MENU

27 de outubro de 2009 - 20:32Curiosidades, Vídeos

Preview do GP da Coreia do Sul

Via Twitter, o Edison Luiz enviou este vídeo bem interessante. Trata-se de um preview de como ficará o circuito que abrigará o GP da Coreia Sul, que estreia no calendário da Fórmula 1 em 17 de outubro de 2010.

O ambiente me lembrou muito o Albert Park, que sedia o GP da Austrália desde 1996 e proporciona corridas emocionantes. Teremos também uma pista tão boa por lá?

A propósito: ando enfrentando dificuldades sérias com meu servidor de e-mails. Quem quiser mandar dicas, pode mandar via twitter no @ivancapelli. Fica bem mais fácil de manter o contato.

Comentários do Facebook

comentários

44 comentários

  1. Frede disse:

    Pelo q eu vi, é um pouco melhor q Abu Dhabi, mas se no lugar da curva de 90º após a reta oposta, colocassem uma curva de média velocidade, ficaria um pouco melhor. Mas é esperar pra ver.

  2. Victor Hugo disse:

    Não dava pra fazer uma pista mais estreita, não?

  3. Seu Mário disse:

    Calma senhores, não se desesperem; poderia ser bem pior, quem sabe mais uns 04 ou 05 belos projetos arquitetopaisagísticos no lugar de pista de verdade. Esse pelo menos segue a linhagem dos antigos, sem muita frescura. Eu vi pelo menos uma duas curvas de alta…

  4. PAULO SANTOS/RJ disse:

    Pra mim esse circuito é um híbrido de San Marino, Albert Park, e Detroit. Não sei porque mas em certas partes me lembrou San Marino. Lembra bem algumas partes de Albert Park e tem vários predios com variantes na pista como Detroit. Só que tem um detalhe: é todo plano e com curvas de 90º como o de Abu Dhabi.

    Vamos esperar (e muito!) para ver se vinga.

    Podemos dizer que é a Tilkemania.

    Abraço a todos.

  5. RenanCL disse:

    Travado, as corridas em Interlagos foram “malucas” mais por conta das mudanças climáticas do que pelo circuito em si.

    A dependência aerodinâmica na F1 é o que acaba com a emoção.

  6. Ylan Marcel disse:

    Gostei do traçado. Principalmente da última curva, que leva a reta de chegada. Curvas de raio longo, é o que anda faltando no calendário.

  7. Gustavo disse:

    Como o nosso amigo TRAVADO falou, as pistas são todas no num proximo ao do mar. Existiu o grande premio do Mexico, disputado na capital a mais e 2000 metros de altitudo. Os motores sofriam absurdos, com falta de ar (para queimar gasolina e para refrigerar também). Existia uma reta enorme… Para quem tem curiosidade http://www.youtube.com/watch?v=z-3U2xHFFbo

  8. Flavio Costa disse:

    Não gostei…

  9. Elton disse:

    O circuito menor, de 3km lembra o circuito (novo) de Kyalami, na Áfria do Sul. Legal é o retão!

  10. Érico disse:

    Rodrigo Salame, acorda. A GP2 anda nos mesmos circuitos que a F1 e tem muito mais ultrapassagens. Qualquer pessoa hoje em dia sabe que esses carros e seus difusores duplos criam muita turbulência e dificultam demais as ultrapassagens.

  11. Érico disse:

    Mais uma merda do Tilke. Circuito de downforce máximo no meio duma terra de ninguém.

  12. Sheldonn Rêis disse:

    Pelo mostrado no vídeo, que obviamente é de computação gráfica, o circuito não parece muito animador. Se prestarmos bem atenção a maioria das curvas são bem abertas, ou seja, ultrapassagem nem pensar, exceto por um ou cois cotovelos bem apertados que esses sim serão os pontos que se pode tentar ultrapassar.
    Mas parafraseando o Capelli, ´provavelmente será mais um “carrossel sonolento”… uma pena para quem já viu grandes pegas em excelentes traçados.
    Fica a esperança de isso ser apenas uma observação superficial e que realidade o traçado seja muito bom e seletivo.

  13. RODRIGO SALAME disse:

    como ja dizia Frank Williams a mto tempo…

    se queremos mais ultrapassagens, não adianta mudar os carros, tem que mudar as pistas.

    a pista é legal, só que a uma primeira impressão, parece ser mais uma pista travada.

    abs

  14. Travado disse:

    Preazo RenanCL,

    Você assistiu às últimas corridas em Interlagos? Deu pra ver alguma ultrapassagem? Briga por posição? Erros dos pilotos?

    Pois é, eu também vi. E bastante.

    Caem por terra a maioria dos seus argumentos. A esportividade depende sim – e muito – do circuito.

    A fácil dirigibilidade dos carros também é fator importantíssimo e, ao que parece, os cartolas estão tentando combater, pois acabaram com controle de tração, voltaram os pneus lisos e a aerodinâmica foi bastante simplificada. Além disso, com o final do reabastecimento, os carros devem mudar mutio de comportamento ao longo das corridas.

    Enfim, vamos torcer para que, cada vez mais, a emoção e o talento voltem a ocupar o espaço perdido.

    A propósito, carro pegando fogo, motor quebrando e pneu furado também pudemos ver em Interlagos neste ano.

    Um abraço fraterno.

  15. RenanCL disse:

    Eu acredito que o fato das corridas estarem cada vez mais monótonas se deve muito mais ao regulamento do que aos circuitos.

    A tecnologia evoluiu muito, e os carros não oscilam tanto de desempenho durante uma mesma corrida como antigamente.

    Nos anos 80, o piloto tinha que saber dosar o ritmo para que o carro não o deixasse na mão antes do fim da corrida. Quantas vezes não vimos os líderes das corridas abandonarem perto do fim? Hoje em dia isso é MUITO RARO!

    Além da confiabilidade ter aumentado muito, a “evolução” aerodinâmica acabou tornando os bólidos reféns destes artefatos. Qualquer carro perde muita pressão aerodinâmica ao “colar” no adversário que vai à frente. Isso ocorre em qualquer circuito, seja ele de alta, de média ou de baixa velocidade.

    Portanto, antes de sair criticando os novos circuitos e relembrar “como era legal a F1″ nos anos 80, pensem em como a tecnologia evoluiu e em como todos os esportes, de maneira geral, sofreram impactos com o aperfeiçoamento da ciência do esporte. O Futebol, o vôlei, o basquete, a natação (o melhor exemplo), o tênis, dentre outros, sofreram impactos relativamente iguais ao que a F1 sofreu.

    Para os nostálgicos, fica a dica de entrarem no Youtube e curtirem os carros pegando fogo, os motores quebrando, os pneus estourando…

  16. Lucas disse:

    Um traçado bastante comum, sem nada que mereça destaque. Apenas a paisagem se salva. Um verdadeiro projeto arquitetônico, como disseram acima.

    Também me lembrei de Sepang quando vi o traçado. Cheio de cotovelos, hairpins e afins.

    O vídeo poderia mostrar mais detalhes do circuito. Tive impressão de que não é mostrada uma volta inteira ali.

  17. Que mania de criticar antes de conhecer… não da pra ver muita coisa do traçado nesse video e vcs já vão metendo o pau?

    PQP!!!

  18. Borges Borsatto disse:

    É bem ruinzinho, hein, Ivan? Autódromos artificiais, pilotos artificiais, a ‘principal categoria do automobilismo mundial’ adentra um caminho perigoso e talvez, sem volta.

    Foi citado Alcañiz, interessante, pois poucos conhecem tal pista. Não me surpreenderia se um dia destes inventam um ‘GP de Andorra’ feito lá, caso Alonso comece a ganhar feito louco com a Ferrari.

  19. [...] | Tazio, Blog do Capelli Você sugeriria este post?  Loading … Mais noticias sobre: Competição, Fórmula [...]

  20. Victor disse:

    - O circuito parece ser bonito. Mas, não me agradou muito. Dá para perceber que o circuito é travado.

    - E também não me agrada ter uma outra corrida de madrugada.

  21. Welton disse:

    Pustalami*erda! Tem um Hamilton desmunhecando na VIP Room!

  22. Paulo Renato Pinheiro disse:

    Concordo com o que a maioria disse! Ao ver o vídeo entendo que trata-se de um projeto “ARQUITETÔNICO” interessante (sou arquiteto). Mas a parte do traçado é LAMENTÁVEL! Pelo menos tive uma nítida impressão. Falta o projeto espacial.

    Apenas projetam em planta os circuitos, como pode isso? Se realmente for restrições da FIA como disseram acima é muito triste isso.
    Aposto que nessa corrida eu durmo… hehehe.
    Circuitos com subidas e descidas tornam a corrida muito mais interessante além de criar mais ultrapassagens.

    Precisam parar com esses circuitos modernos que me parecem servirem apenas de marketing.
    Bom, precisava desabafar depois de ver esse vídeo.

    Abraços…

  23. Verde disse:

    O problema é que esse circuito não tem cara de nada, é absolutamente genérico. Que nem Abu Dhabi, Shanghai ou Alcañiz. Todos circuitos bonitos, modernos, seguros, planos e com alguns teóricos pontos de ultrapassagem. Juro que se mostrarem vídeos onboard dessa pista com as que eu citei, eu poderia confundir facilmente.

    Mas lembremos que não é culpa do Tilke. Já vi uma vez uma lista de exigências da FIA para circuitos A (que podem receber corridas de Fórmula 1). Dentre as exigências, terraplanagem ao máximo, recomendação de curvas de média ou baixa velocidade e absurdos afins. Essa lista é tão absurda que, se levada ao pé da letra, suprimiria Monza, Spa, Interlagos e Suzuka em vários aspectos, o que me faz levar a pensar que a FIA pensa que “nós somos bonzinhos, pois permitimos corridas em circuitos inadequados e populares”.

    Enfim, blargh para o circuito e para a FIA.

  24. Edisonlsm disse:

    Não achei parecido com Albert Park XD

    A pista tem retas enormes e curvas travadas, estilo Abu Dhabi…

  25. Preview do GP da Coréia!! Bem loko!! #F1 #Korea http://bit.ly/3EjfTE

  26. Victor disse:

    Que chatisse!
    Como corrida isso sera um otimo sonifero, concerteza!

  27. Marcelo Castro disse:

    Mais uma porcaria travada. Me lembrou mais Sepang do que Albert Park.
    E realmente, tem muita pista para ser riscada do calendario.
    Sepang, Sahkir, Beijing, Cingapura, Valencia e Barcelona. (Não concordo em riscar Hungaroring, ainda é uma poucas pistas que restaram dos anos 80.)
    E trazer de voltas coisas como Zandvoort, Zolder, Brands Hatch, Donington, A1Ring, adoraria ver uma corrida de F1 em Laguna Seca também.
    Mas né.. só o Bernie pode decidir isso.

  28. Leonardo Borges disse:

    capelli , não parece ser ruim a pista ,com aquelas retas enromes quem tiver Kers tira vantagem dos outros mas também prefiro a antiga F1, em fazendas e circuitos que eram antigas estradas como spa dessa jeito que ta parece que a formula 1 ganha proporções colossais e sobrehumanas ,pois esses circuitos são verdadeiros monumentos de arquitetura moderna…..

  29. Mário Tatsuo Okamura disse:

    Não achei muita graça nesse traçado, e conforme já foi comentado é muito plano. Mas parece ser melhor do que o traçado de Abu Dhabi. Capricham muito na arquitetura do autodromo e deixam a desejar no desenho da pista, esse aí da Coréia do Sul também foi o Tilke que projetou?

  30. Nilson Felipe disse:

    Tirando uma reta e as duas primeiras curvas parece que o circuito é meio ruim

  31. RenanCL disse:

    Só eu gostei?

  32. Gustavo Oliveira disse:

    Nesse ritmo a F1 vai acabar! Daqui a 10 anos teremos 20 corridas, 18 em curcuitos de rua que tem como fãs apenas Bernie Eclestone e os organizadores de cada corrida! Abu Dhabi, Valencia, Cingapura, Bahrein, Xangai, Barcelona, Hungaroring e Sepang deveriam ser riscados do calendario ontem! Existem muitos circuitos muito bons que não são usados pela categoria: Zandvoort, Jerez, Dijon-Prenois, Brno, Algarve, Brands Hatch, Montreal, Laguna Seca, Brno, Kyalami, Le Mans-Bugatti, A1Ring…
    E Bernie ainda quer fazer uma prova nas ruas de Paris!

  33. Travado disse:

    Circuito nivelado (ou plano, como alguns ainda dizem) são um convite à monotonia.

    O maior dos pecados desses projetistas é utilizar sua criatividade apenas no plano horizontal, esquecendo-se das maravilhosas alternativas que podem ser idealizadas na vertical.

    Interlagos e Spa são exemplos vivos (ainda) do que tento expor. As fortes subidas e descidas são fundamentais, tanto pela dificuldade em controlar os bólidos quanto pelas diferentes curvas de performance dos motores.

    Além disso, existe uma equivocada tendência para se escolher circuitos em baixa altitude. Nesse ponto, o autódromo brasileiro também é um show à parte, com seus 800 metros, salvo engano, acima do nível do mar.

    A altitude também afeta a potência das máquinas, o que aumenta o grau de variabilidade entre as equipes. Imaginem só um GP numa cidade com uma altitude de 2.000 metros!

    Mas, são só elucubrações de um apaixonado pelo esporte, sem o peso de grandes medalhões.

    Um abraço a todos.

  34. Guga Kcond disse:

    Sabe, uma coisa que me deixa puto da vida, além dessas corridas em Cingarpura, Abu Dahbi, e, ao que parece, na Coréia, é esse fetiche por botar prédios, carroséis, balões e coisas coloridas no meio da pista. Na preview tudo é explicado menos aquele monte de prédios no meio do complexo…
    Porra, será que o Bernie Eclestone sabe quanto custa um ingresso de F1 pro cara ficar vendo em telão? Alguém tem que dizer pra ele pegar esses prédios e fazer isso mesmo no que estamos pensando com eles. Tirando isso, a pista não me impressiona também. Ainda mais depois de ter assistido à corrida de Interlagos…

    abraço

  35. Rodrigo (odabeb) disse:

    Putz, dá impressão de ser beeeeeeem travado… as curvas de média e alta até lembram Albert Park, mas tem umas curvinhas com cara de Montecarlo… sei não… concordo com o Eduardo ali em cima: acho que teremos uma romaria!

  36. [...] This post was mentioned on Twitter by Fórmula 1 Brasil, Capelli, sarupk, zeppelinblind, Ceres Miranda and others. Ceres Miranda said: RT @ivancapelli: Interessante preview do circuito que abrigará o GP da Coréia do Sul à partir do ano que vem – http://migre.me/a5nB [...]

  37. Eduardo Casola Filho disse:

    Deve ser mais desses carrosséis inventados como Cingapura, pode preparar pra mais uma corrida sonolenta… Espero estar errado!

  38. Ceres Miranda disse:

    RT @ivancapelli: Interessante preview do circuito que abrigará o GP da Coréia do Sul à partir do ano que vem – http://migre.me/a5nB

  39. sarupk disse:

    RT: @f1brasil Vídeo: Preview do GP da Coreia do Sul http://migre.me/a5Dp #f1 #blog

  40. Vídeo: Preview do GP da Coreia do Sul http://migre.me/a5Dp #f1 #blog

  41. Caio César disse:

    Sinceramente, eu não gostei. Parece uma pista de autorama. A Fórmula 1 acabou com quase todos os circuitos bons, só nós resta Spa-Francorchamps.

  42. Capelli disse:

    Interessante preview do circuito que abrigará o GP da Coreia do Sul a partir do ano que vem. http://migre.me/a5nB (via @edisonlsm)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>