MENU

16 de abril de 2009 - 9:56Análises, Notícias

A farra dos difusores

Agora que a FIA liberou geral, começou a farra dos difusores de fundo duplo na Fórmula 1. Pelo que me enviaram por e-mail o João Rodrigues e o Gabriel Nova, a Ferrari andou testando uma versão própria numa pista de aviação na Itália.

Ferrari testando novo difusor na Itália

Admito que estou bem por fora do noticiário dos últimos dois dias (o motivo vocês saberão perto do GP da Espanha), então se alguém souber a fonte da imagem e quiser avisar, agradecerei. Mas a foto me parece absolutamente verdadeira, sem sinais de manipulação digital.

Sobre o veredito da FIA, não vou entrar no mérito se os difusores duplos ferem o espírito do novo regulamento ou não. Mas o que me pareceu de todo o caso foi que a entidade, mais uma vez, foi contraditória. Se for verdadeira a alegação da Renault de que apresentou esta solução à FIA no final do ano passado e recebeu um “é proibido” como resposta, os comissários não poderiam tê-la considerado legal na Austrália. Mas, em compensação, também não poderia ter proibido ontem depois de ter dado um OK para Brawn, Williams e Toyota.

Exposta a contradição, o veredito seria de toda forma incoerente e prejudicaria alguém. Em vez de prejudicar times com menor orçamento (Williams e Brawn), que provavelmente não poderiam nem competir na China caso tivessem seu carro proibido, abriram uma frente para que as grandes (McLaren, Ferrari) começassem a correr atrás do prejuízo. O problema é que, com as duas dispostas a praticamente refazer seus carros para vencer, a FIA se contradiz novamente: estimula a gastança em tempos de crise.

Não vejo mocinhos nem vilões no caso. Vejo, sim, uma entidade incoerente e atrapalhada.

Atualização: A Ferrari não testou difusor novo nenhum, a foto em questão é uma montagem. O Nickcs acabou de descobrir a foto original aqui.

Comentários do Facebook

comentários

47 comentários

  1. Aderson disse:

    Briatore tentando contratar o Button??
    É a piada do ano.
    A tempos que os dois não se bicam.
    Briatore em epocas passadas chamou o Button de mediocre.

  2. Antonio disse:

    XXXiiiiiiiiii,

    acho que “ainda vou cair do cavalo” com essa internet, viu?!

    Abraço,

    Antonio.

  3. Kleber disse:

    Não poderiam estar testando, os testes estão proibidos. Só túnel de vento e simulações por computador.

  4. Lucas Brunini disse:

    Capelli, viu essa notícia no GE?

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1088550-15011,00.html

    Briatore tentou contratar o Button? E o Piquet?

  5. Horacio Neves disse:

    Isso é chororô de uma equipe que amargou 21 anos de fila,depois disso só voltou a ganhar com o Schummacher.
    E acha que agora ela tem que ser a eterna equipe aser batida.
    Fazia tempo que uma equipe (equipe) mesmo precisava despontar,já encheu assa história das equipes dependerem de patrocíos milionários e grandes montadoras pondo rios de dinheiro e depois,que ganham um campeonato se retiram deixando a equipe sem eira,mem beira.
    Por isso que equipes tradicionais sumiram,e algumas promissoras não conseguiram seguir adiante.

  6. [...] que a Ferrari já estaria testando num campo de aviação na Itália (o Capelli publicou, está aqui uma das imagens, e parece que pode ser de verdade mesmo, embora pareça um tanto [...]

  7. Mark Kweirotz disse:

    Quanto a existencia de furos no assoalho, eles podem até existir, mas a grande sacada do segundo difusor é utilizar a grande quantidade de ar que passa entre as rodas e a caixa de cambio para gerar downforce.

    Esse ar, nos outros carros , “passa batido” sem ajudar na geração de downforce.

    Ocorre que a quantidade de ar que passa por ali é muito grande e tem muita pressão, foi então que alguns tiveram a ideia de usa-lo para ajudar a grudar o carro no chão.
    O resto é história…

  8. Mark Kweirotz disse:

    Tem outra questão também…
    Esse difusor aí seria ilegal, pois, o ponto que torna o difusor da Brawn, Williams e Toyota legais é que a “parte de cima” não tem qualquer conexão com a parte de baixo.

    É a parte de baixo que é limitada pelo regulamento, que diz que nenhuma parte do difusor pode ser mais alta que a das laterais do difusor (ou seja, se vc for traçar uma linha reta de uma lateral a outra, nenhuma parte do difusor pode ser mais alto que essa reta). O regulamento silencia sobre a possibilidade de se fazer um rebaixo no difusor, exatamente o que fizeram essas equipes na parte central dos difusores de seus carros.
    Esse rebaixo permitiu que transformassem o suporte da luz de chuva num segundo difusor, o que não era previsto pelo regulamento. Formalmente não é um difusor, e sim, o suporte da luz que recebeu um “banho de aerodinamica”. Essa que foi a esperteza dessas equipes: abrir espaço no difusor para que outra peça pudesse assumir o papel de gerar mais downforce.

    Nesse difusor fake da montagem da foto, a parte de cima e a de baixo formam uma peça só, como se tivessem acrescentado uma parte elevada ao difusor “de baixo”, o que é restringido pelo regulamento.

  9. Mark Kweirotz disse:

    Taseira da Ferrari?
    Parece um Ford Edsel de frente!

  10. Tiago S. disse:

    Apesar de parecer um difusor grotesco eu achei que era verdadeira. Mas mesmo assim acho que a ferrari ja deve vir de difusor no Bahrein

  11. Fred disse:

    Putz! O Capelli vai substituir o Barrichello na Brawn GP a partir da Espanha. É o que se diz a meia voz nos paddocks. É a volta da gloriosa dinastia Capelli!

  12. Eduardo Casola Filho disse:

    É Capelli, foi enganado legal desta vez! heheehehe…

    Mas agora todo mundo tem que se virar pra conseguir algo nessa temporada, só que quem tem o difusor agora, tem uma bela vantagem.

    E o que você está aprontando, hein, Ca\pelli?
    :-)

  13. Thiago Leopoldo disse:

    A título de comparação, os difosores da McLaren nas duas primeiras etapas e aquele visto naChina: http://i39.tinypic.com/v4q6fb.jpg

  14. Thiago Leopoldo disse:

    @Seu Mário

    O que é montagem? A da Ferrari é uma montagem descarada! A da McLaren, algo como um difusor 1.5, foi tirada esta quinta feira pelos fotógrafos do f1-live (made in ESPN).

    Aliás, para quem se interessar em ver o fundo do carro: http://premium.f1-live.com/f1/photos-hires/2009/gpshanghai/diapo_625.jpg ; ou por este outro ângulo o spliter: http://premium.f1-live.com/f1/photos-hires/2009/gpshanghai/diapo_621.jpg .

    Notem que a McLaren trouxe uma configuração aerodinâmica com os winglets testados em Jerez.

    Já o “treco preto atrás” da Ferrari é exatamente o mesmo difusor que a equipe italiana tem competido até agora.

  15. Christiano disse:

    Capelli, uma declaração do massa disse que talvez a Ferrari ja esteja com o novo difusor na Espanha, e no máximo Turquia. Entao, acho que seja real mesmo esse da foto, pois é preciso testar de agora para obter algum resultado suficientemente satisfatório nesses GP que se sucedem. Abraço!

  16. Flavio Maciel disse:

    As fotos do site f1-live geralmente nao sao montagems . Na entrevista de hoje o Kova disse que a Mclaren teria novidades ….sera que e isso mesmo ?

  17. Seu Mário disse:

    Nickcs…vc tem razão, não levei em consideração os detalhes que citou.

    Mas, e então, o que dizer desse treco preto atrás da Ferrari, na foto que enviou. Não seria um outro modelo de difusor?

  18. Nickcs disse:

    Seu Mário, compare bem na foto que eu postei com a postada pelo Capelli no post. Não são fotos distintas. É exatamente a mesma foto! Se você reparar nos pequenos detalhes, como reflexo do retrovisor, tampa de combustível, etc. você verá que ambas são iguais! Apenas o difusor é diferente, o que justamente comprova que uma das fotos foi modificada. Seria praticamente impossível recriar o mesmo ângulo de câmera em dois momentos tão distintos.

  19. Daniel Ramos De Oliveira disse:

    Tava na cara que a Ferrari já estava com isso pronto.E segundo pelo o eu andei lendo,o Kimi informou que já na GP da China o F60 já vai trazer algumas novidades na parte aerodinâmica e também não usará o Kers(isso em ambos os carros),mas não foi falado nessa questão do difusor.
    Essa da Renault ter feito a proprosta pra a FIA sobre esse difusor,eu não sabia.Então contoda a certeza ela e a RBR/STR vão ser as primeiras,juntamente com Ferrari e Mclaren a terem esse difusor.

  20. Nasser disse:

    A FIA entrou num jogo de audiência: não importa se é certo ou errado, incoerente ou contraditório, eles perceberam que campeonato “embolado” é sinal de dinheiro.

    Duvido que a F1 da era Schumacher (onde faltando umas 5 provas pro final ele já era campeão) tinha tanta audiência quanto hoje. A final do ano passado, por exemplo, quando a indecisão foi até a última curva, deve ter dado recorde de audiência.

    Eles sabem que liberando o difusor da Brawn as outras vão chegar junto com o orçamento que tem. Já o contrário seria altamente prejudicial pra essa “embaralhada” atual.

  21. Léo disse:

    Elementar, caro Capelli. Elementar.

  22. Danilo disse:

    É capelli… nesse mundo virtual não se sabe o que é verdade ou mentira..

  23. Seu Mário disse:

    Thiago, isso é montagem.

  24. Seu Mário disse:

    Capelli…pelo que eu entendi, o ar que passa por baixo do carro, entra por dois furos no assoalho em direção ao túnel em “V”, forçando a parte traseira do carro para baixo e melhorando sua estabilidade nas curvas, compensando assim, a dimnuição da asa. Ou seja, os caras diminuiram o tamanho em cima, mas, compensaram em baixo, por isso, tamanha diferença das outras. Veja no desenho que mandei acima.

  25. Thiago Leopoldo disse:

    McLaren http://www.wri2.net/preview.aspx?VIEW_OFFSET=00000000&DDLB_CATALOG=

    Se o link não funcionar acesse http://www.wri2.net e pesquise por 00002907-137.

  26. Thiago Leopoldo disse:

    Também havia visto a foto nos fóruns gringos e o pessoal comentando a montagem. Se reparar bem tal difusor quebraria algumas outras regras (como altura de planos na traseira, por exemplo)

    ___________
    @Hugle Carneiro

    Na verdade os testes foram liberados na mesma datada famigerada decisão pela contagem de vitórias para decidir o campeão do mundial de pilotos. Só que estes foram restritos a oito sessões de um dia até o fimk da temporada em pistas de linha reta, ou de raio constante( pistas em círculo, seria interessante ver um F1 andando como um carrossel).

    “Teams can also conduct eight one day aerodynamic tests carried out on FIA approved straight line or constant radius sites between 1 January 2009 and the end of the last Event of the 2009 Championship.”

  27. Hugle Carneiro disse:

    Esse difusor é mais estrambólico do que o da Williams. Mas os testes não estavam proibidos?

  28. KBK disse:

    Montagem bem feita, mas me parece que essa montagem não seria aprovada, está muito alta.
    Essa montagem pode ter sido a sugestão de algum leitor em algum fórum ou site de F1.

  29. Seu Mário disse:

    Nickcs…o difusor apresentado pelo Capelli na foto acima, lembra muito o da Brawn, em V:

    http://lh3.ggpht.com/_Qx4FJ4wJy9k/ScvWUrr1OSI/AAAAAAAAAn4/IOim_yZCcEw/F1%20-%20Difusor%20desenvolvido%20pela%20Brawn%20GP%5B7%5D.jpg

    Talvez seja uma evolução, ou seja, a difusor da sua foto pode ser antigo e a dele novo, ou ainda o contrário.

    De qualquer forma, segue abaixo um desenho mostrando como funciona o difusor:

    http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/images/difusor2.jpg

  30. Nickcs disse:

    Capelli, parece que mesmo assim é uma montagem. Veja a foto original, com o difusor “normal”:

    http://images.gpupdate.net/large/120569.jpg

  31. Jorge Okamoto disse:

    Eu acho que isso é montagem. Reparem no difusor…ela está bem de frente na imagem sendo que o carro está meio de lado.

  32. julio disse:

    pelo que eu entendi a ilegalidade dos difusores se deve por eles terem uma abertura em baixo onde o regulamento fala que não se pode conseguir visualizar a parte de cima olhando por baixo do carro.
    para as equipes que falaram que apresentaram um projeto parecido e foi negado acho que ao contrario do que estão falando que vai fica mais fácil de arruma vai fica mais difícil, pois eles tinham o projeto foi negado eles devem ter modificado o resto do carro para o difusor que estão usando agora tem que adaptar todo
    o carro para um novo difusor.

  33. Érico Calixto disse:

    Mais: Em tempos de crise, ver um campeonato perdido antes do fim de abril e ter noção do tanto de dinheiro jogado fora num carro perdedor pode ser o incentivo necessário para que essas montadoras deixem a F1 de vez.

  34. Érico Calixto disse:

    O julgamento não foi técnico, foi político.
    Julgar os difusores como legais foi a forma que a FIA (certamente com ajuda/sugestão/interferência da FOM) encontrou para desestabilizar a FOTA e tentar reassumir parte do poder perdido recentremente. Como se não bastasse, ela juntou o útil ao agradável e conseguiu contrariar várias montadoras duma vez só (Mercedes, Ferrari/FIAT, Renaul, BMW). Para Max e Bernie, nada melhor que ver as montadoras deixarem a F1 para serem substituídas por equipes pequenas, sem qualquer força política e absolutamente passíveis às armações de Max e Bernie.

  35. luiz disse:

    Essa polêmica toda é porque a Ferrari (que manda e desmanda) levou uma garfada das equipes pequenas.
    Ela e o Briattore (que é um safado sem fim) ficam esperneando ao invés de trabalhar.
    Quando criarem um difusor que preste vão ficar caladinhos
    Por enquanto tentam proibir para dar satisfação aos patrões (os patrocinadores)

  36. Seu Mário disse:

    Capelli…as equipes Ferrari, McLaren, BMW e Renault, pelo que eu lí, já estavam trabalhando em seus difusores, aguardando apenas a decisão de ontem. Portanto, é muito provável que a foto seja verdadeira.

    Agora, esse papo de que Renault apresentou um difusor no início da temporada, me cheira a cascata própria do Bon Vivant Briatore. Sei não, não lí nada a respeito, nem mesmo quanto a possíveis difusores da Red Bull.

    É como alguém comentou acima, se fosse o caso, já estariam usando e se beneficiando do aparato.

  37. Ingryd Lamas disse:

    E põe atrapalhada nisso…
    Será uma festa agora, e como eu já havia comentado em algum lugar, Ferrari e sua trupe já deviam estar com esses difusores prontos em algum lugar esperando a resposta da FIA, ou acha que eles iam se deixar “pegar de surpreza”?
    ou então, mais teoria da conspiração impossível, enquanto corria o processo, inventaram difusores mais elaborados ainda, e esperaram o “tá liberado” pra botar pra quebrar e montarem um carro “novo”
    confusão, até qd acerta, essa FIA erra…

  38. Alan disse:

    Duvido muito que estas equipes estejam falando a verdade quando dizem que apresentaram difusores parecidos e foram negados. É muito fácil falar. Se eles tivessem mesmo já teriam parecido em sepang com estes.

    choradeira de quem não sabe perder e admitir a própria incompetência. todos os carros são avaliados antes. vai me dizer que a fia aprova da wiliams e da brawn e da toyota só pq eles são bonitinhos ? ah fala sério bando de perdedores. Briatore já passou do nível de ridículo.

  39. Henry disse:

    Capelli,
    Também não vejo mocinhos nem vilões no caso. Mario Theissen reclama que combinaram uma coisa (Overtaking Working Group) e fizeram outra. Red Bull também reclama de ter apresentado difusor semelhante em agosto, vetado por Charly Whiting.

    Vitória do jeito MAX/BERNIE de administrar, mas que pode significar, daqui para frente, o não cumprimento de acordos, já que o que se escreve não se cumpre…

  40. Já que está liberado, vamos inovar! xD
    Realmente, a FIA está dando muitas bolas fora. Isso não é legal pra F1

  41. @ disse:

    Falou tudo Sr. Capelli, meus parabéns!

  42. Fabio disse:

    Isso demonstra que o tempo de reação das grandes não será tão longo como representantes das mesmas dizem.

    Acho que no início de temporada européia já deve ter time alinhando com suas versões do difusor.

  43. Nickcs disse:

    Pra mim essa foto parece manipulada sim. Não sei, mas o “miolo” onde fica o difusor tem uma tonalidade diferente. O padrão de noise/nitidez também é diferente do restante da foto. Em todo caso, se for mesmo uma montagem, ficou acima da média do que costumamos ver por aí.

    • Capelli disse:

      Nick, o padrão ali está diferente porque eu tratei a imagem, clareando aquele ponto para destacá-lo. Por isso a tonalidade e o noise diferenciado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>