), mas foi tri-campeão, enquanto Ronnie teve 6 vitórias e morreu jovem.

        Abraços.

  42. Lucas Domakoski disse:

    Os carros de F1 tem sim velocímetro. Porém, ele está presente no volante (no caso da Mclaren, está no cockpit, logo acima do volante), e é um contador digital. Esse display pode mostrar várias informações do carro, e é o piloto quem as seleciona por meio de botões no volante. Assim, ele pode conferir a hora que quiser a sua velocidade, entre outros.

  43. João O. disse:

    Muito legal as respostas Capelli!
    Air bag na F1 foi tenso…

  44. Rianov disse:

    De fato o TG185 da Toleman era excelente, porém, lhes faltava algo importantíssimo, e que lhes ceifou toda a pré-temporada: Pneus!

    Só andou na temporada de 85 depois que a Spirit saiu.

  45. ELF_TL72 disse:

    Creio que até algum tempo atrás não havia velocimetro nos f1. Além de ocuparem um espaço considerável no diminuto painel, que era reservado para instrumentos mais importantes, um relógio a mais implicava na necessidade de mais equipamentos, cabos e ligações. Um peso extra totalmente desnecessário.
    Porém, com a tecnologia evoluindo, hoje é até provável que haja um menu no volante que exiba no cristal liquido a velocidade do carro. Não são mais necessários cabos e a instalção de equipamentos e relógios extras. Basta uma alteração de software ou a colocação de um minúsculo chip a mais no volante para recebimento da telemetria da velocidade. Mas com tanta coisa acontecendo, com tanto botão para apertar, tanta informação para processar, a velocidade é a última coisa que vai interessar ao piloto. Eu preferiria saber o tempo da volta do que ficar calculando a que velocidade eu cheguei na reta, por exemplo.

  46. Pablo disse:

    “Mercedes campeã pela primeira vez. De construtores, diga-se. De pilotos, ela já tem dois títulos.”

    Dois títulos? Não é 4? 2 Hakkinen, Hamilton e Button

  47. Ricardo disse:

    Sobre o velocímetro: acho difícil que um carro de F1 tenha um indicador de velocidade, apesar de perfeitamente possível. Os números que a câmera on-board mostra podem ser de qualquer informação que o piloto precise saber para efetuar as regulagens durante as corridas. Mais importante que o velocímetro é o conta-giros, e, mesmo esse, é substituido por luzes que indicam a rotação para as trocas de marchas.

  48. Anônimo disse:

    Só respondendo uma das perguntas: os carros usam os pneus de chuva nos shakedowns para emborrachar a pista, já que o desgaste deles é maior. Isso ocorre em quase todas as voltas de instalação nos primeiros dias destes testes de pré-temporada, quando a pista ainda está sem borracha e fria.

    • Jonas Martins disse:

      Sem contar que se andarem com os pneus slicks pode acabar contando como teste…

      • Adriano Santi disse:

        Exato. Shakedown é só pra ver se o carro anda mesmo, se não tem nenhum erro gritante mecânico ou hidráulico que impossibilite o carro de funcionar como planejado. Em shakedown não se toma tempo (inclusive usaram uma parte pequena só de Silverstone para os shakedowns).

  49. Sandro disse:

    Sobre as transmissões de TV para o Brasil…
    …a Record transmitiu a primeira corrida em Montercarlo 69 (!).
    …em Monza 72 a Record e a Tupi transmitiram a corrida!
    …em 81 a primeira corrida foi em Kyalami (extra-oficial), com transmissão pela Bandeirantes. Tio Bernie pediu 1 milhão de dólares para a Bandeirantes ter o direito das trasmissões da temporada de 81. A Band queria pagar apenas 250 mil dólares! E, desde sempre, a Globo detém os direitos televisivos!

    E alguém sabe, ano a ano, as emissoras que transmitiram F-1 para o Brasil?

  50. Olavo disse:

    Ah, faltou a transmissão pela Record do GP da Inglaterra de 70, era a estréia do Emerson e ele chegou em 8o, com uma Lotus 49. E foi num sábado, aliás os GPs da Inglaterra costumavam a ser nos sábados.

    []s
    Olavo

  51. Olavo disse:

    Acho que a transmissão da F1 no Brasil de 1972 foi pela TV Cultura, como eu estava no autódromo neste dia eu não tenho certeza.
    Quanto às outras transmissões pioneiras, o GP de Monaco de 72 foi ao vivo, aquele que choveu e o Beltoise venceu. O GP anterior da Espanha eu não tenho certeza, creio que não, porque lembro claramente que eu ouvi a transmissão do Barão pela Joven Pan, se tivesse passado na TV eu teria assistido. A partir de então Nivelles, Clermont Ferrant, Brands Hatch, Nurburbring, Zeltweg e Monza foram transmitidas ao vivo pela Globo.

  52. Lucius disse:

    Quanto ao acidente na largada do GP da Bélgica de 1998, o regulamento da época permitia usar o carro reserva nesses casos?
    Em relação a bobagens em corridas, o mesmo Hamilton enfiou o carro na brita na entrada dos boxes (acho que China), e a cochilada do Senna em Mônaco quando estava em primeiro também é digna de nota.
    Quanto ao Barrichello na Áustria, pior foi ficar na equipe, renovando pra ficar por lá por mais tempo.

  53. Olavo disse:

    Quanto ao Uncle Bernie, creio que veio do Uncle Ernie da Ópera Rock Tommy do The Who. Tem tudo a ver.

    []s
    Olavo

  54. Olavo disse:

    Quanto ao Uncle Bernie, provavelmente é uma referência ao Uncle Ernie da Ópera Rock Tommy do The Who. Pesquise e saiba o porquê. rs

    []s
    Olavo

  55. Vanderlei Julio disse:

    Quanto à pergunta sobre o Brundle ter saído da Benetton no final de 92, ele foi substituído por Patrese, que em 92 foi em parte (eu disse em parte) prejudicado por não poder disputar diretamente o título com o Mansell pelo favorecimento escancarado que a equipe dava ao inglês.
    Foi contratado por 8 milhões de dólares por uma temporada (o que era dinheiro pra caramba pra uma Benetton na época, e pra mim até hoje). Não lembro quanto anunciaram pro Schumacher em 93, mas girava em torno disso também. No ano seguinte, o Patrese foi um dos grandes fiascos da temporada e levou um vareio do Little Schumi.

  56. humberto Toscano disse:

    O Nico vai dar mais trabalho ao Shummy ou ao Rubinho ?

  57. Ademir disse:

    Cappelli, o Piquet não fez um ‘drift’ na Hungria em 1986, quando passou o Senna por fora ?

  58. Fabrício Martins Tavares disse:

    Ivan: McLaren de 82 ou 83 com Gordon Murray??? Nesta época o bigodudo estava em lua de mel com o Piquet na Brabham. Ele foi para a McLaren em 88.

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